Problemas odontológicos comuns em gatos

Listamos os problemas odontológicos comuns em gatos. Saiba mais para prevenir.

Você sabia que os gatinhos filhotes tem 26 dentes enquanto os gatos adultos tem 30?

Pois é, e se o seu gato tem mais de 3 anos é provável que ele já tenha algum problema odontológico. Cerca de 80% dos felinos nesta idade já apresentam algum sinal da doença periodontal. Mas, não se preocupe, estamos aqui para tirar as suas dúvidas e esclarecer um pouco mais sobre o assunto.

Comecemos pelo básico: Como identificar esses sinais?

É simples. Preste atenção em alguns pontos-chave: No comportamento do pet, no hálito, se há tártaro nos dentes, gengiva avermelhada, sangramento na gengiva, perda de peso ou de apetite.

Esses são sinais comuns de que algo não está bem na saúde do seu gato. Caso perceba atitudes diferentes ou algum comportamento estranho, leve seu pet a uma consulta odontológica o mais breve possível.

Confira a lista de doenças bucais mais comuns nos felinos:

  • Fraturas: Andar livremente fazendo peripécias pode ter o seu custo. Brigas, quedas e até maus tratos são responsáveis por dentes quebrados nos gatos. Quebrar um dente pode levar à mesma dor intensa de uma cárie avançada. Compare os dentes de seu gato e veja se está faltando um pedacinho (fratura). Muita atenção nesses casos, pois a fratura pode chegar no nervo do dente, e isso dói muito!. A recuperação do dente é possível por meio de tratamento do canal e restauração do dente. É também indicado em alguns casos fazer uma prótese para proteger o dente de novas fraturas.

Neste paciente felino, é possível visualizar, além da ausência de alguns incisivos, a fratura do canino superior do lado direito, que está menor, comparando-se com o canino do lado esquerdo.

  • Doença periodontal: É a doença que afeta a grande maioria dos gatos adultos. Começa com o acúmulo da placa bacteriana, formação de tártaro, inflamação da gengiva e, se não tratada, pode evoluir e levar à perda dos dentes. Infelizmente, os efeitos da doença não se limitam à boca. As bactérias da boca podem ir para a corrente sanguínea e causar problemas em outros órgãos.

 

Imagem da boca de paciente felino com doença periodontal inicial com acúmulo de tártaro e inflamação da gengiva, principalmente no dente 4º pré-molar superior direito (último dente visível à esquerda na parte de cima na imagem).

 

Imagem da boca de paciente felino com doença periodontal mais avançada. Há grande acúmulo de tártaro e inflamação da gengiva.

  • Reabsorção dentária (RD) ou Lesão reabsortiva dos felinos (LR): É como se fosse uma cárie para gatos, no sentido do dente ser destruído. A diferença é que na cárie são os ácidos produzidos por bactérias que destroem o dente e na reabsorção dentária é o próprio organismo que destrói (reabsorve) o dente. Casos de reabsorção geralmente levam a inflamação da gengiva e a dor! Muitos casos passam despercebidos e só podem ser diagnosticados por radiografia intraoral que deve ser realizada em todos os dentes durante o tratamento odontológico de todos pacientes.

Imagem do canino superior direito de um gato visto pela face que fica voltada para dentro da boca (céu da boca). Presença de um ponto de inflamação na gengiva e pequena cavidade (Reabsorção).

A radiografia deste dente canino revela que a raiz deste dente já foi quase toda destruída (reabsorvida) pelo organismo. Infelizmente, este dente não pode mais ser recuperado e a recomendação é que o dente deve ser extraído por causar inflamação e dor.

 

  • Complexo gengivo-estomatite dos felinos (CGEF): é um quadro de inflamação crônica que atinge a gengiva e a mucosa, principalmente da bochecha na região do fundo da boca. Geralmente, o histórico de gatos com CGEF é de ter dor, comer pouco ou gritar e sair correndo da comida ou parar de comer, mau hálito, baba fétida e em muitos casos, várias limpezas dentárias já foram feitas ou vários antibióticos e anti-inflamatórios já foram utilizados sem resolver o problema. Infelizmente a causa deste problema é ainda desconhecida, provavelmente relacionada à presença da placa bacteriana e a um quadro imunológico, o que torna difícil um tratamento que seja 100% eficaz. Muitos tratamentos têm sido indicados ao redor do mundo, mas o tratamento que tem o melhor índice de sucesso é a extração dos dentes. O uso de laser e células tronco têm sido usados de forma experimental com relativo sucesso.

Imagem da boca de paciente felino onde fica evidente a vermelhidão da gengiva e mucosa ao redor dos dentes e também na região da bochecha mais na região do fundo da boca caracterizando o quadro de gengivo-estomatite dos felinos (CGEF).

Imagem da cavidade oral de paciente felino com CGEF caracterizada por gengivite (inflamação da gengiva, cerca de 1 a 3 mm de tecido imediatamente ao redor dos dentes) e estomatite (inflamação das mucosas, tecido além da gengiva. Exemplos: mucosa da bochecha, mucosa da língua, mucosa do palato, etc.)

  • Fraturas no maxilar e mandíbula: Acidentes e eventualmente até brincadeiras podem dar errado e não é incomum encontrar pets com esse tipo de fratura. Um dos sinais mais comuns é notar que a boca está torta. Quando não tratadas podem resultar em maloclusão, infecções e outras complicações. O dentista veterinário é o melhor profissional para resolver situações como estas.

Imagem da cavidade oral de um paciente felino com fratura da mandíbula na região do queixo (sínfese) e está provocando desalinhamento dos dentes e a boca está torta. Este tipo de fratura é muito comum quando o gatinho cai de algum lugar alto.

Imagem do paciente felino após imobilização da fratura com resina. Nota-se também fratura do canino superior direito que terá o canal tratado posteriormente.

