Todas os posts na Categoria: Coelhos

[Especial Páscoa] Blog Curiocidade aborda cuidados com a saúde bucal dos coelhos

Em matéria datada de 2014 o blog Curiocidade falou sobre a especialidade do Odontovet de cuidar dos dentes dos coelhos e de outros animais considerados exóticos. Em comemoração ao mês da Páscoa, trouxemos a matéria completa para nossos leitores e clientes. Leia abaixo!

Famosos por seus dentões, coelhos precisam ir ao dentista. Verdadeiro! Em São Paulo, a Odontovet se especializou nesse ramo. Atende coelhos e também chinchilas, porquinhos-da-índia e até saguis. A clínica existe há 22 anos e, desde o começo, resolve problemas dentários de todos os tipos de animais de pequeno porte. “Nosso serviço aumentou conforme essas espécies foram ficando mais populares”, afirma o doutor Daniel Ferro, um dos cinco médicos veterinários especializados em odontologia da clínica.

O problema com os coelhos, assim como outros roedores, é que suas presas não param de crescer nunca. A única maneira de impedir que os dentes cresçam demais é encorajando o bichinho a desgastá-los. Isso é feito, principalmente, por meio da alimentação. “Na vida selvagem, os coelhos estão o tempo todo mastigando”, afirma Ferro. Em ambiente doméstico, no entanto, é comum que os pets recebam apenas ração, frutas e algumas verduras. “Além de serem de fácil mastigação, eles são muito calóricos e desencorajam o animal a desgastar os dentes”.

Quando a falta de desgaste chega a um nível crítico, os coelhos não conseguem mais comer por causa do tamanho de seus dentes. “Eles são animais muito frágeis em relação a antibióticos e outras formas de tratamento, por isto o tratamento é difícil”, diz Ferro. Como a mordida dos roedores é poderosa, só é possível interferir na boca deles com o uso de anestesia.


[Matéria Original

Leia mais

[Especial Páscoa] Influência da alimentação na dentição dos coelhos

Como parte dos publicações especiais do mês da Páscoa, hoje vamos falar sobre como a alimentação dos coelhos influência na dentição e na saúde bucal dos coelhos.

Com a popularização dos coelhos como animais de estimação, principalmente nos centros urbanos, dificilmente os tutores conseguem reproduzir uma alimentação igual ao que os coelhos possuem na natureza, e isso pode afetar severamente a saúde oral deles.

Na natureza, eles se alimentam da vegetação disponível, tendo a necessidade de comer grandes volumes de alimento para satisfazer suas necessidades de calorias e, com isso, gerando muito atrito nos dentes, desgastando-os acentuadamente. Por outro lado, nos ambientes domésticos, os alimentos oferecidos não são o suficiente para que haja esse desgaste natural.

Frutas, rações e outros petiscos são alimentos calóricos, que saciam a necessidade, porém em menor quantidade, o que causa apenas um desgaste superficial e insuficiente. Como os dentes dos coelhos por natureza nunca param de crescer, eles começam a ficar grandes e, por desgaste irregular, passam também a formar “pontas” afiadas que podem machucar a boca.

A partir desses problemas, o coelho pode passar a parar de comer e brincar, além de sentir dor, acabando com sua qualidade de vida.

O ideal, em todo caso, é oferecer sempre uma alimentação próxima ao natural, com tipos variados de capim ou feno, além de pequenas porções de ração, afim de que ele se interesse mais pelos vegetais. E sempre, é claro, leve-o ao dentista veterinário mais próximo para tratamentos de rotina.

Para agendar uma consulta conosco e avaliar seu coelho, entre em contato pelo email contato@odontovet.com.br

Leia mais

[Especial Páscoa] Depoimentos Frank e Lola

Continuando nossas publicações especiais do mês da Páscoa, trouxemos dois depoimentos de tutores de coelhinhos que tivemos o prazer de atender e cuidar, garantindo assim mais saúde e qualidade de vida.

Leia o depoimento da Clara, tutora do coelho Frank, que possuía vários problemas dentários e um abscesso e hoje está muito bem:

“Depois que descobri a importância da alimentação correta e dos cuidados com os dentinhos dos coelhos, a vida do Frank mudou bastante!
Após diversas cirurgias, hoje posso dizer que ele está tento muito mais qualidade de vida! Já tem quase 6 anos e animação para viver mais 6!
A equipe do Odontovet sempre foi muito atenciosa e cuidadosa com o meu coelhinho, confio de olhos fechados no Dr. Herbert e em toda a equipe!”

 

E abaixo o depoimento da Bruna Vanessa, tutora da Lola, que nos enviou essa linda mensagem sobre amor aos animais e o atendimento que temos prestado à Lola:

No convívio entre humanos e animais, encontra-se mudanças na vida de ambos como um todo. Os animais nos ensinam a ter mais compaixão, ser paciente e no caso da Lola o fato dela ainda estar passando por procedimentos odontológicos nos fez adquirir uma carga a mais de responsabilidade e amor . 
Ficamos muito satisfeitos com o atendimento, pois demonstraram toda atenção e comprometimento em busca de um resultado positivo para a Lola, trazendo de volta sua alegria e a qualidade de vida.
Só temos a agradecer a equipe Odontovet e em especial Dr. Daniel Ferro por cuidar com dignidade e respeito da minha princesa. Desejamos uma Feliz Páscoa para todos. 

Leia mais

Conheça a dentição dos pets exóticos

Aproveitamos o Dia Internacional dos Animais para falar um pouco melhor dos animais exóticos de pequeno porte que atendemos aqui no Odontovet. Você sabe quais são?

Além de cães e gatos, atendemos também animais exóticos, que são os pets de muita gente! Sã eles os Ferrets (Furão), coelhos, chinchilas, porquinhos-da-índia e outros roedores pequenos. Esses animais apresentam condições que geralmente prejudicam sua saúde oral, sendo necessário aplicar tratamentos adequados e acompanhamento.

Cada animal possui características distintas e formas de tratamento também. Confira abaixo cada uma delas.

Leia mais

Dentista para coelhos é especialidade do Odontovet – Blog Curiocidade

Blog Curiocidade aborda cuidados com a saúde bucal dos roedores

Os coelhos também precisam ir ao dentista, assim com outros roedores e todos os pets!

O blog Curiocidade falou um pouco dos cuidados do Odontovet com os dentes dos coelhos, chinchilas e porquinhos da india.

“Nosso serviço aumentou conforme essas espécies foram ficando mais populares”, afirma o doutor Daniel Ferro.

Leia mais

Saúde bucal de chinchilas, porcos-da-índia e coelhos no livro “Tratado de Animais Selvagens – Medicina Veterinária”

Dr. Herbert Corrêa recebeu essa semana seu exemplar do livro “Tratado de Animais Selvagens – Medicina Veterinária” no qual é autor de um dos capítulos.

Nele, o doutor retrata sobre os principais problemas odontológicos em chichilas, porquinhos-da-Índia e coelhos e como devolver a saúde a estes pacientes.

“O objetivo desse material é auxiliar seus colegas, médicos verinários, a diagnosticar rapidamente animais que apresentam esse tipo de problema.” – Dr. Herbert Corrêa

Leia mais