problemas bucais

6 modos de saber se seu pet pode estar com problemas bucais

Você sabe identificar se a boca do seu pet vai bem? Nosso médico veterinário Dr. Herbert Corrêa explica alguns sinais que ajudam na identificação de como vai a saúde bucal do seu pet.

  • Mau hálito: é um dos primeiros e o mais conhecido de todos os sinais. O tal do “bafinho” indica que existem bactérias causando problema na boca de seu pet.
  • Gengivas inflamadas (Gengivite): Na maioria dos cães e gatos a gengiva tem a coloração rósea. Se a gengiva estiver avermelhada e inchada, isto é sinal de inflamação, podendo haver até sangramento ao toque ou quando ele mastiga. Em alguns casos, a gengiva pode ser pigmentada (escura) ficando mais difícil identificar a inflamação.

    Imagem da cavidade oral de paciente felino (gato)

  • Tártaro: Os dentes precisam estar sempre branquinhos. Quando eles começam a ficar sujos (crostas amareladas e escurecidas) isto é tártaro. Neste caso, já é necessária uma limpeza profissional (tratamento periodontal) com um dentista-veterinário. Em alguns locais, este tratamento é chamado de limpeza de tártaro.
  • Dentes quebrados: Levam à dor e infecção quando há a exposição do canal (“nervo”) do dente, precisando ser tratados. Em geral, o tratamento recomendado é o tratamento de canal quando há exposição da polpa (“nervo do dente”) ou a aplicação de um selante Mesmo se não houve a exposição direta da polpa o dente deve ser protegido com a aplicação do selante e radiografado quando não expôs a polpa.

  • Dentes de leite que não caíram: Isto não é normal! Os dentes de leite devem ser extraídos o quanto antes. Quando eles não caem, os dentes permanentes nascem tortos prejudicando o encaixe normal dos dentes. A presença do dente de leite e do dente permanente juntos faz com que mais sujeira e placa bacteriana acumulem entre estes dentes levando ao aparecimento precoce da doença periodontal. Leia mais aqui.

    Boca de um filhote de cão de 5 meses onde nota-se que os incisivos inferiores já foram trocados. Os caninos inferiores de leite (a) ainda estão no lugar e os caninos permanentes (b) estão erupcionando fora de posição, para dentro da boca. Se não houver extração dos dentes de leite, os caninos permanentes continuarão a crescer e irão machucar o céu da boca.

  • Aumento de volumes, inchaços e caroços na cavidade oral: devem ser investigados através de biópsia, pois infelizmente, hoje os tumores de boca são bastante freqüentes (a boca é o 4º local onde mais aparecem tumores).

Perceba que não mencionamos aqui a dificuldade de se alimentar entre os principais sinais de problemas bucais em cães e gatos pois este não é um sinal relatado com frequência por tutores que procuram um serviço odontológico veterinário. Infelizmente muitos pets sofrem com dor sem apresentar sinais. Por isso é importante ficar atento sempre, e, na existência de um ou mais dos sinais relatados acima é importante agendar uma consulta com um dentista veterinário, mesmo que seu pet aparente estar bem.

Além disso, nós do Odontovet recomendamos a escovação diária dos dentes do seu pet como a melhor maneira de manter a saúde bucal e fazer pelo menos uma avaliação odontológica ao ano. Aprenda a realizar uma escovação ideal.

Para mais informações e tratamentos, marque uma consulta através do nosso WhatsApp, clicando aqui.

72 comentários
  1. Responder
    Luiz Fernando da silva

    Boa noite; tenho um pitbull e gostaria de saber o custo de uma consula;;
    Acredito que tenha dente quebrado.

    Obrigado.

    • Responder
      Odontovet

      Olá Luiz Fernando, tudo bem?
      No caso, é necessária a avaliação de um especialista para saber ao certo o que pode ser feito.
      Por favor, agende uma consulta pelo telefone: (11) 3816-2450, fale com a Miriam que ela poderá fazer um valor especial pra você.

      • Responder
        Vilma

        Meu cachorro está com mal alito muito grande, e sagrando demais a boca dela, o que fazer?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Vilma, o mau hálito é um dos principais sinais de problema odontológico. O sangramento mostra que há urgência em você procurar um dentista veterinário. Ficamos à disposição.

