Cirurgia – Alteração nas glândulas salivares

Em toda boca existem muitas glândulas produtoras de saliva. Geralmente as alterações ocorrem nas glândulas maiores que ficam embaixo da língua e no pescoço.
É possível perceber que há algum problema quando há um aumento de volume flutuante na boca/pescoço do animal, e que às vezes pode até mudar de tamanho. Não existe uma causa definida para tais alterações, mas elas podem estar relacionadas a cálculos e/ou traumas sobre a glândula ou sobre os dutos de drenagem.

Sempre recomenda-se a remoção cirúrgica das glândulas salivares afetadas, e o procedimento não traz nenhum prejuízo à saúde do pet.

Leia a história e o caso de Nero, um cão resgatado que estava com sialocele e ganhou vida nova após passar pela cirurgia.

Alteracao_glandulas_salivares-1

Paciente felino com aumento de volume abaixo da língua característico de alteração da glândula salivar sub-lingual (também chamado de rânula). Indicado marsupialização ou remoção cirúrgica.

Alteracao_glandulas_salivares-2

Paciente felino após tratamento.

Alteracao_glandulas_salivares-3

Paciente canino com aumento de volume na região do pescoço característico de alteração da glândula salivar mandibular e sub-lingual (também chamado de Sialocele). Não existe uma causa definida para tais alterações, mas podem estar relacionadas a cálculos ou traumas sobre a glândula ou sobre os ductos de drenagem. Indicado remoção cirúrgica das glândulas salivares afetadas, que não traz nenhum prejuízo à saúde do pet.