problemas dentários

Os problemas dentários mais comuns nos coelhos

Tudo o que você precisa saber sobre os problemas dentários mais comuns nos coelhos!

Seu coelho pode ser grande, pequeno, orelhudo ou baixinho. Não importa qual a raça ou nível de fofura, todo coelho necessita de atenção especial à sua dentição.

Os dentes dos coelhos crescem durante toda vida. Na natureza, esse crescimento é para compensar o desgaste dos dentes, que ocorre durante a mastigação de alimentos fibrosos (capim/mato). No ambiente doméstico, a alimentação à base de ração pode não fornecer o desgaste ideal, o que acarreta algumas complicações odontológicas frequentes. Para te ajudar a evitar esse e outros problemas, listamos as ocorrências odontológicas mais comuns nesses pets:

Alongamento dos dentes:

Ocorre quando os dentes não são desgastados adequadamente durante a mastigação. A alimentação à base de ração não só não causa um desgaste adequado dos dentes como também altera o padrão da mastigação. Como consequência, podem ocorrer alguns problemas:

Maloclusão:

Quando os dentes não são desgastados corretamente, podem sofrem alguma inclinação, saindo de sua posição correta, o que chamamos de maloclusão secundária. Fora da posição ideal, os dentes podem não ser desgastados adequadamente, podendo formar pontas que machucam a bochecha, a língua ou os lábios.

Nos coelhos, é comum também a maloclusão dos dentes incisivos, mas em geral, nestes dentes a maloclusão é primária ou esquelética, porque é causada por uma desproporção da mandíbula com a maxila. Dessa forma, os dentes podem crescer tortos e prejudicar a mastigação e alimentação, além de machucar os lábios.

Traumas nos dentes ou na face e mesmo quedas podem causar o desalinhamento dos dentes. Dessa forma, a dentição cresce de forma errada, complicando a mastigação e desgaste correto dos dentes.

Pontas dentárias:

Estudos mostraram que o padrão da mastigação dos coelhos muda quando estão comendo grãos ou ração. Dessa forma, o desgaste da superfície do dente não é igual em toda a superfície do dente, o que leva a formação de pontas dentárias. As pontas nos dentes pré-molares e molares inferiores causam trauma na língua enquanto nos dentes superiores causa trauma na bochecha. Este trauma machuca muito a bochecha, geralmente levando o coelho a parar de comer.

Presença de ponta dentária em um dente inferior esquerdo (seta) que está machucando a língua de um paciente coelho impedindo que ele coma. Ponta precisa de desgastada e dentes nivelados.

Problemas dentários

Imagem pós-tratamento de desgaste da ponta e nivelamento do dentes (ajuste oclusal).

Abscessos:

Quando os dentes estão alongados e fora de posição, predispõe ao acúmulo de alimento entre os dentes podendo levar a inflamação da gengiva (doença periodontal)  e até a formação de abscesso. A presença de pontas dentárias também pode levar a perfuração das mucosas da língua, lábios ou bochecha. A contaminação desta ferida pode levar a formação de um abscesso. Inicialmente, um abscesso pode apresentar-se como um pequeno aumento de volume ou uma pequena ferida na pele na região próxima aos dentes ou até passar despercebido por causa dos pelos que escondem o aumento de volume. Por isso, é importante apalpar com regularidade a cabeça de seu coelho.

Problemas dentários

Aumento de volume com pequena ferida na pele próxima aos dentes. Só pode ser notada após raspar os pelos. O diagnóstico foi de abscesso relacionado aos dentes.

Estes são os principais problemas dentários dos coelhos. Como você pode perceber, todos eles podem ter relação com uma alimentação errada. De certa forma, são problemas poderiam que ser evitados por meio de uma alimentação adequada (aquela que é mais próxima da alimentação natural, por exemplo, capins, fenos, folhas de vegetais fibrosos, talos de cenoura, palha de milho, etc., além de pequena quantidade de ração própria para coelhos e de boa qualidade).

Se o seu coelho está com os dentes alongados, seletivo para comer, perdendo peso, com fezes pequenas e ressecadas, esses podem ser os primeiros sinais de problemas dentários e um desgaste profissional pode ser necessário. Se você notar qualquer mudança de comportamento ou diferença nos dentes do seu coelho, o Odontovet tem dentistas especializados na saúde bucal desses pets.

Precisando de auxílio ou de uma consulta, é só entrar em contato conosco.