          • Ana Braz

            Apollo tem 5 meses e estar trocando os dentes(já caiu 4).. É normal ter mal cheiro de sangue na boca?

          • Herbert Corrêa

            Sim, nesta fase pode alterar o cheiro na boca porque alguns dentes de leite ficam “ocos” e há acúmulo de resíduos alimentares e fermentação na teriana gerqnso o mau hálito. Mas fique atento, este mau cheiro é transitório. Se ele persistir após a troca dos dentes, procure um dentista veterinário!

        • Responder
          Benedita de Lima alba de brito

          Me ajudem por favor, minha cachorrinha não esta se alimentando já esta com 15 anos notei que ela está quase sem a mandíbula estou apavorada. Estou dando comida tipo sopa em seringa, estou com medo de leva-la no veterinario é eles quizerem praticar a eutanasia, me ajudem o que devo fazer? Alguma dica??

          • Herbert Corrêa

            Ola Benedita, creio que o melhor é procurar um médico veterinário. Mas se ele recomendar a eutanásia, você não precisa concorda, você pode procurar uma segunda ou terceira opinião.

        • Responder
          Geovana

          Meu gato não tem mal halito e não aparenta ter inflamaca ou tartaro, mas sua gengiva ta escura, isso pode ser genetico ou pode estar com algum problema periodontal?

          • Herbert Corrêa

            Alguns gatos podem apresentar pigmentação da gengiva e isto é normal. Procure escovar os dentes diariamente.

          • Ana Cleide Carvalho

            Tenho uma poodle média estatura. Verifiquei que próximo aos dentes de um lado ao outro a gengiva e de cor marrom em toda. O que pode ser?
            Ela tem 3 anos.

          • Herbert Corrêa

            Ana Cleide, isto pode ser uma pigmentação natural das gengivas e mucosas. Mas para termos certeza, você teria que trazê-la para uma avaliação. você pode agendar uma consulta através do nosso whatsapp 11 38162450.

      • Responder
        Miriam barbosa de sousa

        Meu filhote tem uma abertura no céu da bocas não consegue comer..só dou mamadeira mais ele engasga o tempo todo..

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Isto precisa ser operado. Mas geralmente, espera-se até os 5 a 6 meses de vida. Até lá, consulte um médico veterinário para te orientar como alimentá-lo. Depende do do defeito, uma prótese pode ser usada.

      • Responder
        Francine simone

        Gostaria de saber quando um cão estar com a carne da gengiva como se fosse um bife muito e mole o que significa

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Isto pode ser um tumor. Ideal fazer biópsia.

      • Responder
        Daniela Nogueira

        Bom dia! Tenho um buldogue francês e notei que ele está com uma pequena bolha no dente canino. O que pode ser?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Ola Daniela, creio que esta bolha não deva ser no dente e sim na gengiva ou nos tecidos ao redor do dente canino. Se esta “bolha” já está há mais de uma semana, se vem aumentando, o ideal seria fazer uma biópsia.

    • Responder
      Ricardo da Silva Gonçalves

      Olá Dr, tenho uma rottweiler e é sempre bem difícil leva lá pra consultas e etc, ela ficou com a boca inchada, depois caiu um pedaço como se fosse uma bolha de sangue grande aí o inchaço sumiu essa bolha era de sangue com o cheiro ruim, mas após cair percebi que os dentes dela precisa de uma limpeza mas não sei se seria a causa dos dentes ou tumor

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Ricardo, sangramento na boca é algo a ser investigado e o importante é não deixar passar o tempo, pois se for algo grave, pode ficar mais difícil de resolver. Durante a limpeza, examinamos toda a cavidade oral, radiografamos todos os dentes justamente para saber a origem do problema. Aguardamos você.

        • Responder
          Luana

          Olá! A minha cachorrinha apareceu um caroço no focinho, ele tem dias que incha…pode ser por causa dos dentes??

          • Herbert Corrêa

            Olá Luana, pode ser sim. Seria interessante passar com um dentista veterinário e há necessidade de fazer rx intra-oral para confirmação da relação com os dentes.

