Todas os posts na Categoria: Chinchilas

Curiosidade sobre os hábitos dos chinchilas

Os chinchilas já são uma opção popular de pet de estimação pois são animais fofos, pequenos, silenciosos e sem cheiro. Além disso, são muito companheiros e possuem alguns hábitos curiosos que os diferenciam dos outros roedores de estimação.

Banho:  Os chinchilas se limpam tomando um banho à seco e sem qualquer produto, apenas usando um pó especial para eles, que simula o hábito natural de se limparem rolando na areia. A recomendação é que o pó seja trocado regularmente para que eles possam tomar até três banhos semanais.

Horários: Os donos desse pet logo percebem que o chinchila geralmente passa o dia dormindo, pois são animais de hábitos noturnos. Isso não significa que ele não fique acordado durante o dia, mas sim que são mais calmos e lentos. Um bom amigo pra quem gosta de ficar acordado até altas horas!

Ativos por natureza: Apenas de pequenos, os chinchilas são bem ativos, principalmente durante a noite. Para gastar essa energia e manter a saúde do pet em dia, uma gaiola com espaço e andares e soltar o pet em casa com frênica são o suficiente para que ele fique bem.

Dentição: Como todo bom roedor, os dentes dos chinchilas não param de crescer nunca, o que exige que eles roam o tempo todo para desgastá-los. Pedaços de madeira adequados e alimentos fibrosos como a alfafa auxiliam nesse desgaste. Em caso do pet não ter o hábito de roer estimulado constantemente, é possível que haja problemas em sua dentição.

Caso seu chinchila esteja com os dentes muito grandes, tortos, machucando-o ou com falta de apetite, agente uma consulta conosco no email odontovet@odontovet.com para que possamos indicar o melhor tratamento.

[via]

Leia mais

Conheça mais sobre a dentição dos pets exóticos

Atualizado em 26 de Julho de 2018

Atualmente a procura por pets exóticos tem crescido muito. O Odontovet está preparado para atender ferrets (furão), coelhos, chinchilas, porquinhos-da-Índia, macacos e outros pequenos roedores.
E no caso dos pets exóticos os problemas bucais geralmente se dão porque a dentição deles é adaptada à vida na natureza, portanto, quando estão em ambiente doméstico e é oferecida uma alimentação inadequada, problemas podem surgir.

Confira abaixo algumas particularidades de cada espécie.

Leia mais

Saúde bucal de chinchilas, porcos-da-índia e coelhos no livro “Tratado de Animais Selvagens – Medicina Veterinária”

Dr. Herbert Corrêa recebeu essa semana seu exemplar do livro “Tratado de Animais Selvagens – Medicina Veterinária” no qual é autor de um dos capítulos.

Nele, o doutor retrata sobre os principais problemas odontológicos em chichilas, porquinhos-da-Índia e coelhos e como devolver a saúde a estes pacientes.

“O objetivo desse material é auxiliar seus colegas, médicos verinários, a diagnosticar rapidamente animais que apresentam esse tipo de problema.” – Dr. Herbert Corrêa

Leia mais