Tratamento Ortodôntico (Ortodontia)

O Tratamento Ortodôntico auxilia no bom posicionamento e encaixe dos dentes, ajudando a promover a saúde oral dos pets. Confira as vantagens de manter os dentes do seu pet alinhados e bem encaixados:

• Garante conforto ao animal;
  • Permite uma melhor mastigação e aproveitamento dos alimentos;
  • Permite uma melhor “auto-limpeza” dos dentes durante a mastigação.
  • Dentes mal posicionados facilitam o acúmulo de placa bacteriana e desenvolvimento da doença periodontal;
  • Evita traumatismos. Um dente fora de posição pode causar traumas (machucados) na gengiva, mucosa e céu da boca;
  • Evita desgaste de outros dentes. Um dente fora da posição pode gerar atrito com outro dente levando a seu desgaste, com possível exposição da polpa, levando a necessidade de tratamento de canal.

Desconforto

Filhote de cão ainda com dentes de leite apresentando ligeiro prognatismo

Filhote de cão ainda com dentes de leite apresentando ligeiro “prognatismo”. A mordida está invertida, pois os incisivos superiores estão mordendo atrás dos superiores.

Imagem mostra a região no assoalho da boca onde os incisivos superiores mordem e machucam a mucosa causando desconforto.

Paciente canino apresentando ferida na mucosa próximo aos incisivos

Paciente canino apresentando ferida na mucosa próximo aos incisivos (seta). Mordida em torquês (dentes incisivos superiores mordem exatamente sobre os incisivos infeiores, causando desgaste com exposição da polpa (nervo) e abscesso que veio a furo (seta).

Dentes incisivos gastos devido a mordedura

Dentes incisivos gastos devido a mordedura incorreta que levou a exposição da polpa (nervo) e formaçào de abscesso. Isto poderia ter sido evitado com um tratamento ortodôntico.

Dificuldade na auto-limpeza dos dentes

Dentes pré-molares e molares superiores esquerdo de um cão da raça Pug apresentando desalinhamento (giro-versão) e encavalamento (apinhamento) dos dentes favorecendo o acúmulo de placa bacteriana e desenvolvimento da Doença periodontal. Raças braquicefálicas como Boxer, Bull dog, Shitzu e outros tendem a ter este problema.

Boca de um gato onde nota-se o quarto pré-molar inferior esquerdo em destaque pelo acúmulo de tártaro (amarelado) e inflamação da gengiva (vermelhidão). Isto é devido ao dente estar fora de posição e por isto ele não é higienizado pelos dentes de cima durante a mastigação. A placa bacteriana não é removida levando a formaçào de tártaro e inflamação da gengiva.

Aprenda como é a oclusão normal (mordida / encaixe dos dentes) em cães e gatos:

Crânio de cão mostrando a oclusão normal para a espécie

Crânio de cão mostrando a oclusão normal para a espécie: 1- dentes molares superiores tem contato oclusal os infeiores; 2- quarto pré-molar superior quando em oclusão tampa o primeiro molar inferior; 3- dentes pré-molares inferiores e superiores se alternam (intercuspidação); 4 – caninos inferiores se encaixam à frente do canino superior e atrás do incisivo lateral; 5- incisivos inferiores se encaixa ligeiramente atrás dos superiores, mordendo em tesoura.

Tratamento Ortodôntico

Vista frontal da oclusão do gato que morde os incisivos em tesoura, como os cães. Atentar ao posicionamento dos caninos, porque embora os defeitos de oclusão sejam pouco frequente em gatos, quando ocorrem é na raça Persa e afeta o posicionamento dos caninos.

