Todas os posts na Categoria: Educação

Conheça nosso Programa de Estágio em Odontologia Veterinária

Aqui no Odontovet temos um programa de estágio com a duração de um mês, destinado a alunos do último ano da graduação em Medicina Veterinária, quando o estágio curricular é obrigatório. Em geral, os alunos do curso de Medicina Veterinária não possuem aulas de Odontologia Veterinária na grade curricular, portanto os estudantes que desejam se especializar na área ou que gostariam de conhecer melhor a rotina de uma clínica de Odontologia Veterinária nos procuram para fazer estágio. Há também a procura por alunos que estão ainda nos primeiros anos, mas, para esses casos, deixamos o convite de acompanhar um dia em nossa rotina. Já os alunos que recebemos para estagiar acompanham as consultas e os procedimentos odontológicos, mas não fazem nenhum atendimento prático.

Ao final do estágio, aplicamos uma prova para mensurarmos o nível de conhecimento que o interno adquiriu, e na última questão deixamos aberto para que o interno possa fazer comentários sobre nosso centro, pois entendemos que o aluno, ao vir “de fora” pode enxergar eventuais falhas que precisam ser corrigidas, nos ajudando a melhorar. Um dos depoimentos recentes que nos encheu de alegria foi o da Francine Veneziani:

“Com certeza foi o estágio em que eu mais me senti realizada. As instalações são impecáveis e o atendimento é o ponto mais forte – vocês possuem uma equipe maravilhosa, que não mede esforços para passar ao proprietário todas as informações necessárias, com todo carinho e respeito pelos animais. Os colegas sempre tratando todos de forma igual, respondendo os questionamentos dos estagiários e levantando dúvidas pertinentes para a discussão dos casos. Equipe toda muito simpática e amorosa!
Não consigo pensar em pontos negativos para elencar. A equipe Odontovet representa de forma impecável a evolução da odontologia (veterinária) no Brasil, e eu tenho orgulho de ter acompanhado o trabalho de seus profissionais.”

Os dois maiores diferenciais em fazer estágio conosco são: estar em contato com a equipe de maior experiência em odontologia veterinária, pois em 22 anos de história já atendemos mais de 18 mil casos; e a possibilidade do aluno acompanhar 5 veterinários especializados durante um só estágio, como se fosse um combo de 5 por 1.

O Odontovet é a primeira clínica especializada em Odontologia Veterinária da América Latina e a segunda no mundo, com mais de 22 anos de história. No passado também recebíamos profissionais já formados, mas que faziam especialização na área, para estagiar conosco. Isso significa que boa parte dos profissionais atuantes na especialidade atualmente já estagiaram conosco!

Para saber mais sobre nosso programa de estágio, basta entrar em contato com o email odontovet@odontovet.com que teremos o prazer de responder.

Leia mais

Dr. Herbert dá aula sobre odontologia em felinos na Anhembi Morumbi

Durante a Semana Acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi o Dr. Herbert Correa foi convidado a dar uma aula especial sobre odontologia em felinos para os alunos. A aula contou com um parte teórica onde foi apresentado os principais problemas bucais e os tratamentos odontológicos para gatos e, posteriormente, os alunos puderam acompanhar a realização de dois procedimentos realizados em gatos, realizados no hospital veterinário da própria universidade.

13728236_842391635862902_353689164_o

Leia mais

Limpeza dentária em cães e gatos precisa ser feita com anestesia?

Diante do surgimento de dúvidas quanto à limpeza dentária em cães e gatos sem o uso de anestesia, nós do Odontovet asseguramos que seguimos as normas internacionais que recebem o aval de especialistas e instituições, como o ADVC (Colégio Americano de Odontologia Veterinária) e da AAHA (Associação Americana de Hospitais Veterinários), que através de suas diretrizes e publicações reforçam que “a anestesia geral inalatória é necessária para uma completa avaliação e um tratamento apropriado dos pacientes odontológicos”. 