Imagem do paciente felino após retirada da imobilização com resina e tratamento de canal do canino superior direito. Nota-se o perfeito alinhamento dos dentes.

 

  • Tumores na cavidade oral: A cavidade oral é o quarto local onde mais aparecem tumores. O tumor mais comum na boca dos gatos é o carcinoma, que é um tumor maligno (câncer). Por isto, se notar alguma ferida na boca que não cicatriza em uma semana e está aumentando de tamanho, não deixe para depois. É necessário fazer uma biópsia para o diagnóstico definitivo. Lembre-se: qualquer aumento de volume na boca é suspeito, até que se prove o contrário.

    Imagem da boca de paciente felino onde se destaca um aumento de volume na gengiva e no lábio próximos ao canino superior direito. Indicado fazer biópsia para diagnóstico. Suspeita de ser um tumor.

     

  • Abscessos: Inchaços na face que aparecem da “noite para o dia” podem ser indicativos de abscesso, principalmente se forem na região do focinho e abaixo dos olhos. A causa dos abscessos pode estar relacionada à complicação de dentes quebrados ou também a doença periodontal grave.
  • Maloclusões: também conhecido com dentes tortos ou desalinhados. Em gatos, o problema de oclusão mais comum está relacionado ao mau posicionamento dos dentes caninos, que por serem dentes grandes e afiados podem causar trauma que levam a desconforto e dor. A raça persa é a que mais apresenta problemas de oclusão.
Problemas odontológicos comuns em gatos

Imagem da boca de paciente felino vista de frente onde se pode visualizar que o canino superior do lado esquerdo do paciente está fora de posição sendo indicado colocar aparelho para correção.

Imagem da boca do mesmo paciente felino após retirada do aparelho onde é possível visualizar que o canino superior esquerdo do paciente está na posição correta.

Acima de tudo, não se esqueça da escovação e higiene diária. Essa é a melhor forma de prevenção a qualquer problema odontológico que seu pet possa ter.

E não se esqueça, caso o seu pet apresenta algum comportamento fora do normal, marque uma consulta clicando aqui.

146 comentários
  1. Responder
    Maria Rosa da Silva

    Meu gato esta assim ve raçao e morde e corre n consegue mastigar

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Poxa, você precisa trazê-lo até nós para fazermos um diagnóstico e trazermos uma solução.

      • Responder
        Maria Eduarda

        O meu gatinho pequeno tem os dentes de baixo maiores, então ele fica com a “boca aberta” e aparece a gengiva dele.
        É normal?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Ola Maria Eduarda, não, isto não parece ser normal. Seria importante a avaliação de um de nossos dentistas veterinários.

          • Miguel Arcanjo Pereira Lima

            Minha gatinha pequena quebrou a presa e não mastiga de um lado; oque eu faço?

          • Herbert Corrêa

            Olá Miguel, você precisa trazê-la até nós para verificar se houve exposição da polpa. Havendo, a indicação seria de tratar o canal ou a extração. Ficamos à disposição.

          • Fabrine Oliveira Figueredo

            O meu gato já é adulto. Chegou em casa babando muito. Percebi q ele está sem os dentinhos da frente 🙁

          • Herbert Corrêa

            Fabrine, deve ter acontecido algum acidente. Ficamos à disposição para atender-la.

          • Maria Auxiliadora Bello santana

            Meu gato com 2 anos de idade está com os caninos crescidos até dificultando a mastigação
            O que fazer?

          • Herbert Corrêa

            Ideal seria trazer para avaliação e radiografias intraorais

          • Susana

            Tenho uma gata com um dente canino Torto e prende lhe o lábio existe em Portugal aparelho para gato ?

          • Herbert Corrêa

            Olá Suzana, não sei dizer se em Portugal tem profissionais que colocam aparelho em gatos. Procure a Clínica Bicudo em Lisboa.

        • Responder
          Maria Carol

          Ola, minha gatinha de 7 meses está fazendo um barulho de “crack crack” quando come, até mesmo sachê. Ela ainda não tem todos os dentinhos é uma British short hair. O que pode ser? Ainda está trocando os dentinhos?

          • Herbert Corrêa

            Ola Maria, como vai? Teria que marcar uma avaliação para entender o que pode estar acontecendo. Com certeza algum de incômodo ela tem.

          • Evandro

            Minha gata ta com mesmo problema, faz esse barulho quando come. Vc ja descobriu o que é?

          • Daiane Portela

            Olá. Minha gatinha está com o dente canino direito voltado p cima, e com a bochecha um pouco inchada. O q pode ser ?

          • Herbert Corrêa

            Ola Daiane, pode ser um problema de maloclusao, mas difícil saber sem avaliar sua gatinha. Recomendo você agendar uma consulta. Hoje, podemos fazer uma triagem on-line se você não estiver perto de nós. Ficamos à disposição.
            Att.

        • Responder
          Silvana

          Minha gata tem os dentes caninos do lado esquerdo bem grandes, os de cima e os de baixo. O que eu faço? Estão atrapalhando ela. O que eu faço?

          • Herbert Corrêa

            Trazer para avaliação e tratamento!!!

      • Responder
        Camila

        Boa noite! Meu gato tem 7 meses, notei que os dentes de trás estão moles e encontrei um dentinho no chão, é normal? Ou ele deve estar com falta de vitamina?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Camila, creio que não. Nesta idade eles trocam os dentes.

        • Responder
          Ana

          Minha gatinha está com 11 aninhos e está com muito tártaro,estou com medo que precise remover os dentes , tenho receio da anestesia

          • Herbert Corrêa

            É compreensível a sua preocupação!! O ideal seria fazer os exames pré-operatórios para verificar o estado de saúde dela e se ela pode ser anestesiada com segurança. Sobre perder ou não os dentinhos, vale lembrar que o objetivo principal de um tratamento odontológico é devolver a saúde e bem-estar ao paciente. Para para atingir este objetivo, for necessário extrair dentes, é preferível ela não ter alguns dentes e ter saúde e conforto, do que ficar com os dentes mas não ter saúde e sofrer sem reclamar.

