problemas bucais

6 modos de saber se seu pet pode estar com problemas bucais

Você sabe identificar se a boca do seu pet vai bem? Nosso médico veterinário Dr. Herbert Corrêa explica alguns sinais que ajudam na identificação de como vai a saúde bucal do seu pet.

  • Mau hálito: é um dos primeiros e o mais conhecido de todos os sinais. O tal do “bafinho” indica que existem bactérias causando problema na boca de seu pet.
  • Gengivas inflamadas (Gengivite): Na maioria dos cães e gatos a gengiva tem a coloração rósea. Se a gengiva estiver avermelhada e inchada, isto é sinal de inflamação, podendo haver até sangramento ao toque ou quando ele mastiga. Em alguns casos, a gengiva pode ser pigmentada (escura) ficando mais difícil identificar a inflamação.

    Imagem da cavidade oral de paciente felino (gato)

  • Tártaro: Os dentes precisam estar sempre branquinhos. Quando eles começam a ficar sujos (crostas amareladas e escurecidas) isto é tártaro. Neste caso, já é necessária uma limpeza profissional (tratamento periodontal) com um dentista-veterinário. Em alguns locais, este tratamento é chamado de limpeza de tártaro.
  • Dentes quebrados: Levam à dor e infecção quando há a exposição do canal (“nervo”) do dente, precisando ser tratados. Em geral, o tratamento recomendado é o tratamento de canal quando há exposição da polpa (“nervo do dente”) ou a aplicação de um selante Mesmo se não houve a exposição direta da polpa o dente deve ser protegido com a aplicação do selante e radiografado quando não expôs a polpa.

  • Dentes de leite que não caíram: Isto não é normal! Os dentes de leite devem ser extraídos o quanto antes. Quando eles não caem, os dentes permanentes nascem tortos prejudicando o encaixe normal dos dentes. A presença do dente de leite e do dente permanente juntos faz com que mais sujeira e placa bacteriana acumulem entre estes dentes levando ao aparecimento precoce da doença periodontal. Leia mais aqui.

    Boca de um filhote de cão de 5 meses onde nota-se que os incisivos inferiores já foram trocados. Os caninos inferiores de leite (a) ainda estão no lugar e os caninos permanentes (b) estão erupcionando fora de posição, para dentro da boca. Se não houver extração dos dentes de leite, os caninos permanentes continuarão a crescer e irão machucar o céu da boca.

  • Aumento de volumes, inchaços e caroços na cavidade oral: devem ser investigados através de biópsia, pois infelizmente, hoje os tumores de boca são bastante freqüentes (a boca é o 4º local onde mais aparecem tumores).

Perceba que não mencionamos aqui a dificuldade de se alimentar entre os principais sinais de problemas bucais em cães e gatos pois este não é um sinal relatado com frequência por tutores que procuram um serviço odontológico veterinário. Infelizmente muitos pets sofrem com dor sem apresentar sinais. Por isso é importante ficar atento sempre, e, na existência de um ou mais dos sinais relatados acima é importante agendar uma consulta com um dentista veterinário, mesmo que seu pet aparente estar bem.

Além disso, nós do Odontovet recomendamos a escovação diária dos dentes do seu pet como a melhor maneira de manter a saúde bucal e fazer pelo menos uma avaliação odontológica ao ano. Aprenda a realizar uma escovação ideal.

Para mais informações e tratamentos, marque uma consulta através do nosso WhatsApp, clicando aqui.

38 comentários
  1. Responder
    Luiz Fernando da silva

    Boa noite; tenho um pitbull e gostaria de saber o custo de uma consula;;
    Acredito que tenha dente quebrado.

    Obrigado.

    • Responder
      Odontovet

      Olá Luiz Fernando, tudo bem?
      No caso, é necessária a avaliação de um especialista para saber ao certo o que pode ser feito.
      Por favor, agende uma consulta pelo telefone: (11) 3816-2450, fale com a Miriam que ela poderá fazer um valor especial pra você.

      • Responder
        Vilma

        Meu cachorro está com mal alito muito grande, e sagrando demais a boca dela, o que fazer?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Vilma, o mau hálito é um dos principais sinais de problema odontológico. O sangramento mostra que há urgência em você procurar um dentista veterinário. Ficamos à disposição.

        • Responder
          Benedita de Lima alba de brito

          Me ajudem por favor, minha cachorrinha não esta se alimentando já esta com 15 anos notei que ela está quase sem a mandíbula estou apavorada. Estou dando comida tipo sopa em seringa, estou com medo de leva-la no veterinario é eles quizerem praticar a eutanasia, me ajudem o que devo fazer? Alguma dica??

