Todas os posts na Categoria: Escovação

Escovando e passando fio dental com Zeca

 

Sempre falamos sobre a importância da escovação diária dos dentes dos pets, inclusive fizemos este post com dicas de como fazer seu amigão se acostumar em ter a boca manipulada.

E quando seu pet já deixa mexerem nos dentinhos, o procedimento ideal é escovar ao menos 1x por dia. Para demonstrar de forma prática, vamos deixar um vídeo do Zeca, o pet da Dra. Michele, que é um mocinho muito comportado e que adora escovar os dentes!

E o Zeca não curte apenas escovação! Ele foi acostumado também a deixar que seja passado o fio dental após a escovação. (O produto usado no vídeo é para humanos, não tem contra-indicação para os animais e é encontrado em qualquer farmácia)

Ressaltamos que nunca é tarde para que seu pet inicie a escovação regular em casa, mas, caso suspeite de algum problema maior, indicamos entrar em contato conosco para agendar uma consulta através do email odontovet@odontovet.com.

Leia mais

Filhotes também precisam escovar os dentes?

A dúvida de quando iniciar a escovação nos pets é recorrente entre os tutores.

Quanto antes o processo de higiene bucal for iniciada, melhor. Ainda enquanto o pet é filhote já é importante inserir o hábito da escovação diária.

Apesar de não precisar de uma escovação aprofundada, já que eles ainda irão perder os “dentes de leite”, o processo de escovação ajuda o filhote a se acostumar desde cedo com procedimento e também com o manuseio da boca, facilitando, principalmente, as consultas no dentista veterinário.

A principal recomendação é começar aos poucos, apenas usando o dedo e a pasta especial para pets, associando sempre a petiscos e reforços positivos, como um momento alegre. Além de acostumá-lo a deixar mexer na boquinha, a escovação desde cedo evita o desenvolvimento de placas e o acúmulo de tártaro, ainda que ele seja menor.

Incorpore essa atitude desde cedo na rotina do seu filhote para que, quando adulto, seu pet tenha mais qualidade de vida e saúde!

Leia mais

Como saber se o pet está com dor de dente?

Saber identificar alguns dos sinais de dor de dente e problemas na boca do pet é extremamente importante para evitar que seu companheiro sofra sem necessidade e, em caso de problemas, o tratamento seja iniciado o quanto antes.

Você sabia que 85% do cães adultos com idade entre 3 a 5 anos já possuem algum grau de problemas na gengiva? Na boca dos cães (e na nossa também) existem muitas bactérias. A mistura de restos alimentares, células mortas e bactérias forma uma placa sobre os dentes, que chamamos de placa bacteriana.

Sabe aquela sensação de dente rugoso que temos quando ficamos o dia todo sem escovar o dente? Pois bem, esta rugosidade é devida à placa bacteriana que se adere no dente. Como o ph da saliva dos cães é ácido, esta placa acaba se calcificando e formando o tártaro (uma crosta grossa, de coloração marrom que vemos sobre os dentes). Sobre este tártaro, mais bactérias se acumulam. Então, para se defender, o organismo manda células de combate na região da gengiva – afinal bactéria é sinônimo de infecção e esta deve ser combatida. Começa então a defesa: a inflamação que sem cuidados pode avançar e destruir os tecidos e o osso, levando à queda dos dentes. Porém até o dente cair todo o processo causa muita dor!

Confira alguns sinais e o que fazer ao reconhecer alguns deles.

Leia mais

Dra. Michele Venturini fala sobre escovação canina

A Dra. Michele Venturini participou do programa Vida Plena da TV Boa Vontade, na matéria sobre cuidados na higiene bucal dos animais. Nossa médica veterinária ensinou como escovar os dentes do cachorro e explicou um pouco sobre problemas bucais em cães e gatos.

Assista ao programa completo abaixo:

Leia mais

Como acostumar o seu pet a ter a boca manipulada?

Aprenda como ensinar seu pet a relaxar e deixar que os dentes sejam escovados e evitando assim doenças bucais.

É sabido que trabalhar a educação e o comportamento do animal desde cedo ajuda a desenvolver uma relação mais forte entre o dono e o pet, melhorando significamente o comportamento do peludo. Quando o animal aprende a relaxar e deixa o dono manipular sua boca, esfregando-a e massageando-a, existe um sinal claro de confiança e submissão por parte do animal (pois, no caso, ele aprende que o dono é o líder), diminuindo as chances dele se tormar agressivo quando precisar ser examinado ou medicado, por exemplo.

Mas como acostumar o animal a deixar ter os dentes escovados?

Saiba como logo abaixo.

Leia mais

Cachorro com mau hálito pode ser sinal de problemas bucais! Veja dicas para cuidar dos dentes do seu pet

Você sabia que 85% dos cães e gatos adultos apresentam algum problema bucal? Saiba como evitar problemas bucais dos cães e gatos.

A Campanha Nacional de Saúde Oral de Cães e Gatos busca sanar algumas dúvidas e oferecer dicas para combater problemas bucais em cães e gatos, já que alguns desses problemas podem vir a afetar outros órgãos, como figado, rins e coração.

Leia abaixo dicas importantes para deixar o “sorriso” do seu pet mais feliz e saudável! 

Leia mais

Bafo de Onça: problemas bucais dos felinos – Revista da Folha

Problemas bucais dos felinos é destaque na revista, que contou com a participação da Odontovet.

Cerca de 80% dos gatos com mais de três anos possuem algum problema bucal. A partir desta informação, a Revista da Folha destacou os motivos pelos quais os gatos possuem tantos problemas na boca e nos dentes, que geralmente causam mau hálito.

Consultado para a matéria, o Dr. Hebert Corrêa fala sobre como identificar sinais de que a saúde bucal do seu gato vai mal:

“Os gatos com esses problemas apresentam muita dor, não conseguem comer e, por conta disso, podem ter sua saúde geral debilitada”

Estar atento aos pequenos sinais é importante, já que a maioria dos animais chegam à clinica com problemas em estágio avançado.

Veja algumas dicas para que seu bichano tenha sempre um hálito puro e esteja com a saúde bucal em dia:

Leia mais

Passo a passo da escovação pet

Tem dúvidas de como fazer a higiene bucal de seu bichinho de estimação?

Assista o vídeo e confira um passo-a-passo elaborado por nossa equipe, que vai ajudar a você a cuidar de seu pet.

Leia mais