          • Maria Penha

            Ola,meu gatinho tem um ano,alguns dentes dele não cresceram e em volta está tudo vermelho sai bastante secreção do nariz dele e as vezes fica com mau hálito….o que será ?

          • Herbert Corrêa

            Maria, você precisa levar seu gatinho num médico veterinário para avaliação. Difícil dar um diagnóstico sem avaliar o paciente.

      • Responder
        Adelina Regina

        Meu gato caiu um dente hoje o canino.
        Ficou um buraco e estou com medo de entrar comida dentro do buraco o que fazer?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Na maioria dos casos com higiene local e escovação diária dos demais dentes este buraco fecha. O ideal seria passar com um dentista veterinário para avaliação e daí decidir-se pela melhor conduta.

          • Natália

            Meu gatinho tem 11 meses e parece que os dentes de cima não nasceram, parece que estão para dentro. O que pode ser ?

          • Herbert Corrêa

            Ola Natália, precisaria fazer radiografias, de preferência intra-orais, para avaliar se os dentes permanentes foram formados ou não.

          • VIVIAN FERREIRA DOS SANTOS

            Olá minha gata está babando muito e com mau hálito um lado do lábio dela está inchada e rocho , será que é normal ? Vai passar ? Ou precisar de uma consulta ? Ela tem apenas 6 meses e só fica dentro de casa esta muito sonolenta e parece estar com dor

          • Herbert Corrêa

            Vívian, isto NÃO é normal. Procure imediatamente um médico veterinário!!!

          • Adriana

            Olá boa tarde tenho um gatinho com três meses que tem sempre congitivite posso ter acabado de limpar os olhinhos que aparece logo novamente só que agora também tem apanhado o nariz e tenho notado ultimamente um cheiro meio que a podre poderia me ajudar a arranjar uma solução pois custa me muito vê-lo assim
            Obrigada

          • Herbert Corrêa

            Adriana, nossa especialidade é odontologia veterinária. Você precisa de um oftalmologista.

      • Responder
        Bruno

        Opa TD bom minha gatinha já tinha um dente canino quebrado mais não tem sinais de infecção ou inflamação agr ela quebrou o outro dentinho

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Difícil dizer sem avaliar. Mas uma das suspeita é que isto possa ser um tumor. Procure imediatamente um médico veterinário.

    • Responder
      Amanda

      Aparentemente o dente de leite do meu gatinho está saindo, mas parece que há uma pele que está segurando, há possibilidade de ser uma fratura ou de não ser um dente de leite? Hoje ele sem querer caiu no quintal do vizinho e quando foi sair acho que se machucou um pouco no susto. Só fui ver o estado do dente dele depois

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Maria Rosa, para opinar sobre este caso do seu gatinho teríamos que avaliá-lo. Em geral, a troca de dentes ocorre do quarto ao sexto mês de vida. Se o seu gatinho é mais velho, este já pode ser um dente permanente. Mas, teria que avaliar. Traga-o para uma consulta com nossos dentistas veterinários. Eles com certeza resolverão o problema.

      • Responder
        Gabriela

        Oi, o dente canino permanente da minha gata quebrou. Não quebrou na raiz, porém estou com medo de haver complicações. O que eu faço? Obrigada desde já.

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Gabriela, boa noite. Leve a um dentista veterinário. Ele irá avaliar a necessidade de um tratamento de canal ou restauração deste dente.

      • Responder
        Valeria

        Boa noite!
        Meu gato sentia muita dor e nao comia,precisou retirar todos os dentes,depois que passou o tempo de sarar ,voltou novamente a correr do sachê como se tivesse novamente com dor.
        o que pode ser?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Valeria, o ideal é sempre avaliarmos o paciente para dar qualquer opinião. Seria interessante você consultar o profissional que extraiu os dentes dele para ele te ajudar com este problema. Em geral, gatos que sofrem com o complexo gengivo-estomatite podem ter indicação de extração dos dentes. Mas a extração dos dentes não garante a melhora. Pode ser que ele não tenha respondido satisfatoriamente ao tratamento.

    • Responder
      Emília Carvalho

      Tem k levar no veterinário, pq ele não tá conseguindo comer ração pq é dura , vai te que da algo
      Macio que ele possa mastigar

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Isto mesmo Emilia, tem que levar no médico veterinário. Obrigado

    • Responder
      Gissele

      Olá , Doutor! Minha gatinha ficou com a coleira presa na sua boca , isso fez a gengiva sangrar e ficar vermelhinha , gostaria de saber se isso pode se desenvolver para uma gengivite ou afeta ?

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Gissele, a vermelhidão e sangramento já indicam um gengivite. Ideal, passar por consulta.
        Att.

        • Responder
          Elis

          Tenho um filhote e ele tá com comportamento estranho ele ponha as mãozinhas entre maxilar e as orelhas e aperta com força como se quizer se tirar alguma coisa da boca já verifiquei e não tem nada

          • Herbert Corrêa

            Elis, recomendo que você procure um dentista veterinário. Este profissional é treinado para avaliar a boca do seu filhote. É comuns tutores não perceberem alterações, pois não estão preparados para isto.

          • Srt. Iasmin

            percebi que minha gatinha de mais ou menos 4 anos tem a gengiva levemente perfurada pelos dentes caninos. Eu receio que isso cause dor porém ela sempre esteve assim. É normal?

          • Herbert Corrêa

            Ola srt. Iasmin. Não, isto não é normal e causa desconforto e/ou dor e eles infelizmente não reclamam e sofrem em silêncio. Precisa tratar esta condição!!!