      • Responder
        Letícia

        Meu cachorrinho tem um machucadinho no céu da boca tem mais de mês quando levei no veterinário pra avançar o dentinho ele disse q não era nada q podia ter machucado brincando mordendo as coisas q iria sarar mas até hoje não sarou e por isso não deixa escovar os dentes o q pode ser?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Letícia, difícil falarmos sem examinarmos seu menino. Mas qualquer ferida que não sare em uma semana, o ideal seria fazer uma biopsia.

    • Responder
      Leandro Arruda

      Bom dia, tenho um husky siberiano e notei que ele tem se incomodado com a boca, ele quer coçar o “céu da boca”. Dei uma olhada e notei que aquele “bolinha” no céu da boca está um pouco inchada, o que pode ser?

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Leandro, aumentos de volume na cavidade oral devem ser investigados. Difícil emitir opinião sem examinar o paciente, mas não se pode descartar a possibilidade de câncer na boca.

  2. Responder
    Juliana

    Meu york tem muito mau alito emuito partaroo que devo fazer e quanto custaria

    • Responder
      Odontovet

      Olá Juliana, tudo bem?
      No caso, é necessária a avaliação de um especialista para saber ao certo o que pode ser feito.
      O agendamento deve ser feito pelo Telefone: (11) 3816-2450, fale com a Miriam que ela poderá fazer um valor especial pra você.

      • Responder
        Eliseu moura

        Meu cachorro é um rotwailler e esta cm a gengiva inchada na frente do fucinho oque devo fazer

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Ola Eliseu, teria que avaliar o motivo desta inflamação. Ninguém melhor que um dentista veterinário para fazer esta avaliação. Se for por presença de placa bacteriana você pode usar algum antisséptico bucal por alguns dias e havendo a desinflamação, passar a escovar diariamente os dentes. Caso isto não funcione ou os dentes já tiverem com tártaro, o recomendável é fazer uma limpeza dentária profissional.

      • Responder
        Ana Lucia

        O meu cão está com a língua e a garganta inchada , oq pode ser?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Difícil advinhas sem examinar todo o histórico e o paciente.

          • Lenny

            Oi minha cachorra tá com uns pelos no céu da boca

          • Herbert Corrêa

            Lenny, estes pelos provavelmente estão acumulando por ela se coçar. Se for o caso, tem que resolver o problema de pele e fazer limpeza local para remover estes pelos.

    • Responder
      Marisa Cardoso Da Cunha

      Boa tarde! Obrigada por ter explicado o que vem a ser gengiva inflamada.Pois estou percebendo que minha dog, está com uma pequena inflamação na gengiva superior.

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Imagina, ficamos felizes em levar informações que são relevantes. Agora, é procurar ajuda para tratar esta gengiva inflamada. Procure um dentista veterinário!!!

        • Responder
          Telma Aparecida Pereira de Jesus Alves

          Meu filhote de fila esta com as gengivas inchadas e are o focinho tendo dificuldades para respirar estou administrando dexametazona mas não estou sendo resultado

          • Herbert Corrêa

            Telma, a parte da gengiva com certeza conseguimos apresentar uma solução, mas a dificuldade em respirar é uma emergência e você deve procurar um pronto atendimento para avaliar esta situação.

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Paulo, você pode agendar através do WhatsApp 11 996038608.

  3. Responder
    Leosane Menger

    Meu filhote está trocando os dentes e no local que está nascendo o dente traseiro está sangrando.Oque devo fazer?

    • Responder
      Odontovet

      Ola Leosane, o nascimento dos dentes permanentes é até certo ponto “agressivo” pois eles dentes literalmente rasgam a gengiva para nascer. então, eventualmente pode haver um pequeno sangramento. Mas, como não estamos vendo o seu filhote, não podemos afirmar que isto é ou não normal. Então, o ideais seria você treze-lo até nós para avaliarmos e aproveitarmos e verificarmos se todos os dentes estão nascendo no local correto e se nenhum dente de leite está demorando para cair. Se isto ocorrer, precisa extrair, pois o dente permanente pode nascer torno. Em geral, isto é mais comum nas presas (dentes caninos). Outra orientação importante que fazemos e que vale para a vida toda é sobre a escovação dos dentes e uso de outros produtos que podem ajudar na manutenção da saúde bucal para toda a vida.Ficamos à disposição.