Entenda como é a oclusão (mordida) normal dos dentes em cães e gatos:

Cães

Crânio de cão mostrando a oclusão normal para a espécie

Crânio de cão mostrando como é uma oclusão normal para a espécie:

1- Dentes molares superiores tem contato oclusal os inferiores;

2- Quarto pré-molar superior quando em oclusão tampa o primeiro molar inferior;

3- Dentes pré-molares inferiores e superiores se alternam (intercuspidação);

4- Caninos inferiores se encaixam à frente do canino superior e atrás do incisivo lateral;

Gatos:

Vista frontal da oclusão do gato que morde os incisivos em tesoura, como os cães. Atentar ao posicionamento dos caninos, porque embora os defeitos de oclusão sejam pouco frequente em gatos, mas, quando ocorrem é geralmente na raça Persa e afeta o posicionamento dos caninos.

Exemplos de defeitos de oclusão e o resultado do tratamento ortodôntico em cães e gatos:

Desalinhamento dos dentes (Aumento de espaço)

Ocorre geralmente devido a presença de dentes de leites que não caíram ou dentes extra-numerários.

Desalinhamento dos incisivos inferiores de um cão devido presença de dente incisivos extra-numerários.

Aspecto final após extração dos incisivos extra-numerários (ficou um espaço anormal entre os dentes).

Aspecto final após extração dos incisivos extra-numerários (deixando um espaço anormal entre os dentes).

Tratamento Ortodôntico

Aparelho ortodôntico utilizado para fechar o espaço entre os dentes.

Aspecto final após tratamento ortodôntico.

Resultado final após tratamento ortodôntico.

Desalinhamento dos dentes

É mais comum e tem um impacto maior nos incisivos.

Desalinhamento dos incisivos inferiores de um cão.

Mordida Cruzada Anterior

Caracterizada pelo mau posicionamento de um ou mais incisivos invertendo sua posição e descaracterizando a mordida em tesoura que é o padrão para a maioria das raças.

Mordida cruzada anterior de todos os incisivos. Incisivos superiores estão para trás dos incisivos inferiores. O normal seria a mordida em tesoura, onde os incisivos superiores ficam na frente dos incisivos inferiores.

Aspecto final dos incisivos mordendo em tesoura (dentes superiores a frente dos inferiores) após tratamento ortodôntico.

Mau posicionamento dos dentes caninos (gatos)

É o tipo de problema de mordida mais frequente nos gatos, em geral os da raça Persa.

Paciente Felino com dente canino nascendo para o centro da boca e ferindo o assoalho da boca.

Paciente Felino com dente canino nascendo voltado para o centro da boca e ferindo o assoalho da boca.

Aspecto final após tratamento ortodôntico que movimentou o canino superior direito para sua posição.

Aspecto final após tratamento ortodôntico que movimentou o canino superior direito para sua posição correta.

Mau posicionamento dos dentes caninos (canino estreito na base)

É caracterizada pelos caninos inferiores morderem sobre a gengiva da arcada superior ou até mesmo no céu da boca, causando um ferida e dor. Em casos mais graves, pode chegar a furar o céu da boca e comunicar com o nariz. Geralmente ocorre com os caninos inferiores, dos dois lados, mas pode acontecer apenas de forma unilateral.

Paciente com canino estreito na base, mordendo sobre a gengiva da arcada superior.

Vista do céu da boca mostrando ferida onde ele morde o canino de baixo.

Aspecto final após tratamento ortodôntico.

Mau posicionamento dos dentes caninos (canino em lança)

É caracterizada pelos caninos superiores nascerem projetados para frente. É bastante comum na raça Pastor de Shetland.

23-tratamentos-ortodonticos-ortodontia-pet-orto-caninolanca1

Foto da boca de um paciente canino apresentando persistência do canino de leite superior direito e início de erupção do canino permanente superior deslocado para frente (canino em lança).

Lado esquerdo do mesmo paciente canino com canino permanente um pouco mais erupcionado, também em posição errada (canino em lança).

Aspecto final do lado direito após tratamento ortodôntico.

Aspecto final do lado direito após tratamento ortodôntico. Notar o posicionamento correto do canino superior.

Aspecto final do lado esquerdo após tratamento ortodôntico.

Aspecto final do lado esquerdo após tratamento ortodôntico. Destaque para o posicionamento correto do canino superior.