        • Responder
          Cleber Pereira

          Olá, minha gata tem 8 anos e faz um tempo percebi que o canino superior direito estava maior que o esquerdo, tanto que ele até ficava um pouco pra fora da boca (parecia um tigre dente de sabre), hoje de tarde saímos e quando cheguei a noite não vi esse dente pra fora e fui ver a boca dela, o dente caiu, não sei se estava mole (na verdade nao toquei nele, ela fica arisca se.tocam em qualquer lugar da cabeça), ou então se ela bateu, mas acho difícil ela bater pois ela é bem esperta. Devo me preocupar?

          • Herbert Corrêa

            Cléber, não creio que tenha batido este dente. Estes casos são comuns e trata-se de uma extrusão dentária devido uma afecção dentária. Este dente já caiu e se a gente fica fechar direitinho existe grandes chances de ficar tudo bem! No entanto, algumas perguntas precisam ser respondidas:
            1 o dente caiu inteiro ou ficou alguma parte na boca?
            2 em geral os problemas dentários não afetam apenas um dente de forma isolada. Outros dentes podem ter sido afetados?
            Ideial trazer para uma avaliação com radiografias intraorais.

          • Newton Lima

            Bom dia, tenho um gato com o mesmo problema, um canino estava maior que os outros e hoje ele entortou, ficou pra fora da boca, parece que está frouxo e vai cair. Como ficou tua gata depois que caiu o dente?

    • Responder
      Miriã

      Olá! Sou Miriã e tenho uma dúvida. Meu gato já tem quase três anos e reparei hoje que um canino inferior dele está meio torto, para fora (como se estivesse nascendo ou caindo) não cheguei e mexer pois estou receosa de doer. Mas gostaria de saber se é normal isso. Se os dentes dos gatos caem ou como funciona?
      Por gentileza.

      Espero uma resposta se possível.

      Atenciosamente Miriã.

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Olá Miriã, esta condição não é normal. Algumas possibilidades são:
        – maloclusão: dente torto. Teria que avaliar se isto está causando algum problema para ele.
        – ele ter sofrido um trauma e o dente saído do lugar. Teria que avaliar se o dente está abalado ou se já está firme e se está causando algum problema.
        – doença periodontal: devido ao acúmulo de placa bacteriana, há inflamação que leva a perda óssea e o dente pode luxar e sair da posição.
        Você pode agendar uma consulta traves do WhatsApp 11 38162450.

  2. Responder
    Jaci

    Meu gato foi atropelado e fraturou o sibfise, porém o cirurgião não quis realizar a cirurgia pq disse que já estava calcificando, porém meu gato ficou sem poder fechar a boca, por conta do posicionamento do canino inferior, o que pode ser feito para melhorar essa oclusão?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Jaci, creio que podemos ajudar seu gatinho. Mas você precisa trazê-lo até nós para avaliarmos e buscarmos a melhor solução.

      • Responder
        Daniele Santos

        Olá Boa noite Tudo bem? Meu gato na terça feira foi para rua e voltou na quinta muito estranho sem apetite não quiz beber água e nem comer nada, com a boca e fuchinho sujo e com odor muito forte na boca como se estivesse comigo algo podre, fiz ingenizacao do lado de fora e notei q os caninos estava bem amarelados e saindo uma gosma trasparente, hj ele comeu um pouco de pate, agora anoite ofereci ração comeu bem pouco mas está com muita dificuldade para comer a lingua dele não está saindo muito pra fora ele tenta beber água más não consegui, tentei abrir a boca más ele não deixa, pois estou muito preocupada não levei ao veterinário pois estou sem condições, me ajuda por favor obrigada!!

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Olá Daniele Santos, ele pode ter sido vítima de algum trauma, mas precisaria examina-lo para poder ajudar.

          • Albina Linhart Aro

            Olá.Dr.Meu gato está com 17 anos e está com inflamacao na gengiva devido muito tartaro na boca.Se fazer a limpeza tem que anestesia e.corre risco de morte na anestesia.Da boca dele sai um gosta.Parece q comeu coisa podre.
            Faço curativo por fora.Ele não deixa abrir a boca,Sente dor.
            Por favor ele e meu companheiro.Meu esposo faleceu a poucos meses.Estou sem dinheiro
            Tô desesperada.Tdo pés em dinheiro.Sou aposentada
            Me ajuda.Por favof

          • Herbert Corrêa

            Olá Albina, poxa, sinto pela perda do seu esposo!!! Não deve ser nada fácil!! O fato dele ter 17 anos não quer dizer que ele não possa ser anestesiado. Seria necessário fazer exames de coração e de sangue para avaliarmos se ele pode ser anestesiado com segurança. Mas o fato pelo que você descreve é que ele tem algum problema bucal e precisa ser tratado. Entre em contato com a Cleide pelo Whatsapp (11) 996038608 e veja quais as condições para seu gatinho ser atendido. Um abraço.

      • Responder
        Stefani

        Olá, minha gatinha está com 5 meses e estava com duas presas uma na frente da outra, dos dois lados, agora perdeu as duas de trás…Seria a troca dos dentinhos de leite?
        Obrigada desde já!

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Ola Stefani, creio que seja a troca de dentes. O ideal é que esta troca seja acompanhada por um dentista veterinário.

          • Rositania Batista de Oliveira

            O meu gatinho brincando de pular quebrou a presa. E aí o que faço? Vai nascer outra presa? Ele só tem 5 meses.

          • Herbert Corrêa

            Nesta idade ele deve estar trocando as presas de leite para as definitivas. Se for a definitiva, temos que avaliar se houve expedição da polpa (parte viva do dente). Se houve, tem que tratar o canal?
            Você sabia que pode agendar uma consulta por telemedicina com nossos dentistas veterinários? Mande WhatsApp para 11 996038608

    • Responder
      Jenifher Fernanda de Jesus

      Minha gata está com dois dentes caninos um do lado do outro no mesmo lado da boca juntos o que pode ser?