  4. Responder
    SAMIRA AMORIM DA SILVA

    Boa tarde. Tenho. Filho de 5 meses, ele está com os dentes todos muito escuros e com desgastes e com mal hálito.
    O que pode ser.

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Samira, teníamos que avaliar para te falar o que está acontecendo, mas se o seu cão ou gato de 5 meses já está com a dentição assim, posso te afirmar que isto não é normal e você precisa levá-lo para passar com um dentista Veterinário. Isto pode ser alguma má formação no esmalte.

      • Responder
        Celiana

        Minha cachorrinha d 4 meses, percebi embaixo da língua um nervo formato de dente humano, abri a boca dela é igual um dente, mais é tipo um nervo não sei? nem duro nem mole.
        Muito estranho. Mais ela tá comendo e brincando normal.
        Oque será isso?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Celiana, difícil opinar sem ver. Agende uma consulta através do nosso WhatsApp 11 996038608.

  5. Responder
    Eliana dos santos carvalho

    Minha gatinha está com o canino sangrando ela tem 7 meses

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Eliana, deve ter acontecido algum acidente. Ficamos à disposição para atender-la.

  6. Responder
    Terezinha Luzia Barbosa

    Dr. Herbert Correia, tenho uma Lhasa Apso com 13 aninhos, e há uns 6 meses apareceu um caroço na gengiva do dentinho canino. Sempre que escovo os dentinhos dela faço uma massagem bem suave com o próprio creme dental (uso o CET), consegui diminuir o tamanho e paralisar o crescimento do caroço. Porém, agora está muito vermelho e aumentando o tamanho.
    Dr., o que devo fazer? Já pesquisei em vários sites especificos para pets, mas ninguém fala sobre esse assunto, parece que minha pet é a primeira a apresentar esse problema. Por favor, me responda, me dê uma orientação? Ficarei muito grata!

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Olá Terezinha, qualquer aumento de volume que não some e tende a aumentar deve ser feita uma biópsia para saber a natureza deste aumento de volume. Se estiver próxima traga até nós que iremos cuidar dela com toda atenção e carinho.

  7. Responder
    Sandy nascimento

    Minha cachorrinha ja esta idosa tem 12 anos, ja caiu alguns dentes dela, tem tambem um pouco de tártaro isso pode fazer com que ela salive muito nos ultimos 3 dias reparei que ela anda salivando! Sera que e pq ela ja nao tem.quase todos os dentes ?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Sandy, a salivação excessiva pode ter várias causas e precisa ser investigada. Uma das causas comuns é quando existe alguma ferida na boca causando dor. Vale a pena levá-la num dentista veterinário.

  8. Responder
    Jacqueline Guerra Alves

    Boa tarde a minha cachorrinha tá babando muito eu não consigo abrir a boca dela porque ela começa a chorar tá com mal cheiro de podre não com cheiro de mal hálito que o cachorro tem e ta com a língua meia esquisita ela era rosinha eu não sei o que faço eu não tenho um centavo no bolso o que devo fazer me ajudar por favor

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Jacqueline, se você estiver em São Paulo, procure o hospital publico. São 4 endereços:
      – Unidade Norte
      Rua Atílio Piffer, 687 – Casa Verde

      – Unidade Leste
      Av. Salim Farah Maluf, esquina com R. Ulisses Cruz, lado par – Tatuapé

      – Unidade Sul
      Rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba

      – Unidade Oeste (a partir de 01/07/22)
      Av. Professor Orlando Marques de Paiva, 87 – Butantã (USP)
      triagem social obrigatória na recepção

  9. Responder
    Miriam barbosa de sousa

    Meu filhote tem uma abertura no céu da bocas não consegue comer..só dou mamadeira mais ele engasga o tempo todo..

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Precisa procurar um médico veterinário para orientar sobre o manejo até que ele possa ter idade para ser operado que é por volta dos 5 a 6 meses de vida. Dependendo do tipo de defeito, uma prótese pode ser usada até lá.

  10. Responder
    yasmin

    olá minha cadelinha tem uns 60 dias percebi que ela tem a boquinha torta a parte de baixo da boca dela é bem menor que a parte de cima agora ele nao esta querendo comer nada nada nem leite ele toma o que posso fazer

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ela pode não estar querendo comer por algum problema de saúde geral. Isto, um clínico veterinário pode resolver. Outro motivo pode ser dos dentes caninos inferiores de leite estarem machucando o céu da boa. Daí, você precisa levá-la a um dentista veterinário!

