Extração dos dentes de leite

A persistência dos dentes de leite é muito comum em cães de raças pequenas (Poodle, Yorkie, Maltês, entre outros) e deve ser tratada ainda enquanto filhotes, para evitar que os dentes permanentes nasçam tortos e também para evitar o aparecimento precoce da doença periodontal (que, por conta dos dentes ficarem muito juntos, há maior facilidade de acúmulo de placa bacteriana).

A idade de troca dos dentes em cães e gatos é aproximadamente do 4º (quarto) ao 6º (sexto) mês de vida. O normal durante a troca de dentes é que o dente de leite caia e, somente depois, nasça o dente permanente. Caso o dente permanente comece a nascer enquanto o dente “de leite” ainda esteja no lugar, este deverá ser imediatamente extraído para proporcionar espaço para os dentes permanentes nascerem. Mesmo que o dente de leite venha a cair mais tarde, o dente permanente pode nascer em posição errada, prejudicando a saúde bucal do seu pet.

Então, não hesite: ao você notar que um ou mais dentes permanentes estão começando a nascer e o dente de leite ainda não caiu, procure uma de nossas unidades para a extração dos dentes de leite. O procedimento é tranquilo, não há necessidade de internação e seu filhote vai para casa no mesmo dia. A recuperação também é tranquila e, em geral, no dia seguinte eles já estão brincando e comendo normalmente. Uma oclusão normal favorece a saúde bucal.

Nas imagens abaixo, é possível entender melhor a necessidade da extração os dentes de leite no o quanto antes, quando eles não caem no tempo previsto:

Imagem da boca de um filhote de cão de 6 meses de idade

Imagem da boca de um filhote de cão de 6 meses de idade com persistência do canino de leite superior (a). O dente permanente (b) nasceu em posição errada não havendo espaço para o canino inferior (c). Além disso, por os dentes estarem muito próximos, há um maior acúmulo de placa bacteriana que leva a inflamação da gengiva e formação de tártaro.

Imagem da boca de um filhote de cão de 6 meses de idade com persistência dos caninos de leite superior (a) e inferior (e). O dente permanente (c) nasceu mais para frente, em posição errada, não havendo espaço para o canino inferior (d) que está muchucando o céu da boca. Além disso, por conta dos dentes estarem muito próximos, há um maior acúmulo de placa bacteriana que leva a inflamação da gengiva (b).

Imagem da boca do filhote após 15 dias da extração dos caninos de leite onde pode-se notar que os dente permanente canino inferior (d) conseguiu espaço para se encaixar. A oclusão normal favorece a saúde bucal.

Imagem da boca do filhote após 15 dias da extração dos caninos de leite

Imagem da boca de um cãozinho de 5 meses onde nota-se que os incisivos inferiores já foram trocados. Os caninos inferiores de leite (a) ainda estão no lugar e os caninos permanentes (b) estão nascendo fora de posição, mais para dentro da boca. Se não houvesse uma intervenção para extração dos dentes de leite, os caninos permanentes continuariam a crescer e poderiam machucar o céu da boca. Recomenda-se sempre que haja a extração imediata dos dentes de leite.

Imagem da boca de um cãozinho de 5 meses onde pode-se notar que os incisivos inferiores já foram trocados.

Imagem da boca de um filhote canino de 6 meses de idade apresentando o encaixe normal dos dentes permanentes: (a) canino superior, (b) canino inferior e (c) terceiro incisivo superior.