          • Herbert Corrêa

            Ola Benedita, creio que o melhor é procurar um médico veterinário. Mas se ele recomendar a eutanásia, você não precisa concorda, você pode procurar uma segunda ou terceira opinião.

      • Responder
        Miriam barbosa de sousa

        Meu filhote tem uma abertura no céu da bocas não consegue comer..só dou mamadeira mais ele engasga o tempo todo..

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Isto precisa ser operado. Mas geralmente, espera-se até os 5 a 6 meses de vida. Até lá, consulte um médico veterinário para te orientar como alimentá-lo. Depende do do defeito, uma prótese pode ser usada.

    • Responder
      Ricardo da Silva Gonçalves

      Olá Dr, tenho uma rottweiler e é sempre bem difícil leva lá pra consultas e etc, ela ficou com a boca inchada, depois caiu um pedaço como se fosse uma bolha de sangue grande aí o inchaço sumiu essa bolha era de sangue com o cheiro ruim, mas após cair percebi que os dentes dela precisa de uma limpeza mas não sei se seria a causa dos dentes ou tumor

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Ricardo, sangramento na boca é algo a ser investigado e o importante é não deixar passar o tempo, pois se for algo grave, pode ficar mais difícil de resolver. Durante a limpeza, examinamos toda a cavidade oral, radiografamos todos os dentes justamente para saber a origem do problema. Aguardamos você.

  2. Responder
    Juliana

    Meu york tem muito mau alito emuito partaroo que devo fazer e quanto custaria

    • Responder
      Odontovet

      Olá Juliana, tudo bem?
      No caso, é necessária a avaliação de um especialista para saber ao certo o que pode ser feito.
      O agendamento deve ser feito pelo Telefone: (11) 3816-2450, fale com a Miriam que ela poderá fazer um valor especial pra você.

      • Responder
        Eliseu moura

        Meu cachorro é um rotwailler e esta cm a gengiva inchada na frente do fucinho oque devo fazer

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Ola Eliseu, teria que avaliar o motivo desta inflamação. Ninguém melhor que um dentista veterinário para fazer esta avaliação. Se for por presença de placa bacteriana você pode usar algum antisséptico bucal por alguns dias e havendo a desinflamação, passar a escovar diariamente os dentes. Caso isto não funcione ou os dentes já tiverem com tártaro, o recomendável é fazer uma limpeza dentária profissional.

      • Responder
        Ana Lucia

        O meu cão está com a língua e a garganta inchada , oq pode ser?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Difícil advinhas sem examinar todo o histórico e o paciente.

    • Responder
      Marisa Cardoso Da Cunha

      Boa tarde! Obrigada por ter explicado o que vem a ser gengiva inflamada.Pois estou percebendo que minha dog, está com uma pequena inflamação na gengiva superior.

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Imagina, ficamos felizes em levar informações que são relevantes. Agora, é procurar ajuda para tratar esta gengiva inflamada. Procure um dentista veterinário!!!

        • Responder
          Telma Aparecida Pereira de Jesus Alves

          Meu filhote de fila esta com as gengivas inchadas e are o focinho tendo dificuldades para respirar estou administrando dexametazona mas não estou sendo resultado

          • Herbert Corrêa

            Telma, a parte da gengiva com certeza conseguimos apresentar uma solução, mas a dificuldade em respirar é uma emergência e você deve procurar um pronto atendimento para avaliar esta situação.

  3. Responder
    Leosane Menger

    Meu filhote está trocando os dentes e no local que está nascendo o dente traseiro está sangrando.Oque devo fazer?

    • Responder
      Odontovet

      Ola Leosane, o nascimento dos dentes permanentes é até certo ponto “agressivo” pois eles dentes literalmente rasgam a gengiva para nascer. então, eventualmente pode haver um pequeno sangramento. Mas, como não estamos vendo o seu filhote, não podemos afirmar que isto é ou não normal. Então, o ideais seria você treze-lo até nós para avaliarmos e aproveitarmos e verificarmos se todos os dentes estão nascendo no local correto e se nenhum dente de leite está demorando para cair. Se isto ocorrer, precisa extrair, pois o dente permanente pode nascer torno. Em geral, isto é mais comum nas presas (dentes caninos). Outra orientação importante que fazemos e que vale para a vida toda é sobre a escovação dos dentes e uso de outros produtos que podem ajudar na manutenção da saúde bucal para toda a vida.Ficamos à disposição.

