Tratamentos

Confira aqui todos os tratamentos oferecidos pelo Odontovet.

Tratamento Periodontal (Periodontia)

A PERIODONTIA é a área da odontologia que cuida da saúde bucal, especialmente, da gengiva e outras estruturas que estão ao redor do dente. Se o seu pet tem mau hálito e tártaro, por exemplo, ele precisa de cuidados nesta área. O mau hálito é um forte indicativo que algo não vai bem e a saúde oral de seu pet está em risco. Outros sinais que indicam problemas periodontais (doença periodontal) são: inflamação e sangramento da gengiva, presença de tártaro, mobilidade dos dentes, salivação excessiva, dentre outras. Saiba mais sobre doença periodontal.

Tratamento de Canal (Endodontia)

A ENDODONTIA é a área da odontologia que cuida da saúde bucal, especificamente, da parte viva do dente, conhecida como “nervo” do dente ou polpa que se encontra no interior dos dentes, dentro do canal da raiz. Por isso o nome tratamento de canal. Se seu pet tem dentes quebrados, desgastados ou escurecidos, ele pode estar sentindo dor de dente e precisa de cuidados nesta área. Saiba mais sobre dor de dente nos pets.

Restauração / Prótese (Dentística)

Esta área cuida de restaurar a anatomia, função e estética de um dente quebrado, cariado ou com algum tipo de imperfeição. Hoje pequenas fraturas, cáries ou imperfeições são restauradas com resina. Nos casos de fraturas maiores em que há necessidade de reconstrução do dente ou quando o objetivo é proteger o dente contra novas fraturas, o ideal e mais indicado é proteger o dente com uma coroa metálica.

Tratamento Ortodôntico (Ortodontia)

Esta área cuida da saúde bucal através do bom posicionamento e encaixe dos dentes. Muitos casos de defeito na oclusão estão relacionados aos dentes de leite que demoram para cair. Outros casos podem estar relacionados a causas genéticas e fatores ambientais. Muito mais do que estética, o bom posionamento e encaixe dos dentes ajuda a promover a saúde oral. Saiba mais.

Radiografia Intra-oral

As radiografias comuns deixam muito a desejar em relação aos detalhes importantes dos dentes dos animais de estimação. A radiografia intra-oral é a melhor ferramenta para avaliar todos os detalhes dos dentes, permitindo um diagnóstico preciso e um tratamento mais voltado às reais necessidade de cada paciente. Até mesmo nas situações mais comuns como o tratamento periodontal (“limpeza dos dentes”) o raio X é fundamental. Saiba mais em Radiografia Odontológica (Intra-oral) e sondagem periodontal.

Pets Exóticos

Hoje, muitos animaizinhos exóticos se tornaram pets. Ferrets, coelhos, chinchilas, porquinhos-da-Índia e outros pequenos roedores tem apresentado condições que prejudicam sua saúde oral. Leia mais sobre isto em:

Oncologia

Esta é a área de odontologia que trata dos pacientes que apresentam tumores na cavidade oral. Atualmente, pacientes com cancer podem ser tratados aumentando sua expectativa de vida, voltando a ter uma excelente qualidade de vida. Mas uma coisa é muito importante, quanto antes for o diagnóstico, as chances de sucesso se multiplicam. Por isso da importância de cuidados odontológicos de rotina em casa e avaliações periódicas no médico veterinário que poderão identificar alterações precocemente. Veja imagens e depoimentos de pessoas que tiveram pets com cancer na boca e venceram esta luta.

Cirurgia

Esta é a área que devolve a saúde dos pets através de procedimentos cirúrgicos. Várias são as situações que se enquadram nesta área. Clique nas opções abaixo para saber mais: