Todas os posts na Categoria: Ferrets

Entenda mais sobre a saúde bucal dos Ferrets (furões)

Conheça um pouco mais dos tratamentos oferecidos no Odontovet para os Ferrets (ou Furões), esses pequenos travessos!

Os ferrets são, em geral, animais bastante agitados e adoram brincar de se esconder, além de serem ótimos exploradores do ambiente onde vivem. Por conta dessa personalidade enérgica os ferrets algumas vezes se envolvem em acidentes e a fratura dos dentes é uma das ocorrências mais frequentes entre nossos atendimentos.

Antes e depois do tratamento de canal e restauração pós-fratura

Em casos como este acima em que a fratura expôs a polpa (“nervo”) do dente, causando dor, é indicado realizar o tratamento de canal e, após isso, a restauração em resina. Veja aqui como são feitos nossos tratamentos de restauração.

Outro caso bastante comum são os de Ferrets com doença periodontal (mau hálito, tártaro e inflamação na gengiva). Esta doença prejudica muito a saúde bucal dos pets e por isso recomendamos que seja criado o hábito de se escovar os dentes do seu ferret regularmente, principalmente após passar por tratamento periodontal, como no caso abaixo.

Antes e depois do tratamento periodontal.

Para agendar uma consulta ou tirar dúvidas, entre em contato conosco pelo email odontovet@odontovet.com.br.

Leia mais

Conheça mais sobre a dentição dos pets exóticos

Atualizado em 26 de Julho de 2018

Atualmente a procura por pets exóticos tem crescido muito. O Odontovet está preparado para atender ferrets (furão), coelhos, chinchilas, porquinhos-da-Índia, macacos e outros pequenos roedores.
E no caso dos pets exóticos os problemas bucais geralmente se dão porque a dentição deles é adaptada à vida na natureza, portanto, quando estão em ambiente doméstico e é oferecida uma alimentação inadequada, problemas podem surgir.

Confira abaixo algumas particularidades de cada espécie.

Leia mais
O furão Jack em consulta no Odontovet

Entrevista site Toca do Furão sobre saúde oral dos ferrets

Entrevista com Dr. Jonathan sobre a saúde oral dos pets no site tocadofurao.com.

Toca do furão: Olá Dr. Jonathan, obrigado pela entrevista. Quais são os problemas mais comuns encontrados na boca e dentes dos ferrets?

Jonathan: Olá, parabéns pelo site e sucesso. Bom, primeiro o que todos donos ou futuros donos de um furão precisa saber é que são animais que precisam de um acompanhamento veterinário da saúde oral. Os ferrets possuem 32 dentes, tem uma dentição muito parecida com a dos felinos e os problemas mais comuns são: halitose (mau hálito), gengivite, cálculo dentário (tártaro) e fratura de dentes.

Leia mais