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Ola Jenifher, creio que seja um dente de leite e o outro o dente permanente. A recomendação é radiografar para confirmação e extração do canino de leite.

  3. Responder
    Jennifer

    Minha gata perdeu os caninos, tem algo que eu possa fazer?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Olá, a doença periodontal, as reabsorções dentárias e as fraturas são as principais causas de perda de dentes em gatos. Com exceção das fraturas que podem ocorrer em um dente de forma isolada, em geral, a doença periodontal e as reabsorções dentárias podem afetar vários dentes. O ideal seria você trazê-la até nós para avaliarmos a causa que levou a perda dos caninos evitando assim que possa perder outros dentes. Esta é a primeira preocupação. Feito isto, existem implantes para os gatos, mas precisamos avaliar se existe indicação para a sua gata.

    • Responder
      Verônica

      Boa tarde! Meu gato está com dente batendo na gengiva e formou “bolinha inflamada”, teria que “extrair o dente”? Grata desde já!

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Olá Verônica, teríamos que examiná-lo, mas em uma situação como a que você descreve, pode colocar aparelho ou extrair o dente.

    • Responder
      Cleo

      Meu gato tem cerca de 1 ano, quando ele tinha 06 meses percebi os dentes da parte superior da frente caindo, até comemorei pq achava que ele estaria trocando os dente, mais infelizmente nada caiu foi mais dentes. Nasceu duas aftas nos últimos dentes na parte de cima de cada lado, gengiva bastante avermelhada e com mal hálito. Levei a um veterinário mais passou uns remédio e um spray mais não resolveu… Moro em fortaleza e já procurei alguém que tenha especialidade em Gatos.
      Por favor se poder me ajudar agradeceria demais.

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Ola Cleo, como vai? Sinto por ele estar assim. Procure a Dra Miria Marinho do Odontopetvet aí em fortaleza.

  4. Responder
    Juliana Andrade

    E se o gato já perdeu os dentes, o que fazer?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Olá, a doença periodontal, as reabsorções dentárias e as fraturas são as principais causas de perda de dentes em gatos. Com exceção das fraturas que podem ocorrer em um dente de forma isolada, em geral, a doença periodontal e as reabsorções dentárias podem afetar vários dentes. O ideal seria você trazê-lo até nós para avaliarmos a causa que levou a perda dos dentes evitando assim que possa perder outros dentes. Esta é a primeira preocupação. Feito isto, existem implantes para os gatos, mas precisamos avaliar se existe indicação para a sua gata

    • Responder
      Victória Cardoso Lacerda

      O meu gato levou uma pancada na boca e perdeu os dentes, o que eu faço?

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Juliana, seria importante radiografar para saber se não ficou algum pedaço de raiz dos dentes perdidos.

  5. Responder
    Jéssica

    minha gata perdeu as presas

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Olá, a doença periodontal, as reabsorções dentárias e as fraturas são as principais causas de perda de dentes em gatos. Com exceção das fraturas que podem ocorrer em um dente de forma isolada, em geral, a doença periodontal e as reabsorções dentárias podem afetar vários dentes. O ideal seria você trazê-la até nós para avaliarmos a causa que levou a perda dos caninos evitando assim que possa perder outros dentes. Esta é a primeira preocupação. Feito isto, existem implantes para os gatos, mas precisamos avaliar se existe indicação para a sua gata

  6. Responder
    Jullyana Dias

    Minha gatinha tem 9 meses, ela foi adotada.de rua com 3 meses mais de uns meses pra cá caiu os 4 dentinhos dela da frente na parte de baixo e não nasceu mais. Faz 3 meses que está assim, é normal?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Jullyana, isto não é normal e pode ser preocupante! Em geral, com exceção de acidentes que podem levar a perda de dentes, quando um gato perde um dente, outros dentes podem estar sendo afetados e correm o risco de caírem também. Daí a importância de você trazê-la até nós para uma avaliação da cavidade oral com radiografia intraoral para entendermos o que aconteceu e devolver a saúde bucal e bem-estar dela.

  7. Responder
    Danilo Gomes

    Meu gato de 6 meses está com caninos duplos. Aparentemente veio o dente permanente sem cair o “dente de leite”. É preciso extrair?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Danilo, sim, a recomendação é a extração imediata dos dentes de leite para que os dentes permanentes tenham espaço para se encaixarem de maneira correta. além disso, a presença dos dois dentes faz com que junte mais placa bacteriana que levará a inflamação da gengiva.

  8. Responder
    Verônica

    Boa tarde! Meu gato está com dente batendo na gengiva e formou “bolinha inflamada”, teria que “extrair o dente”? Grata desde já!

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Olá Verônica, teríamos que examiná-lo, mas em uma situação como a que você descreve, pode colocar aparelho ou extrair o dente.

      • Responder
        Adriana

        Olá, minha gata vai fazer oito anos, notei que ela está sem um dente na parte inferior. Há alguns dias, apareceu um pequeno ferimento no canto da boca, que está crescendo, um pouco abaixo do lábio inferior e quando fui colocar remédio, notei que a presa superior é que tá causando o machucado. O que fazer?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Ola Adriana, precisamos avalia-la, mas um eventual tratamento ortodôntico ou extração devem ser ponderados.
          Att.

        • Responder
          jessica

          o que voce fez ? pra melhorar ?

