O Tratamento Periodontal tem por objetivo devolver a saúde bucal, portanto, o objetido do tratamento é remover toda a placa bacteriana e todo o tártaro (acima e abaixo da gengiva), dando condições para que a gengiva “grude” novamente no dente e possa proteger as estruturas que o sustentam. Deve-se também deixar a superfície dos dentes lisa, dificultando o acúmulo da placa bacteriana e também facilitando sua remoção através da escovação.
O tratamento periodontal básico é indicado para pacientes jovens ou pouco predispostos à doença, para aqueles que fazem tratamentos regularmente ou com doença periodontal inicial (apenas inflamação da gengiva e tártaro, não havendo bolsa periodontal).
Um tratamento periodontal básico consiste em:
- Exame clínico e exames pré-anestésicos;
- Anestesia inalatória;
- Exame clínico detalhado de toda a cavidade oral, incluindo dentes, mucosas e especialmente a gengiva onde é feita a sondagem periodontal com auxílio de uma sonda periodontal milimetrada. Para que este exame seja completo e confortável para o paciente, ele precisa estar dormindo, por isto ele é anestesiado. Este exame minucioso da cavidade oral é importante por vários motivos:
- A quantidade de tártaro não é uma parâmetro seguro para se avaliar a saúde oral. A sondagem periodontal possibilita um diagnóstico preciso da condição de saúde periodontal do seu pet, permitindo um tratamento personalizado para devolver uma boca saudável.
- Outros problemas que não foram notados e o paciente não reclama podem ser diagnosticados e tratados devolvendo a saúde oral;
- Remoção do tártaro (com uso de ultrasom odontológico e curetas manuais);
- Polimento dos dentes (com uso de taça de borracha e pasta profilática);
- Recomendações para manutenção da saúde bucal através de cuidados odontológicos em casa;
- Reavaliações periódicas.
Cão jovem com acúmulo de tártaro e discreta inflamação na gengiva (doença periodontal inicial) sendo indicado tratamento periodontal básico.
Cão após tratamento periodontal básico (raspagem e polimento dental). Uma rotina de cuidados odontológicos em casa deve ser iniciada para manter a saúde oral.
Atenção às limpezas de tártaro:
Com a popularização da odontologia veterinária as “limpezas de tártaro” são feitas indiscriminadamente passando a falsa impressão de que tudo está bem (afinal os dentes “parecem” mais limpos e há melhora no mau hálito). Ao nosso ver, se a limpeza de tártaro não seguir os passos do tratamento periodontal básico acima descrito, o tratamento não é completo, e por não ser completo, não é capaz de devolver a saúde bucal dos pets.
Quando a doença peridontal evolui (geralmente por falta de higienização e tratamento profissional), havendo bolsa periodontal, retração gengival, mobilidade dos dentes, um tratamento periodontal avançado é indicado havendo necessidade de alguns procedimentos adicionais para devolver a saúde bucal:
- Radiografia intra-oral;
- Remoção do tártaro sobre as raízes;
- Alisamento das raízes;
- Regularização dos contornos gengivais;
- Plástica na gengiva;
- Enxerto ósseo ou bio-materiais;
- Extrações.
A necessidade de um ou mais desses procedimentos dependerá da avaliação detalhada feita pelo profissional e também de acordo com a expectativa do dono do pet.
Cão com placa bacteriana. Note que a placa não é visível e, muitas vezes, confunde-se com uma boca saudável
Cão com evidenciador de placa bacteriana (áreas pigmentadas de rosa); Presença de tártaro (crostas amarronzadas)
Dente canino sendo feita sondagem peridoontal, mostra gengiva “grudada” ao dente (2,5mm)
Uso do ultrasom para remoção do tártaro e placa bacteriana