38 comentários
  1. Responder
    Adriana martelossi

    Boa tarde, meu coelho ja fez desgaste 03 vezes e os intervalos vem diminuindo entre um procedimento e outro, os dentes dele crescem com pontas, existe outro procedimento para evitar esse crescimento excessivo?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Adriana, creio que seu coelho seja um daqueles casos crônicos de difícil solução. A alteração da dieta para uma dieta predominantemente a base de capim pode surtir algum efeito em alguns casos. Pode-se também ponderar sobre extrações dentárias! Mas existe risco de resolver um problema e criar-se outro. Creio que a mudança na alimentação seja a que oferece menos risco.

      • Responder
        Joelma Hosoda

        Boa tarde !
        Tenho o mesmo problema iguais o da Adriana já fiz por 3 vezes o procedimento nos dentes do meu coelho , e o sofrimento dele continua grande quando os dentes crescem novamente. Sinto tanta dó.

    • Responder
      Carlos Roberto

      Seria bom dar madeira de pinus para ele roer.

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Não. Você deve fornecer capim como alimento para desgate dos dentes.

        • Responder
          Cristina Barbosa vilchez

          Capim ajuda na inflamação da gengiva
          do coelho

          • Herbert Corrêa

            Diretamente não, mas o capim ajuda no desgaste dos dentes e ocorrência de menos problemas odontológicos.

        • Responder
          Pedro

          Bom dia Doutor, eu estou com um problema com a minha coelha
          Teve uma queda e um dos dentes saiu e não voltou a crescer todo, só cresceu um pouco, sabe o que poderiam ser ? E o que pode se fazer para ele crescer mais?.

          • Herbert Corrêa

            Pedro, os dentes dos coelhos tem essa característica de crescimento contínuo. Se o dente não voltou crescer, as células do tecido terminativo que são responsáveis pela produção de dente podem ter morrido. Uma tomografia de feixe cônico poderia ajudar a entender o que pode estar acontecendo. Ficamos à disposição.

      • Responder
        Raissa

        Olá, minha coelha está com a pontinha dos incisivos ficando preto. Isso é normal? Se não for, o que fazer para melhorar?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Raissa, difícil fazer qualquer afirmação sem examinar o paciente. Pode ser alguma pigmentação, pode ter fraturado… realmente, difícil afirmar e te orientar. Se quiser passar com nossos dentistas veterinários por uma avaliação, você pode agendar direto oelo WhatsApp 11 38162450.

    • Responder
      Amanda

      Meu coelho está com os lábios machucados?

    • Responder
      Poliana oliveira

      Boa tarde levei meu coelho já no veterinário pq o nariz dele tá saindo secreção acho que e gripe estou limpando com soro fisiológico o fato dele levar ele no veterinário pq na coxa esquerda dele tem um caroço porém nesse caroço tem um orifício e nele sai pus a veterinária receitou antibiótico terça 23/05 faz 5 dias já que estou dando medicação mais sai pus porém pouco mais a minha preocupação e como esse orifício fecha

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Ola Poliana, sobre o caroço a que você se refere na coxa dele, não é nossa área de atuação. Sobre a secreção nasal purulenta, isto sim pode estar relacionado aos dentes. Teria que trazer até nós para avaliação. Ficamos à disposição.

    • Responder
      Renato de Oliveira

      Bom dia tenho criação de coelhos, 2 adultos estão com dois dentes pra fora quando entrando nas narinas dele ,oque posso fazer

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Trazer para avaliação e provável desgate

  2. Responder
    Najila Silva ribeiro

    Meu coelho está com abcesso dentário ele já está em um grau elevado, suspendi a ração e estou dando comidinhas naturais. Oque posso estar fazendo a mais ? Tem algum remédio ?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Najila. Fica difícil opinar pois não sabemos a extensão do abscesso. O melhor a ser feito é procurar um dentista veterinário. Se quiser trazê-lo até nós, iremos ajudá-los. Ficamos à disposição.

  3. Responder
    Bianca

    Oi doutor minha coelha tem um nódulo que sai pus com mau cheiro ! O que é?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Bianca, creio que seja um abscesso. Se for na região da face, pode estar relacionado aos dentes. O odontovet está preparado para atender abscesso na face de coelhos.

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Jéssyca, como podemos ajudá-la? Para maiores informações, envie um WhatsApp para (11) 996038608.