  9. Responder
    Camila

    Olá!
    Meu gato quebrou o canino (metade da presa), a outra metade está na raiz e aparentemente normal, sem lesão próximo da gengiva e sem inflamação. Sei que o recomendável é fazer uma avaliação, mas gostaria de saber se nesses casos, existe a possibilidade de recupera-lo sem a necessidade de extração ?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Olá Camila. Pelo que você descreveu da fratura, creio que a polpa (a parte viva do dente / canal do dente) deve estar exposto. Então, será necessário o tratamento de canal e depois sim a restauração ou reconstrução do dente. Esta reconstrução pode ser feita em resina ou com um prótese que tende a ser mais resistente.

      • Responder
        Ca

        Muito obrigada pelo breve retorno. Me ajudou e muito!

  10. Responder
    Ale

    Olá
    Estava brincando com meu gato e ele tem apenas 7 meses, ele bateu a boquinha no meu braço e percebi que o dente canino da parte debaixo está molinha desde a raiz, o que eu posso fazer, cairá sozinho? Ou precisa arrancar?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      É bem provável que seja o dente de leite. O ideal seria você levá-lo a um dentista veterinário para se certificar.

  11. Responder
    Flaviana

    Meu gato tem o maxilar protuberante, como se fosse uma mordida classe 3 .humanos. o queixo dele é meio pra frente. Observei que ele nem sempre foi assim e parece que está piorando com o tempo. O que pode ser? Isso pode atrapalhar a alimentação dele?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Qual a idade dele? Se ele estiver em crescimento a oclusão (posicionamento dos dentes) pode mudar. Se ele já for adulto, pode ser algum problema envolvendo o osso que suporta este dentes. Precisaria avaliar e radiografar a região.

  12. Responder
    Catarina

    Tenho uma gata com 7 anos
    Deixou de comer e defecar, então levei ao veterinário.
    Fez 3/4 raio x, tirou 2x sangue, fez uma ecografia, teve a soro algumas vezes, fez um enema, medicação e continua a não comer e a defecar.
    A minha pergunta é, o que tem a minha gata ?
    Que nem com exames o veterinário consegue ajudar.
    Desde segunda feira que não come (5dias). Isto é preocupante, e estou a ficar sem meios (€) de a puder ajudar.

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Olá Catarina, sentimos por sua gata. Mas para ajudar precisamos vê-la. Poderia agendar uma consulta? O não comer pode até estar relacionado a boca, mas o não defecar não. No entanto, se ela não come, vai diminuir as defecações também.

  13. Responder
    Fabio

    Quanto custa em média um tratamento desses?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Fabio, este canal não é destinado a passar valores de tratamento. O ideal seria uma avaliação para depois você ter um orçamento. No entento, você pode ter uma noção de valor através do nosso canal de atendimento via WhatsApp (11)996038608 com a Cleide. Att.

  14. Responder
    Nycole

    Boa noite, meu gato tem 8 meses e não possui os dentes caninos da parte debaixo ainda… Isso é normal? Podem nascer ainda?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Nycole, pela idade, ele já deveria ter todos os dentes erupcionados. Ideal fazer uma radiografia intra-oral para avaliar se estes dentes estão presentes ou não.

      • Responder
        Isabel Kuntz Ferreira

        Boa noite, minha gatinha tem 7 meses. Ela tem um bafo terrível. Quando abre a boca ninguém aguenta o fedor.
        O que pode ser?
        Não tenho condições pra levar no especialista. Teria algo que eu pudesse fazer pra amenizar?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Ola Isabel, como ela é bem jovem, tente escovar os dentes dela diariamente. Usa uma escova infantil humana bem macia (sugestão da Bitufo cocoricó meu primeiro dentinho).

  15. Responder
    Fabíola dos Santos Cardoso

    Ola ! Meu gatinho fica salivando e tem muitas dificuldades de engolir a ração , já olhei os dentes e a gengiva dele , mas aparentemente está tudo normal , o que será que pode ser , estou muito preocupada com isso , ele até tem vontade de comer , mas não consegue e , é isso está fazendo ele perder peso . Por favor me ajude !

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Fabíola, precisamos examinar o seu gatinho para podermos ajudar.

  16. Responder
    Fabiana

    Boa tarde,
    Vc já viu algum caso de maine coon que os dentes de trás não nasceram?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Sim, precisa radiografar e ver se os dentes se formaram ou se os dentes não se formaram. A partir daí fazer o tratamento necessário.

  17. Responder
    Indiara

    Bom dia, minha gatinha tem 10 meses, percebi que uma das presa esta torta para o lado, ela não esta conseguindo mastigar, o que eu faço?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Indiana, você sabia que dá para colocar aparelho nos gatos para corrigir a posição dos dentes? Sim, é possível! Traga sua gatinha até a unidade mais próxima do Odontovet.
      Aguardamos vocês!

  18. Responder
    Indiara Silva

    Obrigada Dr

  19. Responder
    Eduarda Bereta

    Olá! Ja faz 10 meses q meu gato sofreu um acidente em que se encontrou com a roda de um carro em movimento, levamos ao veterinário, ele ficou bem, mas a presa ESQUERDA ficou torta, o médico disse que caso não atrapalhasse ou mostrasse sinais de incômodo, não haveria problemas em deixar, mas a uns 6 dias atrás vi que a presa DIREITA estava torta, quando estava prestes a leva-lo para o veterinario, a presa caiu, não entendi o motivo, mas ele pareceu ter melhorado, pois logo que o dente caiu, ele foi comer e não aparentava sinal nenhum de dor, ate então estava tudo bem, e havia voltado ao normal, mas ontem percebi que ele estava com a boca aberta e babando muito, ele ainda esta bebendo bastante água e comendo bem como normalmente faz, não há nenhum sinal de dor ou comportamento estranho, alem desse, também não vi inchasso, sangramento ou pus. Ele ja é velhinho, tenho medo de ser um problema muito maior do que aparenta, o que poderia ser?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Eduarda, temos que avaliar o seu gato e radiografar todos os dentes para saber o que está acontecendo.

