CHINCHILAS
Chinchilas são pets muito interessantes, além de serem muito bonitos e chamarem a atenção por serem fofinhos. Vamos conhecer mais sobre esses roedores:
Além dos 4 incisivos na frente, eles tem mais 16 dentes na no fundo da boca. Sim, são 20 dentes ao total. Estes dentes são bem diferentes dos outros pets que atendemos, como cães e gatos, seja em tamanho ou formato, porém a principal diferença é seus dentes crescem durante toda a vida.
Isto tem a ver com o tipo de alimentação dos chinchilas. Na natureza, eles se alimentam da vegetação disponível e com isto precisam comer grandes volumes de alimento para satisfazer suas necessidades de calorias. Consequentemente o atrito entre os dentes e a abrasividade dos alimentos levam a um desgaste acentuado dos dentes, que é compensado pelo seu crescimento contínuo. Portanto na natureza existe um equilíbrio perfeito entre crescimento e desgaste dos dentes e assim a saúde bucal é mantida. Já no ambiente doméstico, os chinchilas podem não conseguir atingir este equilíbrio se sua alimentação é principalmente a base de ração e outros petiscos, e isto pode afetar a saúde oral deles. O fornecimento de ração, frutas e outras guloseimas é muito calórico e não exige que eles triturem grandes volumes de alimento, levando a um pequeno desgaste dos dentes. Como os dentes estão sempre crescendo, eles começam a ficar grandes e a causar problemas.
O estudo da mastigação dos chinchilas mostra que, quando eles comem ração, o movimento de mastigação muda provocando um desgaste desigual dos dentes, favorecendo a formação de pontas dentárias que machucam a bochecha ou a língua, causando dor e fazendo-os pararem de comer. A partir daí uma série de alterações pode ocorrer, dentre elas se destaca o desalinhamento dos dentes, que também leva ao desgaste irregular com formação de pontas. Além disso, o desalinhamento dos dentes leva ao acúmulo de alimento entre estes dentes, desenvolvimento da doença periodontal e posterior formação de abscessos.
Dicas de Alimentação
Se você quer cuidar bem da saúde de sua chinchila, além de cuidados veterinários, ofereça a ela a alimentação mais próximo da natural possível, e isto inclui principalmente alguns tipos de capim ou feno. Ofereça algumas variedades e veja de qual ou quais ela gosta mais. Não deixe ração à vontade, ofereça em pequenas porções, de modo que a chinchila se interesse por outros tipos de alimento, como os capins ou fenos. Pequenas porções de verdura podem ser oferecidas, mas lembre-se que a consistência das fezes deve ser controlada, pois chinchilas que não estão acostumados a comer verde livremente podem começar a apresentar fezes amolecidas.
Excesso de sementes, frutas e outros petiscos não fazem parte da dieta das chinchilas e não contribuem para a saúde oral. Leve esta sua preocupação com a alimentação e a saúde oral ao seu médico veterinário e juntos cheguem a uma alimentação que seja a mais próxima do ideal para elas.
Veja um video de uma chinchila comendo capim.
Se você notar em sua chinchila uma dificuldade para comer ou selecionar determinados alimentos em detrimento de outros, babar, passar as mãozinhas ao redor da boca, perda de peso, alteração de comportamento (podem começar a se auto-traumatizar), alteração na consistência, tamanho e volume das fezes, alteração no tamanho e cor dos incisivos, todos estes podem ser sinais de problemas odontológicos e um médico veterinário especializado na área deverá ser consultado.
Em geral, os dentes precisam ser desgastados e nivelados entre si. O tratamento é rápido e elas vão pra casa logo em seguida.
Aspecto normal da boca de uma chinchila. Notar que os dentes são bem baixinhos, próximos da gengiva e todos estão alinhados e tem o mesmo tamanho.
Aspecto normal dos incisivos de uma chinchila. A pigmentação alaranjada é característica do esmalte nos incisivos.
Paciente chinchila com dentes incisivos alongados, tortos e com alteração de cor. Em geral, tais alterações refletem problema nos dentes posteriores que devem ser tratados primeiro.
Dentes posteriores superiores do paciente chinchila mostrando pontas (setas) que machucam a bochecha. Os dentes estão grandes (alongados) e com tamanhos diferentes uns dos outros. Estas alterações causam dor e dificultam a alimentação. Dentes precisam ser desgastados e nivelados.