Tratamento Periodontal

O Tratamento Peridontal tem por objetivo devolver a saúde bucal, portanto, deve remover toda a placa bacteriana e todo o tártaro (acima e abaixo da gengiva) dando condições para que a gengiva “grude” novamente no dente para que possa proteger as estruturas que sustentam o dente. Deve deixar a superfície dos dentes lisa para dificultar o acúmulo da placa bacteriana e também facilitar sua remoção através da escovação.

O tratamento periodontal básico é indicado para pacientes jovens ou pouco presdispostos à doença e também para aqueles que fazem tratamentos regularmente, com doença periodontal inicial (apenas inflamação da gengiva e tártaro, não havendo bolsa periodontal). Um tratamento básico consiste:

  • Exame clínico e exames pré-anestésicos;
  • Anestesia inalatória;
  • Exame clínico detalhado de toda a cavidade oral, incluindo dentes, mucosas e especialmente a gengiva onde é feita a sondagem periodontal com auxílio de uma sonda periodontal milimetrada. Para que este exame seja completo e confortável para o paciente, ele precisa estar dormindo, por isto ele é anestesiado. Este exame minucioso da cavidade oral é importante por vários motivos:
    • A quantidade de tártaro não é uma parâmetro seguro para se avaliar a saúde oral. A sondagem periodontal possibilita um diagnóstico preciso da condição de saúde periodontal do seu pet, permitindo um tratamento personalizado para devolver uma boca saudável.
    • Outros problemas que não foram notados e o paciente não reclama podem ser diagnosticados e tratados devolvendo a saúde oral;
  • Remoção do tártaro (com uso de ultrasom odontológico e curetas manuais);
  • Polimento dos dentes (com uso de taça de borracha e pasta profilática);
  • Recomendações para manutenção da saúde bucal através de cuidados odontológicos em casa;
  • Reavaliações periódicas.
Cão jovem com acúmulo de tártaro

Cão jovem com acúmulo de tártaro e discreta inflamação na gengiva (doença periodontal inicial) sendo indicado tratamento periodontal básico.

 	 Cão após tratamento periodontal básico (raspagem e polimento dental).

Cão após tratamento periodontal básico (raspagem e polimento dental). Uma rotina de cuidados odontológicos em casa deve ser iniciada para manter a saúde oral.

Com a popularização da odontologia veterinária as “limpezas de tártaro” são feitas indiscriminadamente passando a falsa impressão de que tudo está bem (afinal os dentes “parecem” mais limpos e há melhora no mau hálito). Ao nosso ver, se a limpeza de tártaro não seguir os passos do tratamento periodontal básico acima descrito, o tratamento não é completo, e por não ser completo, não é capaz de devolver a saúde bucal dos pets.

Quando a doença peridontal evolui (geralmente por falta de higienização e tratamento profissional), havendo bolsa periodontal, retração gengival, mobilidade dos dentes, um tratamento periodontal avançado é indicado havendo necessidade de alguns procedimentos adicionais para devolver a saúde bucal:

  • Radiografia intra-oral;
  • Remoção do tártaro sobre as raízes;
  • Alisamento das raízes;
  • Regularização dos contornos gengivais;
  • Plástica na gengiva;
  • Enxerto ósseo ou bio-materiais;
  • Extrações.

A necessidade de um ou mais desses procedimentos dependerá da avaliação detalhada feita pelo profissional e também de acordo com a expectativa do dono do pet.

Cão com placa bacteriana.

Cão com placa bacteriana. Note que a placa não é visível e, muitas vezes, confunde-se com uma boca saudável

Cão com evidenciador de placa bacteriana

Cão com evidenciador de placa bacteriana (áreas pigmentadas de rosa); Presença de tártaro (crostas amarronzadas)

Dente canino sendo feita sondagem peridoontal, mostra gengiva "grudada" ao dente (2,5mm).

Dente canino sendo feita sondagem peridoontal, mostra gengiva “grudada” ao dente (2,5mm)

Uso do ultrasom para remoção do tártaro e placa bacteriana.

Uso do ultrasom para remoção do tártaro e placa bacteriana

7-tratamento-periodontal-Polimento

O polimento deixa a superfície dos dentes lisa dificultando o acúmulo da placa e também sua remoção durante escovação.