Todas os posts na Categoria: outros

Tratamento da depressão

Tratamento da depressão através de pets

A Depressão é uma doença real nos nossos dias sendo caracterizada por tristeza profunda e diminuição do interesse pelas atividades e prazeres do cotidiano. No mês de Setembro, queremos ressaltar a importância da atenção com o paciente depressivo. O acompanhamento por um profissional da área de psiquiatria e eventual uso de medicação sempre prescrita por este profissional, além do apoio e cuidado da família e amigos, da fé e esperança são muito importantes no tratamento da depressão. O que poucos sabem é que os pets podem ser importantes aliados neste tratamento.

Leia mais
Ter um pet ajuda a combater a solidão

Ter um pet ajuda a combater a solidão

Já assistiu aqueles filmes em que o mocinho está triste e desamparado, quando de repente chega um pet que vira o seu melhor amigo e muda a sua vida? E se eu te falar que esse tipo de história é real? Descubra porque os pets auxiliam no combate a solidão.

Tenho certeza que você já ouviu alguém dizendo que o pet é seu melhor amigo, mas você tem noção de que para muita gente essa verdade vai além do carinho entre bichinho e tutor?

Pois é, ter um pet como companheiro de vida realmente traz incontáveis benefícios.

Acontece que a convivência com pets gera “gatilhos positivos” no nosso cérebro, que por sua vez geram resultados terapêuticos. É como se a nossa cabeça fosse alimentada com hormônios do bem só por ter um peludinho perto da gente. Redução do stress, controle de ansiedade e auxílio na recuperação de doenças psiquiátricas e psicológicas são só alguns dos exemplos comprovados por estudos pelo mundo afora.

Fora isso ainda existem os pets que são treinados para dar assistência emocional, se tornando o apoio que o tutor precisa para manter uma vida e mentalidade sadias. Estes bichinhos muitas vezes são responsáveis por auxiliar ou prover a independência que a pessoa precisa.

Inclusive, se quiser saber mais sobre esta eficácia terapêutica temos um post bem bacana falando sobre pets na zooterapia e como ela foi aderida em diversos países.

Os pets fazem com que os tutores tenham um propósito e um cuidado diário, além de sempre estarem disponíveis para dar um amor incondicional. Viu? Até a medicina comprova que pet é tudo de bom.

E você, conhece alguém que mudou de vida por causa do seu pet ou já viveu uma situação em que seu pet te apoiou emocionalmente, afastando da solidão? Deixe nos comentários a sua história, adoramos conhecer mais sobre vocês.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188!

Leia mais
Dia do trabalho

Dia do trabalho | Pets à serviço da humanidade

Neste dia do trabalho conheça as principais profissões exercidas pelos pets a serviço da humanidade.

Mais que nossos companheiros do dia a dia, os pets também nos acompanham na rotina de trabalho. Conheça agora algumas das profissões exercidas pelos pets:

  • Assistentes emocionais: Alguns pets auxiliam seus tutores em suas jornadas e terapias. São acompanhantes que ajudam sempre que necessário e por isso são chamados de Assistentes Emocionais, sendo responsáveis por dar apoio e independência ao seu tutor. E estes bichinhos podem ser os mais diversos: porcos, pôneis, cachorros, gatos e, quem diria, até cangurus.
  • Bombeiros: Até hoje há coisas que a tecnologia não domina com maestria. Uma destas coisas é a detecção da presença de pessoas em desastres. Os pets bombeiros atuam na equipe de resgate farejando pessoas e até outros bichinhos em perigo. Eles conseguem ter acesso à locais que nós não conseguimos e avisar o resto da equipe de humanos onde ir. Os mais comuns nesta profissão são os furões e porcos-da-índia.
  • Guias: Não podemos esquecer dos cães guia que auxiliam um deficiente visual na sua locomoção e independência. São pets que identificam os riscos potenciais no ambiente ou percurso de seu tutor e os guiam, evitando acidentes.
  • Agricultores: Você diria que uma cabra pode ser uma auxiliar de agricultura fenomenal? Pois é, no Japão cabras são criadas em fazendas pois se alimentam de determinadas plantas como o kudzu, e assim impedem a sua proliferação. É um controle natural de ervas daninhas!
  • Cāes de guarda: vários estabelecimentos comerciais e empresas têm cāes guardas.
  • Cães policiais: ajudam não só no policiamento, mas também em situações especiais como é o caso dos cães farejadores.
  • Cães de guerra: é o nome que recebe os cães do exército, que tem funções de vigilância, mas também são treinados para situações de combate.
  • Cães de pastoreio: algumas raças sāo conhecidas por sua aptidão em pastorear rebanhos de gado ou ovelhas, substituindo muitas vezes com muito maior eficiência os cavalos e seus peões. Dentre estas raças se destacam os Border Collies e os Blue Heeler ou boiadeiro australiano.
  • Pombo correio: não poderíamos deixar de citar as aves, que não na atualidade, mas já serviram no passado no envio de mensagens, como foi o caso dos pombos correios.

Fica claro que os pets além de serem extremamente inteligentes, eles otimizam por completo o nosso dia a dia. Mas se você acha que as profissões acabam por aí, você se engana. Cada dia que passa mais profissões são criadas e tratamentos sāo potencializados só pela presença e auxílio de pets. Sem dúvidas, este mundo com a ajuda dos bichinhos é um lugar muito melhor.

Você tem um pet day no seu trabalho ou tem algum bichinho te ajudando na sua rotina ou ainda conhece uma outra profissão que não citamos? Conta para a gente nos comentários. E lembre-se, precisando de uma consulta com seu pet, entre em contato conosco por meio do e-mail: contato@odontovet.com.br

 

Leia mais
Tire suas dúvidas!