dentista veterinário

6 dúvidas frequentes sobre o que é e o que faz um dentista veterinário

Muitas pessoas têm duvidas do que é e o que faz exatamente um dentista veterinário. Por isso, reunimos as dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

Confira as seis dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

  1. O que faz um dentista veterinário?

É o profissional que cuida da saúde bucal dos animais principalmente através da prevenção de doenças periodontais. Mais do que apenas tratar, nós do Odontovet sabemos que os animais que possuem uma boa saúde oral vivem mais e melhor.

O profissional de odontologia veterinária é responsável por diagnosticar, tratar e prevenir doenças na boca de animais de diversas espécies e de todos os portes.

Aqui no Odontovet, tratamos principalmente animais de pequeno e médio porte como: cães, gatos, coelhos, ferrets (ou furão), chinchilas, saguis, porquinhos-da-índia, entre outros.

  1. Como se tornar um Dentista Veterinário?

Um dentista veterinário é, sobretudo, um médico veterinário com especialização em odontologia animal. Os cursos de medicina veterinária não possuem uma disciplina de odontologia veterinária, portanto há uma necessidade de especialização para que o profissional possa atuar de maneira responsável.

É importante lembrar que apenas médicos veterinários podem atuar na área de Odontologia Veterinária, através da especialização.

  1. Qual tipo de especialização deve se fazer para ser um veterinário dentista?

Um profissional formado em medicina veterinária, pode se especializar na área clínica e cirúrgica odontológica através de mestrado, doutorado ou curso de especialização. Porém, o mais indicado é que seja feita a especialização através de curso de pós-graduação lato sensu.

Existem dois cursos de especialização que são excelentes. O curso de Especialização em Odontologia Veterinária da ANCLIVEPA-SP, onde membros da nossa equipe fazem parte do corpo docente, e também o curso de especialização em Odontologia Veterinária oferecido pela USP.

Médicos veterinários também podem fazer cursos livres para aprimoramento profissional em áreas específicas do odontologia. O Odontovet ministra cursos modulares nas áreas de periodontia, endodontia, radiologia, cirurgia, dentre outros. Confira em nossa área de cursos.

  1. Qual a importância da experiência no exercício da profissão?

Muito importante! A experiência é a parte que os livros não ensinam. Um profissional pode ser muito bem informado tecnicamente, mas se lhe faltar experiência ele não poderá oferecer o melhor aos seus pacientes.

Quanto mais experiente o profissional, melhor é a precisão do diagnóstico e a efetividade dos tratamentos, principalmente em casos mais complicados, onde é necessária a agilidade na resolução dos problemas.

O Odontovet conta com a maior e mais experiente equipe de todo o Brasil. São 20 anos de experiência!

  1. Porquê ter uma boa infraestrutura?

A infraestrutura é a ferramenta que permite ao profissional bem informado e experiente o exercício com excelência da sua profissão.

Na odontologia veterinária isto é fundamental, principalmente na área de anestesia, pois todos nossos pacientes são anestesiados, além de equipamentos que permitam fazer tratamentos mais rápidos e precisos.

Um exemplo é a realização de tratamento de canal com instrumentação rotatória, que possibilita fazer canais em um menor tempo e com maior uniformidade.

O Odontovet conta com a mais completa estrutura especializada em odontologia veterinária do país, com equipamentos de alta qualidade e de última geração, além de uma equipe verdadeiramente apaixonada por pets.

  1. Quais os tratamentos que podem ser realizados em um pet?

Atualmente quase todos os tratamentos para humanos estão disponíveis para os pets, como:

  • Tratamento periodontal: tratamento para mal hálito, gengivite, tártaro, etc;
  • Endodontia: tratamento de canal, dentes quebrados, desgastados ou escurecidos;
  • Restauração e prótese: pequenas fraturas, cáries, dentes quebrados;
  • Implantes: no caso de perda ou falta de dentes.
  • Ortodontia: dentes de leite que demoram a cair e alteram o posicionamento dos permanentes, mal posiciona mento e encaixe dos dentes, aparelho dental para cães e gatos (leia mais);
  • Radiografia Intra-oral: tipo de radiografia que permite a vizualização dos dentes com mais detalhes. O Odontovet recomenda a radiografia de todos os dentes durante o tratamento odontológico, assim, quanto maior o número de informações, mais saúde podemos oferecer;
  • Oncologia: tratamento de câncer da boca nos animais
  • Cirurgia orais: Fraturas de mandíbula ou maxilar, defeitos no palato, comunicações oro-nasais, alteração nas glândulas salivares, dermatite de dobra labial, problemas de ATM.


Confira a lista completa de tratamentos do Odontovet clicando aqui .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!