  20. Responder
    Maria

    Boa tarde,
    Solicito um esclarecimento, por favor: o meu gato está a recuperar de uma infecção na boca, que já estava a afectar o funcionamento do rim. Com o tratamento prescrito pelo médico veterinário, está a melhorar. Contudo, aconselharam uma cirurgia para tratamento da boca, que pode incluir a extracção dos dentes. A minha gata tem 9 anos. A minha dúvida é: a minha gata conseguirá alimentar-se bem sem os dentes? Certamente só poderá comer comida húmida… isso não lhe trará futuros problemas renais, uma vez que consumirá menos água?
    Grata pela atenção.
    Maria

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Maria, siga a recomendação de extrações. Ela vai conseguir se alimentar, inclusive com ração seca.

  21. Responder
    Cristiano

    a minha gatinha tem dois dentes caninos direitos superiores, digo, grudados um no outro, e um deles tem uma coloração bem amarelada, o que fazer?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Cristiano, pode ser persistência do dente de leite que não caiu, embora isto não seja tão frequente como em cães de raças pequenas. O ideal seria avaliarmos com radiografia intra-oral e se confirmado, proceder com a extração do dente de leite.

  22. Responder
    Aline S

    Olá!
    Meu gato (2 anos) tem os caninos superiores bem grandes, não sei se cresceram com o tempo – ou se isso é possível. Mas ele está chegando a machucar a boca dele na parte contrária (onde encosta). Ele começou a ter acne felina e está com um pouquinho de gengivite no geral também.
    Pode ter crescido mesmo ou isso é dele e não tem problema? O que dá pra fazer nessa situação?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Os dentes em geral não crescem! Mas em algumas situações os caninos dos gatos podem ficar maiores (extrusão). Teríamos que avaliar e radiografar para entender exatamente o que está acontecendo e daí sim, adotar a conduta mais adequada. O que chama a atenção é o fato dele ser muito jovem.

  23. Responder
    Taiane Sales de campos

    Minha gata tem 2 anos , e ela perdeu 2 dentes de baixo , bem na frente. Pensei q poderia ser troca, mas como ela já adulta fiquei preocupada. Vi que a gengiva está meio vermelha, oque posso estar fazendo de imediato? Poderia me ajudar

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Não é normal perder dentes. Sugiro você marcar uma consulta com o dentista veterinário para avaliação e evitar que ela perca mais dentes.

  24. Responder
    Adriana

    Bom dia , minha gata faz praticamente 4 dias que que não se alimenta, foi no veterinário e ele nos informou que ela estava gripada e com aquela doença rinotraqueite , mas ela brinca , vc fala com ela, ela interage só não come , aí o veterinário passou uma pasta recorery pra ela , só que ela sente o cheiro e não comeu , aí demos na seringa pra ela se alimentar, porém hj ela amanheceu mas quietinha , aí pegamos o ela no colo , e abrimos a boca e vimos que ela está com lado esquerdo da boca inflamado e dá impressão que a presa dela é maior . Pode ser uma dor de dente será ?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Adriana, sim, pode ser dor na boca, por conta do dente que aparenta estar maior (isto não é normal), mas creio que principalmente pela inflamação. Você precisa trazer até nós ou passar por um dentista veterinário mais próximo a você.

  25. Responder
    VINICIUS PEREIRA REIS BARBOSA

    O canino esquerdo da minha gata estava podre e caiu. Ela já é adulta. Desde então, estou percebendo um ferimento no lábio superior dela, no mesmo lado. O que posso fazer caso esse ferimento tenha sido causado pela mudança na mordida, uma vez que o canino inferior agora “espeta” o lábio dela?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Vinícius, o canino superior mantém o lábio “afastado” e o canino inferior não pega no lábio quando a boca fecha. Uma vez que ela perdeu o canino superior, o lábio fica mais para dentro e consequentemente o canino inferior pega no lábio. Creio que você tem duas preocupações. Saber por que o dente canino superior caiu e se este problema pode estar afetando outros dentes. E a outra preocupação é com este canino machucando o lábio. O odontovet ou um dentista veterinário pode te ajudar com isto. Ficamos à disposição.

  26. Responder
    Marília

    A minha gata está sempre a mastigar, mas no ato não tem alimento na boca. Será um tique/hábito? Faz muita vez.

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Marília, este não é um comportamento normal e pode sugerir sim alguma alteração na cavidade oral. Seria importante uma avaliação presencial. Por favor, agende uma consulta.

  27. Responder
    jaqueline

    Boa tarde! estou alimentando uma gatinha abandonada que apareceu em uma casa abandonada ao lado da minha casa, e descobri que ela nao tem nenhum dente na boca, nuca havia visto um caso assim

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Qual a idade aproximada dela? Se for adulta, ela pode ter perdido os dentes por problemas odontológicos comuns em gatos como a doença periodontal e reabsorções dentárias. Uma avaliação da cavidade oral e radiografias intraorais de todos os dentes ajudariam a entender o que está acontecendo com ela.

  28. Responder
    Sabrina

    Ei doutor, tudo bem?
    Estou a meses tentando descobrir o motivo da minha gata de 7 anos não estar comendo, nem bebendo água e por ter emagrecido tanto. Nos primeiros meses, os exames deram tudo ótimo, ela ainda estava comendo ração. Passou uns dias e ela não melhorou, levamos novamente e foi feito limpeza na orelha dela, pois estava com Otite e achamos que seria o motivo da piora.
    Depois disso, nada de melhorar. Estava já ficando anoréxica.

    Levamos em outro veterinário e ele descobriu gordura no fígado e que poderia ser a causa dela ter parado de se alimentar, então continuamos tratando em casa de acordo. Não vendo melhora, levamos novamente e foi descoberto uma massa no abdômen (Não souberam dizer em qual órgão em específico ou o que seja essa massa realmente).