  4. Responder
    Luana Jacilene

    Meu coelho está com o dente torto e o veterinário falou que é normal e estou muito preocupada pois além disso ele tem o que se parece com um abscesso embaixo do pescoço. O que fazer?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Coelhos tem os dentes incisivos que ficam bem na frente da boca que são naturalmente curvos, mas não tortos ou desalinhados. Outra coisa, se realmente é um abscesso (pode-se fazer uma punção para diagnóstico), não é normal ter um abscesso!!!
      Ideal seria passar por uma avaliação com um dentista veterinário.

      • Responder
        Cauan

        Meu coelho parece estar com o dente quebrado o que pode ser? (Ela ainda é novinha) deve ter uns 2/3 meses de vida

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Ola Cauan, se o dente parece quebrado teria que trazer para avaliarmos. Os dentes dos coelhos crescem a vida toda. Fique de olho se o dente continuará crescendo e voltará a ser desgastado como os demais dentes durante a mastigação.

          • Ivonete

            Meu coelho teve que extrair o dente, estou com medo dele não conseguir se adaptar sem eles, alguma dica? Acha que ele consegue comer normalmente dps q tiver cicatrizado?

          • Herbert Corrêa

            Ivonete, em geral os coelhos se adaptam bem após extrações. No entanto, dependendo do dente extraído, algumas adaptações na alimentação podem ser necessárias. Por exemplo, se os dentes incisivos são extraídos, o ideal é ofertar o capim ou feno bem picadinho pois são exatamente os dentes incisivos que fazem esse papel.

  5. Responder
    Miguel

    Oi doutor, meu coelho está com um inchaço no queixo e notei que a gengiva parece estar meio ajulada e também ele não ta mordendo direito, você poderia me ajudar ?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Miguel, temos que avaliar o paciente para poder ajudá-lo, dessa forma, você precisa trazê-lo até nós. você pode agendar uma consulta através do WhatsApp 11 996168606. Aguardo vocês.

  6. Responder
    Caroline Barros

    Olá Herbert

    Meu coelho está com uma bola do lado do nariz e está com um mal cheiro e reparei que os dentes dele também cresceram de mais

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola. Caroline. Se os dentes estão grandes precisa de fazer um desgaste. Está bola ao lado do nariz precisa ser investigada. Consegue trazê-lo para avaliarmos?

  7. Responder
    Karol

    Os dois incisivos de baixo do meu coelho caíram. Estou achando que foi por falta de cálcio. Queria saber se há chances deles voltarem a crescer, e se sim, o que posso fazer pra ajudar? Se no caso for não, como proceder com os cuidados?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Tem que fazer rx ou uma tomografia odontológica para saber se ainda tem a Coria de reserva. Se tiver, tem chance de voltar a crescer. No odontovet fazemos estes exames.

      • Responder
        Ana Paula Braga

        Dr. Meu coelho,está com fraqueza nos membros superiores depois de uma extração de três dentes ,como faço para reverter isso? Já fiz raio-x ,ultrassom . Raio-x não deu nada ,nos membros superiores ou inferiores . A ultrassom deram muitos gases . Ele fica mais parado que em movimento . Quando faço massagem no abdômen ,ele faz cocô ,xixi ele passou noite toda sem fazer ,quando eu tirei ele do lugar o xixi saiu . Será que foi alguma complicação anestésica ?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Ana Paula, a melhor pessoa para te responder isso seria o profissional que realizou as extrações. Ele sabe melhor sobre o caso e poderia te ajudar. A fraqueza nos membros não tem relação direta com o procedimento odontológico. Como você falou que ele está com gases, isto pode ser em decorrência de alterações gastrointestinais que ele pode sofrer por ficar um tempo sem comer, tipo de. Alimento oferecido, de Teo outras causas que deveriam ser investigadas e tratadas. Quando mais tempo passar e ele não for assistido, isto pode se tornar fatal. Procure imediatamente o profissional que realizou o tratamento odontológico ou o clínico dele.

  8. Responder
    EDIELLI CARMINATI VIEIRA

    Meu coelho tem 2 anos e caiu um dente da frente , faz 20 dias e nada de nascer . Ele está comendo normal. Será que ainda nasce outro ?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Edielli, o mais importante agora é saber qual o motivo que fez cair o dente da frente e também verificar se os dentes de baixo irão ser desgastados por igual, sem crescer tortos. Um rx da região dos incisivos superiores poderia ajudar a entender o que aconteceu e ter uma previsão se ele vai ou não voltar a crescer. Estamos à disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!