aparelho ortodôntico em cães e gatos

Tire suas dúvidas sobre aparelho ortodôntico em cães e gatos

Trouxemos algumas respostas a dúvidas mais comuns sobre o uso de aparelho ortodôntico em animais, um dos tratamentos realizados na Odontovet.

Tire agora todas as suas dúvidas sobre este tratamento

Animais de pequeno porte podem usar aparelho ortodôntico?

Sim. Os cães e gatos, principalmente, podem precisar de tratamento ortodôntico por desvios na mordida (dentes tortos). Quando os dentes estão fora da sua posição normal ou quando a mandíbula ou maxila são desproporcionais entre si, dizemos que o paciente tem uma maloclusão.
Uma maloclusão pode causar prejuízos à saúde do pet  (desgaste dos dentes, traumas na gengiva ou bochecha, além do que, os dentes fora de posição facilitam o acúmulo de sujeira e placa bacteriana, levando a inflamação da gengiva, formação de tártaro, podendo levar a perda do dente). Sendo assim, todo pet pode e deve ter acesso ao tratamento que leve a mordida o mais próximo da normalidade.

Quais as causas dos problemas ortodônticos nos animais?

Não há estudos dirigidos apenas para determinar a causa de problemas em todas as raças, mas há um consenso de que boa parte dos casos pode estar relacionada a fatores genéticos e/ou hereditários. Alguns casos podem estar relacionados à traumas e maus hábitos.
A persistência dos dentes de leite (quando alguns dentes de leite demoram para cair) é apontada como causa para os dentes permanentes nascerem fora da posição. Hoje, no entanto, se sabe que isto não é verdade, uma vez que a posição de formação do dente é determinada geneticamente. Porém, quando os dentes de leite caem forma-se espaço para a melhor acomodação dos dentes permanentes que estão nascendo. Por isso, sempre que se notar que os dentes permanentes estão começando a nascer e os dentes de leite ainda não caíram, deve-se procurar o dentista veterinário imediatamente para a extração dos dentes de leite.
O ideal seria que a troca dos dentes fosse acompanhada por um dentista veterinário, entre o quarto e o sétimo mês de vida. Esta fase é muito rápida e qualquer alteração no posicionamento dos dentes pode trazer consequências para o resto da vida adulta.

Quando o tratamento ortodôntico se torna necessário?

A partir do momento que a maloclusão causa desconforto e traz risco ou prejuízo à saúde do pet. Se, por exemplo, um dente está ferindo alguma parte da boca, como a gengiva ou o céu da boca, há a necessidade de tratamento. Nestes casos, alguns pets têm dificuldade para se alimentar ou mostrar algum sinal de desconforto, enquanto que muitos sofrem em silêncio.
Outro caso onde é recomendado o tratamento ortodôntico é quando o mau posicionamento dos dentes leva a um desgaste dental que pode levar a exposição do canal do dente.
É importante ressaltar que o motivo estético não é a principal preocupação, mas sim a saúde.

O aparelho usado nos pets é o mesmo do homem?

O princípio de aplicação para movimentação dos dentes é o mesmo, porém os aparelhos, em geral, podem ser um pouco diferentes. Os aparelhos precisam ser fixos para evitar que os pacientes percam ou engulam o aparelho.

Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico em cães e gatos?

Em geral os tratamentos são rápidos, com duração média entre 3 a 4 meses.

Os cães e gatos aceitam bem o uso de aparelhos?

Sim, na grande maioria dos casos eles se adaptam bem ao tratamento. Mas são necessários alguns cuidados como: observar o comportamento do pet, higienizar diariamente o aparelho, não permitir que eles peguem objetos duros com a boca e fazer retornos frequentes com o dentista veterinário.

Fonte: Webanimal (com consultoria do Dr. Herbert Corrêa)

4 comentários
  1. Responder
    Angela duarte

    que legal

  2. Pingback: Essa foto é real? Cachorros usam aparelhos ortodônticos? | Bom Jardim Notícias.com

  3. Responder
    Athos Américo

    Olá, me chamo Athos, e estou muito preocupado com minha cadelinha de três meses, ela apresenta ter prognatismo superior, o maxilar mais a frente do que o queixo. E eu gostaria de saber se tem tratamento, Por favor.

    • Responder
      Odontovet

      Olá Athos, tudo bem?
      O ideal é você trazer seu pet para uma avaliação com um de nossos dentistas veterinários.
      Você pode solicitar mais informações através dos nossos canais de atendimento:
      Whatsapp: (11) 99603-9047
      Telefone:(11) 3816-2450
      Ou clicando aqui.

      Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!