Limpar os dentes de um pet sem anestesia geral é considerado inaceitável e abaixo dos padrões de atendimento”, portanto a comunidade odontológica internacional é contrária à procedimentos odontológicos sem anestesia geral. 

“Em um procedimento de limpeza dentária profissional a sondagem periodontal, a radiologia intra-oral, a remoção de placas e tártaro acima e abaixo da linha da gengiva e o polimento dos dentes só podem ser realizados com responsabilidade com o paciente dormindo. Quando o  paciente está acordado, a limpeza, além de expô-lo ao estresse, será apenas um procedimento ‘estético’, passando uma falsa impressão que tudo ficou limpo, quando na verdade a saúde bucal (e geral) do paciente continua em risco” – afirma Dr. Herbert Correa.

 

“Nós compreendemos e respeitamos o medo que alguns clientes tem em relação à anestesia geral. E por isso levamos este assunto muito à sério. Porém, nós também levamos a sério a saúde de nossos pacientes. O objetivo de um tratamento odontológico não é estético, mas sim de devolver saúde e conforto aos pacientes, e isto não seria possível com o paciente acordado. Portanto, nossos pacientes passam por “check-ups” antes de qualquer procedimento e temos uma equipe de anestesistas comprometida com a segurança de cada paciente” –  complementa Dra. Michèle Venturini.

Agende agora uma consulta conosco e tire todas suas dúvidas quanto a tratamentos e anestesias!

Leia mais

Dra. Michèle debate sobre tratamentos odontológicos veterinários na SECAM 2014

Em sua palestra na XXVI Semana de Ciências Agrárias de Marília, Drª Michèle falou sobre tratamentos que vão além das limpezas de tártaro.

No dia 20/10 a Dra. Michèle Venturini palestrou na 26ª edição da SECAM – Semana de Ciências Agrárias de Marília, promovida pela UNIMAR – Universidade de Marília, na própria cidade.

A palestra foi dada para estudantes e profissionais da área veterinária,  tendo como tema a abordagem de outros tratamentos odontológicos para os animais além de limpeza de tártaro.

Leia mais

Dr. Herbert Corrêa participa de evento na Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp – Araçatuba

Na 20ª SEMEV – Semana de Estudos em Medicina Vetinária, Dr. Herbert destaca a importância da odontologia veterinária 

No dia 26/09, o Dr. Herbert Corrêa esteve na 20ª edição da SEMEV – Semana de Estudos em Medicina Veterinária. O evento ocorreu na Faculdade Medicina Veterinária da Unesp – Araçatuba.

Em seu curso, Dr. Herbert destacou a importância da odontologia veterinária para seus colegas e futuros colegas de profissão, com o tema: “Doença periodontal x Doenças sistêmicas / Calibrando o seu tartarômetro”.

‘Infelizmente, muitos colegas tratam o assunto como algo de pouca importância e encaram a “limpeza de tártaro” como se fosse mais um serviço de pet shop.’ – Dr. Herbert Corrêa

Leia mais

Odontovet no Curso de Especialização em Odontologia Veterinária da ANCLIVEPA-SP / UNICSUL

Dr. Herbert Corrêa, ministra aula de ortodontia veterinária para médicos veterinários em São Paulo

Um de nossos fundadores, Dr. Herbert Corrêa, mestre em cirurgia com especialização em odontologia veterinária, esteve no último dia 05/09/2014 no curso de especialização da Anclivepa – SP / Unicsul.

dr-herbert-correa-odontovet-aula-anclivepa1
Dr. Herbert ministrou aos alunos do curso aulas de ortodontia veterinária. Nessas aulas os alunos aprenderam técnicas avançadas de ortodontia em cães e gatos.

Tudo para ajudar esses profissionais e garantir um sorriso saudável a seus pacientes.

Também lecionam no curso Dr. Daniel Ferro (subcordenador e professor) e a Dra. Michèle Venturini (palestrante convidada).

Para saber mais sobre o curso? Então acesse: http://anclivepa-sp.com.br/curso/odontologia/

Leia mais