Bafo de Onça: problemas bucais dos felinos – Revista da Folha

Problemas bucais dos felinos é destaque na revista, que contou com a participação da Odontovet.

Cerca de 80% dos gatos com mais de três anos possuem algum problema bucal. A partir desta informação, a Revista da Folha destacou os motivos pelos quais os gatos possuem tantos problemas na boca e nos dentes, que geralmente causam mau hálito.

Consultado para a matéria, o Dr. Hebert Corrêa fala sobre como identificar sinais de que a saúde bucal do seu gato vai mal:

“Os gatos com esses problemas apresentam muita dor, não conseguem comer e, por conta disso, podem ter sua saúde geral debilitada”

Estar atento aos pequenos sinais é importante, já que a maioria dos animais chegam à clinica com problemas em estágio avançado.

Veja algumas dicas para que seu bichano tenha sempre um hálito puro e esteja com a saúde bucal em dia:


  • Dentições: a decídua (de leite) tem 26 dentes e a arcada definitiva, 30. Todos os dentes devem ser trocados até o sexto mês. Os que permanecerem precisam ser extraídos.
  • Sintomas de problemas: Mau hálito, presença de tártaro nos dentes, gengivas avermelhadas, sangramento, dificuldade para comer (tentar mastigar e deixar farelos na tigela, só aceitar comida úmida), miados constantes, agressividade sem motivo aparente, passar a patinha constantemente no focinho, secreções no canto da boca e naris e inchaço embaixo dos olhos.
  • Higiene: diária, com pastas específicas para animais. É mais fácil acostumá-los desde filhotes.
  • Alimentação: há rações e petiscos com textura e formato que ajudam na remoção e prevenção do tártaro (cálculo dentário), mas nao são suficientes para a higiene completa.
  • Prevenção: na consulta anual, os dentes devem ser examinados e encaminhados a um especialista em odontologia veterinária, se necessário.

Veja a matéria completa aqui.

3 comentários
  1. Responder
    katia

    EXCELENTE MATERIA, OBRIGADA.

  2. Responder
    Maria Helena Gonçalves

    Meu agradecimento ao excelente Dr. Herbert, minha gatinha Shiva foi tratada por ele, extraiu 14 dentinhos e agora está muito bem, voltou a comer.
    Dr. Herbert além de muito bom profissional é também bastante gentil e atencioso com seus pequenos pacientes.
    obrigada,

    • Responder
      Odontovet Social

      Olá Maria Helena, gostaríamos de publicar seu depoimento e a história da sua gatinha Shiva em nosso blog. Pode nos enviar um email com a história dela e sua experiência conosco no email sociais@odontovet.com junto com a foto da sua gatinha? Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *