Todas os posts na Categoria: Ferrets

Cuidados com a saúde bucal de Ferrets

Descubra os principais cuidados e precauções na dentição dos ferrets, também conhecidos como furões.

Pequenos, espertos e cheios de energia os ferrets conquistam corações diariamente. Você, tutor de ferret, sabe quais são os cuidados especiais na higiene bucal desses pets?

Os ferrets possuem 34 dentes, sendo 12 incisivos, 4 caninos, 12 pré-molares e 6 molares (figura 1).

Figura 1: Esquema dos dentes dos ferrets.

Os dentes dos ferrets são delicados, e por serem bastante agitados e curiosos, podem cair e quebrar os dentes o que leva a dor. A detecção prematura evita maiores complicações, podendo ser necessário o tratamento de canal ou extração dentária.

Quando se fala em saúde bucal dos ferrets, a escovação diária dos dentes com uma escova bem macia e creme dental para pets é tão importante quanto em cães e gatos para remover a placa bacteriana, evitando a formação de tártaro e inflamação da gengiva (doença periodontal – gengivite e periodontite).

Caso o seu ferret não se acostume com o processo de escovação diária, leve-o periodicamente para uma limpeza dentária profissional com um especialista em odontologia veterinária (tratamento periodontal) E lembre-se, a maior parte dos problemas odontológicos nos pets ocorre de forma silenciosa, sem que você note ou que o pet reclame. A infecção e inflamação da boca pode levar a problemas em outros órgãos. Então, fique atento à sinais que podem indicar algum tipo de problema, como mau hálito, gengiva inflamada, sangramento, dificuldade para comer, etc. Quer saber como está a saúde bucal do seu ferret? Agende uma consulta em: https://odontovet.com/contato/

Gostou das dicas para cuidar bem do seu ferret? Tem alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência conosco? Entre em contato com o Odontovet: odontovet@odontovet.com

Leia mais

Entenda mais sobre a saúde bucal dos Ferrets (furões)

Conheça um pouco mais dos tratamentos oferecidos no Odontovet para os Ferrets (ou Furões), esses pequenos travessos!

Os ferrets são, em geral, animais bastante agitados e adoram brincar de se esconder, além de serem ótimos exploradores do ambiente onde vivem. Por conta dessa personalidade enérgica os ferrets algumas vezes se envolvem em acidentes e a fratura dos dentes é uma das ocorrências mais frequentes entre nossos atendimentos.

Antes e depois do tratamento de canal e restauração pós-fratura

Em casos como este acima em que a fratura expôs a polpa (“nervo”) do dente, causando dor, é indicado realizar o tratamento de canal e, após isso, a restauração em resina. Veja aqui como são feitos nossos tratamentos de restauração.

Outro caso bastante comum são os de Ferrets com doença periodontal (mau hálito, tártaro e inflamação na gengiva). Esta doença prejudica muito a saúde bucal dos pets e por isso recomendamos que seja criado o hábito de se escovar os dentes do seu ferret regularmente, principalmente após passar por tratamento periodontal, como no caso abaixo.

Antes e depois do tratamento periodontal.

Para agendar uma consulta ou tirar dúvidas, entre em contato conosco pelo email odontovet@odontovet.com.br.

Leia mais

Conheça mais sobre a dentição dos pets exóticos

Atualizado em 26 de Julho de 2018

Atualmente a procura por pets exóticos tem crescido muito. O Odontovet está preparado para atender ferrets (furão), coelhos, chinchilas, porquinhos-da-Índia, macacos e outros pequenos roedores.
E no caso dos pets exóticos os problemas bucais geralmente se dão porque a dentição deles é adaptada à vida na natureza, portanto, quando estão em ambiente doméstico e é oferecida uma alimentação inadequada, problemas podem surgir.

Confira abaixo algumas particularidades de cada espécie.

Leia mais
O furão Jack em consulta no Odontovet

Entrevista site Toca do Furão sobre saúde oral dos ferrets

Entrevista com Dr. Jonathan sobre a saúde oral dos pets no site tocadofurao.com.

Toca do furão: Olá Dr. Jonathan, obrigado pela entrevista. Quais são os problemas mais comuns encontrados na boca e dentes dos ferrets?

Jonathan: Olá, parabéns pelo site e sucesso. Bom, primeiro o que todos donos ou futuros donos de um furão precisa saber é que são animais que precisam de um acompanhamento veterinário da saúde oral. Os ferrets possuem 32 dentes, tem uma dentição muito parecida com a dos felinos e os problemas mais comuns são: halitose (mau hálito), gengivite, cálculo dentário (tártaro) e fratura de dentes.

Leia mais
Olá, podemos ajudar?
Powered by