    Até agora, nada de melhora. Está comendo somente na seringa, várias vezes ao dia. Ao andar, ela mal consegue parar em pé pois se sente muito tonta, então ela fica meio que “caindo” pois não tem equilíbrio, não pode subir em mesa/cadeira pois é alto pra ela.

    Recentemente percebemos, que ao mastigar (Única coisa que ela tem interesse de comer sem ser na seringa de vez em quando, é carne crua, e só uns 3 pedaços no máximo) ouvimos a mastigação estalando. Não sei se pode ser dente ou mandíbula. Olhei os dentes dela, e os de trás do lado direito estão um marrom avermelhado bem escuro, até tomei susto achando que fosse sangue.

    Doutor, sabe me dizer se essa cárie e estalação ao mastigar pode estar associado a ela parar de comer totalmente?
    Se não fosse todos os outros problemas que encontramos, teria certeza. Mas agora nem sei o que pode salvar meu bichinho mais
    Desculpe o texto enorme, doutor. Aguardo resposta. Obrigada!!

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Difícil responder sem avaliar todos os exames e o paciente. O problema odontológico pode sim ser a causa dela ter dificuldade para comer, mas não necessariamente é a causa primária. Uma opção emergencial seria a colocação de uma sonda esofágica para garantir que você conseguirá alimentá-la e hidrata-la até ter um diagnóstico.

    • Responder
      Ana

      Minha gata bateu com a cabeca na janela. Quebrou a pontinha do dente e essa pontinha entrou no labio inferior dela.
      Nao sei se devo retirar o dente (se sim, como?) ou se debo levá-la ao médico. Não sei se ela está com dor pq ela continuou agindo normalmente, mas acredito que seja uma emergência ne

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Ana, provavelmente deve ter saído essa pontinha, caso contrário, deveria estar inflamado o local.
        O que você deve se preocupar é com o dente quebrado. Se houve a exposição do canal (polpa ou nervo do dente) isto causa dor e funciona como um foco de infecção.

        • Responder
          Tiy

          Oi, meu gatinho tem presas duplas, esta com mau hálito,nariz inchadinho e íngua no pescoço, oq pode ser? Tem cerca de 6 meses, estou preocupada

          • Herbert Corrêa

            Ola Ethiely, ele precisa extrair as presas de leite que provavelmente não caíram. Escove os dentes diariamente dele. Ficamos à disposição.

  29. Responder
    thais cristina ramos

    O canino do meu gato quebrou ,mas não até a gengiva ,preciso retirar o dente ?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Thais, precisamos avaliar e ver se houve exposição do canal. Se houver, pode ser tratado o canal. Se não houver, uma restauração deve ser feita para proteger a dentina exposta. Ficamos à disposição.

  30. Responder
    vitor

    Meu gato de 1 ano está com um buraquinho na boca que encaixa na presa dele, é vermelhinho e inchado ao redor e o buraco parece fundinho, mas não conseguimos deixar sarar pq sempre que ele fecha a boca a presa entra no buraco, o que fazemos?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Vítor, precisa trazer para tratamento. Isto com certeza o incomoda!!! Provavelmente ele pode ter perdido a presa de cima e isto faz com que o lábio superior fique mais para dentro de forma que quando ele fecha a boca o canino inferior fica pegando por fora do lábio. Se for isto, existe solução.

  31. Responder
    Karine Michele

    Meu gato de 3 anos perdeu aqueles dentinhos pequenos na parte inferior. Ele tem um pouco de dificuldade para comer a ração, sendo assim ele come de ladinho pra ajudar, mas não apresenta perda de peso. O que pode ser? Estamos preocupados.

  32. Responder
    Caroline Breyer

    Olá, minha gata tem em torno de 7 meses e percebi que ela tem apenas os caninos de cima e de baixo formados, será que ela teria algum problema odontológico? Fiquei preocupada pois ela só consegue comer sachê ou ração misturada com sachê. Ela foi abandonada em uma rodovia, mas não tenho contato de quem resgatou ela, gostaria de saber como poderia proceder ou se é normal pra idade dela. Obrigada.

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Olá Carolina, ela deveria estar terminando a troca de dentes. O ideal seria uma avaliação com profissional especializado em odonto e fazer radiografias intraorais.

  33. Responder
    Jussilene Torquato

    De. Meu gatinho apareceu cm nariz e a boca vermelha, percebi q estava cm lesão no nariz, e daí qdo ele abriu a boca percebi q ele estava sem os dentinhos debaixo, apenas um. Ele tem 1ano e 6 meses. Fiquei preocupada. Sendo q ele tinhas todos os dentinhos bem bonitinhos
    Será q ele sofreu algum acidente para perder só os dentinhos debaixo. Achei muito estranho
    Porém o nariz está incahdinho, e a boca vermelhinha.

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Bem possível ele ter perdido os dentes por algum trauma. Ideal fazer rx intraoral para avaliar se não ficou pedaço de raiz destes dentes.

  34. Responder
    Bruna

    Meu gato quebrou o canino mas não houve maiores complicações. Mas agora o dente está escurecendo e com um pontinho preto na ponta que quebrou. Pode ser cárie? precisa remover o dente?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Provavelmente houve exposição da polpa e o dente precise ser tratado: tratamento de canal ou extração. Aguardamos você trazê-lo para uma consulta e avaliação.

  35. Responder
    Luana

    Doutor, meu gato tem 16 anos, e nos últimos 3 anos ele perdeu os caninos, e hoje ele derrubou o último canino inteiro ate a raiz do dente saiu . Devo me preocupar?! Ele esta tomando espiramicina e metronidazol.

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Olá Luana, sim, deve se preocupar. A saúde bucal dele não está bem, pois perder dentes não é normal, independente da idade.
      Ficamos à disposição. Para agendar, você pode enviar um WhatsApp para 11 38162450.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!