  11. Responder
    sabrina mota pereira

    oi, meu cachorro de 12 anos esta com a lingua com um furo e uma ferida grande na parte da lingua, o que deve ser?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Sabrina, para um diagnóstico é preciso examinar o paciente. Você pode agendar uma consulta através do WhatsApp 11 996038608

  12. Responder
    Maria Queiroz

    Boa Noite Dr. estou desesperada pois minha cachorrinha de 11 anos faz 45 dias que ela amanheceu cambaleando, , levei em 3 veterinários, e nenhum descobriu I que ela tinha, eu sempre pedindo para fazer raio x,enfim agora com muito custo depois de passarem mais de 15 remédios e ela só piorar, fiz os raios X , ela não está mais andando das 4 patinhas, e nos exames, o resultado foi discopatia, o que fazer agora,??

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Prezada Maria, nossa área de atuação é limitada. A odontologia veterinária.

  13. Responder
    PAOLA SANTOS

    Olá! Meu cachorro da raça shih-tzu tem 7 anos e semanalmente faz higiene bucal/escovação no pet shop (pois não me deixa escovar). Seus dentes da frente são bem branquinhos e limpinhos. Porém, hoje observei que estão faltando alguns dentes: 3 dos incisivos inferiores, e alguns pré-molares. Vi que os molares estão amarelos e também escurecidos. Ele nunca deixou mexer na sua boca tranquilamente desde filhote. Ele está comendo bem sua ração e não entendo o que pode estar havendo se seus dentes da frente eram sempre tão limpinhos. Nunca o vi cair e nem sangramentos na região. Teria alguma sugestão do que possa estar havendo? Uma consulta on-line seria possível, pois moro no RJ?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Olá Paola, a causa mais comum de perda dentária em casa é a forma a periodontal, que não está relacionada a tártaro. Se a placa bacteriana se desenvolve abaixo da linha da gengiva, a doença pode passar despercebida. Outra causa comum são as fraturas dentárias. O ideal seria fazer uma avaliação detalhada, dente a dente o que inclui sondagem periodontal e radiografias intraorais para sabermos o que está acontecendo. Você pode agendar uma triagem on line através do WhatsApp 11 38162450.

  14. Responder
    Beatriz

    Meu cachorro ta com mal alito nao ta comendo ta com dente mole e sangrando
    Oque pode sed

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Muito provável que ele tenha doença periodontal e precise de tratamento odontológico especializado. Procure imediatamente um dentista veterinário.

  15. Responder
    Tereza

    Olá, tenho um gatinho de 11 meses e a língua dele está com uns pigmentos (pontinhos) preto, isso é normal?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Gatos podem apresentar pigmentação na mucosa oral e língua, mas nada melhor que passar com um veterinário dentista para verificar se é o caso de ser pigmentação ou algum problema que deva ser tratado.

  16. Responder
    kauani ferreira

    oi boa noite, meu cachorro tem 3 anos, tem uma fêmea aqui em casa que está no cio, ele anda muito ansioso mesmo deixando eles separados, notei que quase todos os dentinhos estavam sangrando, e ele não solta o brinquedo de morder por quase nenhum tempo, imagino que seja pela ansiedade. sera que ele machucou a gengiva de tanto morder o brinquedo pela ansiedade ou não tem relação?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Difícil responder sem avaliá-lo. Se os dentes já estão sujos de tártaro, o recomendado já é procurar um veterinário especializado em odontologia para um tratamento. Se os dentes estão branquinhos, você pode tentar escovar diariamente com pasta veterinária e um escova humana macia e veja se resolve. O ideal sempre é passar com um veterinário.

  17. Responder
    Carlos Henriques

    Tenho um Shi-tzu de 12 anos e teve umas bolhas na gengiva e foi retirado por cirurgia, mas em menos de um ano elas voltaram e tem odor horrível. Seia um tumor?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Carlos, seria importante você passar com o profissional que fez o procedimento anterior. Se preferir, estamos à disposição para entendermos o caso do seu garoto. Você pode agendar uma consulta através do WhatsApp 11 38162450.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!