  4. Responder
    SAMIRA AMORIM DA SILVA

    Boa tarde. Tenho. Filho de 5 meses, ele está com os dentes todos muito escuros e com desgastes e com mal hálito.
    O que pode ser.

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Samira, teníamos que avaliar para te falar o que está acontecendo, mas se o seu cão ou gato de 5 meses já está com a dentição assim, posso te afirmar que isto não é normal e você precisa levá-lo para passar com um dentista Veterinário. Isto pode ser alguma má formação no esmalte.

      • Responder
        Celiana

        Minha cachorrinha d 4 meses, percebi embaixo da língua um nervo formato de dente humano, abri a boca dela é igual um dente, mais é tipo um nervo não sei? nem duro nem mole.
        Muito estranho. Mais ela tá comendo e brincando normal.
        Oque será isso?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Celiana, difícil opinar sem ver. Agende uma consulta através do nosso WhatsApp 11 996038608.

  5. Responder
    Eliana dos santos carvalho

    Minha gatinha está com o canino sangrando ela tem 7 meses

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Eliana, deve ter acontecido algum acidente. Ficamos à disposição para atender-la.

  6. Responder
    Terezinha Luzia Barbosa

    Dr. Herbert Correia, tenho uma Lhasa Apso com 13 aninhos, e há uns 6 meses apareceu um caroço na gengiva do dentinho canino. Sempre que escovo os dentinhos dela faço uma massagem bem suave com o próprio creme dental (uso o CET), consegui diminuir o tamanho e paralisar o crescimento do caroço. Porém, agora está muito vermelho e aumentando o tamanho.
    Dr., o que devo fazer? Já pesquisei em vários sites especificos para pets, mas ninguém fala sobre esse assunto, parece que minha pet é a primeira a apresentar esse problema. Por favor, me responda, me dê uma orientação? Ficarei muito grata!

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Olá Terezinha, qualquer aumento de volume que não some e tende a aumentar deve ser feita uma biópsia para saber a natureza deste aumento de volume. Se estiver próxima traga até nós que iremos cuidar dela com toda atenção e carinho.

  7. Responder
    Sandy nascimento

    Minha cachorrinha ja esta idosa tem 12 anos, ja caiu alguns dentes dela, tem tambem um pouco de tártaro isso pode fazer com que ela salive muito nos ultimos 3 dias reparei que ela anda salivando! Sera que e pq ela ja nao tem.quase todos os dentes ?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Sandy, a salivação excessiva pode ter várias causas e precisa ser investigada. Uma das causas comuns é quando existe alguma ferida na boca causando dor. Vale a pena levá-la num dentista veterinário.

  8. Responder
    Jacqueline Guerra Alves

    Boa tarde a minha cachorrinha tá babando muito eu não consigo abrir a boca dela porque ela começa a chorar tá com mal cheiro de podre não com cheiro de mal hálito que o cachorro tem e ta com a língua meia esquisita ela era rosinha eu não sei o que faço eu não tenho um centavo no bolso o que devo fazer me ajudar por favor

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Jacqueline, se você estiver em São Paulo, procure o hospital publico. São 4 endereços:
      – Unidade Norte
      Rua Atílio Piffer, 687 – Casa Verde

      – Unidade Leste
      Av. Salim Farah Maluf, esquina com R. Ulisses Cruz, lado par – Tatuapé

      – Unidade Sul
      Rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba

      – Unidade Oeste (a partir de 01/07/22)
      Av. Professor Orlando Marques de Paiva, 87 – Butantã (USP)
      triagem social obrigatória na recepção

  9. Responder
    Miriam barbosa de sousa

    Meu filhote tem uma abertura no céu da bocas não consegue comer..só dou mamadeira mais ele engasga o tempo todo..

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Precisa procurar um médico veterinário para orientar sobre o manejo até que ele possa ter idade para ser operado que é por volta dos 5 a 6 meses de vida. Dependendo do tipo de defeito, uma prótese pode ser usada até lá.

  10. Responder
    yasmin

    olá minha cadelinha tem uns 60 dias percebi que ela tem a boquinha torta a parte de baixo da boca dela é bem menor que a parte de cima agora ele nao esta querendo comer nada nada nem leite ele toma o que posso fazer

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ela pode não estar querendo comer por algum problema de saúde geral. Isto, um clínico veterinário pode resolver. Outro motivo pode ser dos dentes caninos inferiores de leite estarem machucando o céu da boa. Daí, você precisa levá-la a um dentista veterinário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.