Tratamento em Ferrets

FERRETS

Ferrets têm 34 dentes, sendo 12 incisivos, 4 caninos, 12 pré-molares e 6 molares.

Os Ferrets são, em geral, pets bastante agitados e adoram brincar de se esconder, além de serem ótimos exploradores do ambiente onde vivem. Por conta dessa personalidade ativa, os ferrets, algumas vezes, se envolvem em acidentes e a fratura dos dentes é uma das ocorrências mais frequentes quando atendemos ferrets. Veja um exemplo de atendimento de um paciente que quebrou um dente canino fazendo estripulias:    

ferret-fraturadente-1

Vista lateral da boca de um paciente Ferret que apresenta o canino superior quebrado (seta). O ponto vermelho no centro do dente é a polpa exposta (“nervo do dente”) que leva a dor. Indicação de tratamento de canal.

Ferret-restauracao-2

Dente do paciente ferret após tratamento de canal e restauração em resina.

Ferret-canalrx-3

Imagem radiográfica do dente após tratamento de canal e restauração em resina. A doença periodontal também afeta os ferrets prejudicando sua saúde. Por isto, é muito importante criar o hábito de escovar os dentes de seu ferret diariamente (recomendamos a pasta CET VIRBAC).

Outro problema odontológico bastante frequente nos ferrets é a doença periodontal devido o acúmulo de placa bacteriana. Com o tempo, forma-se o tártaro sobre os dentes, a gengiva começa a ficar inflamada e se não cuidado, pode evoluir para a perda do(s) dente(s) e também problema em outros órgãos, comprometendo toda a saúde. Para evitar este problema, é importante a escovação diária dos dentinhos. Use uma escova bem macia e pasta veterinária.

Caso o seu ferret não se acostume com o processo de escovação diária, leve-o periodicamente para uma limpeza dentária profissional com um especialista em odontologia veterinária (tratamento periodontal básico no dentista veterinário) evitando a formação de placa e tártaro.

ferret-perioantes-4

Ferret com doença periodontal (mau hálito, tártaro e inflamação da gengiva)

Ferret-periodepois-5

Ferret após tratamento periodontal com os dentes limpos

 

E lembre-se, a maior parte dos problemas odontológicos nos pets ocorre de forma silenciosa, sem que você note ou que o pet reclame. A infecção e inflamação da boca pode levar a problemas em outros órgãos. Então, fique atento à sinais que possam indicar algum tipo de problema, como mau hálito, gengiva inflamada, sangramento, dificuldade para comer, etc. Quer saber como está a saúde bucal do seu ferret? Agende uma consulta em: https://odontovet.com/contato

Olá, podemos ajudar?
Powered by