Mau hálito

Mau hálito pode ser sinal de problemas bucais! Veja dicas para cuidar dos dentes do seu pet

Atualizado em 26 de Julho de 2018

Você sabia que 85% dos cães adultos apresentam algum problema bucalO principal problema é a doença periodontal, que afeta a gengiva e o osso que seguram o dente na boca. Em geral, quanto maior a idade do pet, maiores são as alterações que acabam muitas vezes por levar a perda dos dentes. Esta é a razão porque é comum vermos cães mais velhinhos perdendo dentes. Mas, apesar de comum, isto não é normal, pois é ocasionado por uma doença!

A questão é que a doença periodontal é uma doença silenciosa, pois ocorre abaixo da linha da gengiva e quando percebida, muitas vezes já é tarde e um ou mais dentes já estão muito comprometidos, levando a inevitável perda dele. E, se não bastasse a perda dos dentes, há também as bactérias e a inflamação crônica da boca, que podem se espalhar para outros órgãos do corpo causando problemas em órgãos como o coração, fígado e rins.

Por isto, é importante ficar atento a alguns sinais que podem indicar que alguma coisa está errada com a saúde bucal de seu pet, sendo que o mau hálito é o principal deles. Não se deixe enganar pelo fato de seu cãozinho estar comendo e aparentemente feliz, porque os cães, num ambiente doméstico, usam pouco os dentes para mastigar a ração que consomem. Isto quer dizer que, mesmo com os dentes ruins, eles engolem o alimento sem precisar mastigar.

Sinais mais comuns de problemas odontológicos

Os sinais mais apresentados pelos cães são: mau hálito, presença de tártaro nos dentes, gengivas avermelhadas, inflamação, ficar babando sem motivo, sangramento, dificuldade para comer (ou variações, como tentar mastigar e deixar cair a comida, mastigar apenas de um dos lados da boca, virar a cabeça para um dos lados quando vai mastigar, só aceitar comida úmida, ao comer fazer movimentos estranhos com a boca ou até mesmo abandonar o alimento, ficar mexendo a língua como se estivesse mascando chiclete, perda de interesse por ossinhos e snacks de mastigar), perda de peso, alterações comportamentais (como ficar quieto e isolar-se), passar a patinha constantemente no focinho, presença secreção purulenta pelo nariz (principalmente se for apenas de um lado) e aumento de volume na face, principalmente se for logo abaixo dos olhos.

Como prevenir?  

A melhor forma de prevenção é a escovação diária dos dentes com pastas específicas para pets, e em geral têm-se mais sucesso se eles forem acostumados desde filhotes.
Para fazer a escovação é possível usar uma escova de bebê (recomendamos por exemplo a escova Meu 1º Dentinho da marca Bitufo), uma pasta específica para pets e, para potencializar os efeitos da escovação, outros métodos podem ser usados para ajudar a manter a saúde bucal do seu cãozinho:

  • Adição de algumas substâncias que ajudam a reduzir o acúmulo de placa e tártaro à ração do seu pet.
  • Petiscos com formato e textura especiais podem ser usados com a mesma função.
  • Existem produtos que também podem ser adicionados à água de beber que ajudam na manutenção da saúde bucal.
  • Além de outros produtos para passar na boca ou gengiva, que inclusive podem reduzir a inflamação gerada pela placa bacteriana.

Se você identificou um ou mais dos sinais citados no texto acima é sinal que pode estar na hora de trazer o seu cãozinho para uma avaliação odontológica com um de nossos profissionais especializados. Mesmo que ele seja bem novinho ou que ainda não apresente os sinais que foram citados, recomendamos mesmo assim a avaliação odontológica, pois este é um grande investimento na saúde dele, afinal o seu cãozinho tem 85% de chances de ter algum problema odontológico durante a vida, e nesta avaliação você será orientado a identificar e prevenir estes problemas.

Para agendar uma avaliação conosco, envie uma mensagem para nós diretamente no Whatsapp clicando aqui, ou entrando em contato através do email odontovet@odontovet.com e pelo telefone (11) 3816 2450

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!