Todas os posts na Categoria: Apresentações

Palestra na UnG sobre odontologia em roedores e coelhos

Na última quarta-feira, dia 16 de agosto, o Dr. Herbert Correa ministrou uma palestra na UnG abordando a odontologia em roedores e coelhos, voltada para um grupo de estudo de animais selvagens e silvestres.

Cada dia mais estes pequenos animais têm sido adquiridos como pets, e, quando levados para casa, na maior parte das vezes são alimentados de forma errada (basicamente apenas com ração), enquanto na natureza eles são herbívoros. O resultado disso é um desequilíbrio entre o crescimento e o desgaste dos dentes. Daí então surgem os problemas odontológicos.

Confira as fotos de como foi a palestra.

Leia mais

Dr. Herbert Correa participa do 7º Congresso Paulista de Especialidades da SPMV

No último dia 3 de Julho o Dr. Herbert Corrêa foi convidado a palestrar no Congresso Paulista de Especialidades da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, abordando o tema “A importância das radiografias para o diagnóstico das doenças odontológicas em cães e gatos”.

Confira um resumo da palestra, pelas palavras do próprio Dr. Herbert:

“De acordo com o colégio americano de odontologia veterinária (AVDC), a sociedade americana de odontologia veterinária (AVDS) e a associação americana dos hospitais veterinários (AAHA) todo paciente odontológico deve ter toda a boca radiografada, mesmo para os procedimentos odontológicos mais simples como as limpezas dentárias. A recomendação se baseia em estudos que mostram que quando se faz radiografia de todos os dentes durante os tratamentos odontológicos, cerca de 30% dos dentes dos pacientes caninos e 40% dos dentes dos pacientes felinos apresentam alterações radiográficas que indicam doenças que prejudicam a sua saúde. Ou seja, as radiografias revelam alterações que estão abaixo da gengiva e que não podem ser vistas sem o auxílio das radiografias intraorais. Portanto, o profissional que não faz radiografia de todos os dentes durante um tratamento odontológico, assume o risco de deixar para trás alterações que podem causar dor e prejuízo à saúde de seus pacientes. Por isso, no Odontovet, nós estamos alinhados com profissionais especialistas do mundo todo e fazemos radiografia de todos os dentes de todos os nossos pacientes. Para aumentar a qualidade das imagens radiográficas e para reduzir o tempo de anestesia, o Odontovet usa sensores digitais para a realização das radiografias intraorais. Com esta tecnologia, a radiografia aparece na tela do computador assim que é feita e o profissional pode acompanhar em tempo real as radiografias realizadas.”

 

Leia mais sobre Radiologia Intra-Oral aqui.

Leia mais

Doutores Michele e Daniel participam de Congresso em Recife

No último dia 4 de maio os doutores Daniel Ferro e Michele Venturini palestraram no XI Congresso Brasileiro de Odontologia Veterinária, que fez parte do 38o Congresso Brasileiro da Anclivepa, que aconteceu em Recife.

O Dr. Daniel abordou o tema de Implicações Sistêmicas (gerias, que ocorrem em todo organismo) da Doença Periodontal e a Dra. Michele falou sobre o tema “Câncer de Boca: Vale a pena tratar?”.

Confira algumas fotos da participação deles no evento:

Leia mais

Dra. Michele participa do 40º CUBO/USP

Na última semana a Dra. Michele Venturini foi convidada para palestrar sobre Odontologia Veterinária no 40º CUBO – Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia, na USP-SP, um dos mais importantes congressos da área de odontologia humana.

14424087_10210615464998589_1441922198_o

A sala onde Michele palestrou estava cheia e os todos participantes gostaram muito.

“O pessoal gostou muito. No final da palestra várias pessoas vieram me fazer perguntas e só tive elogios.”

14408271_10210615458598429_688017358_o

Uma aluna presente inclusive conversou com a doutra que a odontologia veterinária deveria ser muito mais divulgada, pois ela tem uma cachorrinha que fez limpeza há 5 anos e seu veterinário não a orientou a escovar os dentes e nem a fazer tratamentos periódicos.

Agradecemos ao convite e toda recepção dos alunos.

Leia mais

Reabsorção Dentária em animais é tema de palestra na COMPAVEPA

Aconteceu nesta semana o maior congresso veterinário de estado de São Paulo, o COMPAVEPA, realizado durante a VET Expo, e que contou com a presença do Dr. Herbert Corrêa, palestrando sobre o tema “A importância da Radiologia Odontológica no Diagnóstico de Reabsorção Dentária”.

A reabsorção dentária é uma condição onde o dente é “comido” (reabsorvido) pelo próprio organismo, criando assim buracos nele. Em muitos casos o problema começa na raiz do dente – e por isso a importância da radiografia para diagnosticá-lo o quanto antes. Outros casos são visíveis quando a reabsorção chega na coroa do dente, mas, neste ponto, o animal já sente dores e desenvolve dificuldade para comer, por exemplo. É extremamente importante que haja um diagnóstico o mais breve possível a fim de que os pets não sofram e voltem a ter qualidade de vida, e isso só é possível através da radiografia odontológica.

Este problema é muito frequente tanto em cães, quanto em gatos. Estudos apontam que cerca de 50% dos cães pacientes possuem ou vão possuir, ao longo da vida, pelo menos 1 dente com reabsorção, principalmente os de porte maior e de idade mais avançada. Já nos gatos a estatística é mais alarmante: cerca de 70% deles poderão ter reabsorção em pelo menos 1 dente durante a vida, ficando ainda mais frequente quando atingem idades mais avançadas.

Por isso ressaltamos a importância de consultas regulares para que todo problema seja detectado desde o princípio.  

Para agendar uma consulta envie-nos um email para: odontovet@odontovet.com.br

Leia mais

Dr Daniel Ferro palestra para alunos da USP

No final de agosto o Dr. Daniel Ferro palestrou para alunos do GEPA – Grupo de Estudos em Pequenos Animais, da USP. A palestra, entitulada “Métodos de Prevenção da Doença Periodontal” faz parte do módulo de Odontologia para os alunos de Medicina Veterinária e agradou a todos os participantes.

Confira as fotos:

img_0633 img_0632 img_0628 img_0623 img_0610

Leia mais

Dra Michele Venturini palestra no Conpavepa

Na última terça, dia 01/09, a Dra. Michele Venturini apresentou uma palestra sobre Emergências Odontológicas no Conpavepa – Congresso Paulista de Clínicos de Pequenos Animais, que acontece em paralelo com a VetExpo.

 

Confira as fotos acima e veja como foi a palestra.

 

 

Leia mais

Dra. Michele Venturini palestrou no IX COBOV

No último final de semana a Dra. Michele Venturini foi convidada para palestrar durante o IX Congresso Brasileiro de Odontologia Veterinária que aconteceu em Curitiba-PR.

A convite da MedVep, a doutora abordou a importância de um diagnóstico precoce em casos de tumores orais em cães e gatos, falando também sobre a técnica cirúrgica para remoção dos tumores.

O Congresso de Especialidades Veterinárias – dentro do qual havia o de Odontologia Veterinária – contou com aproximadamente 5000 inscritos.

Leia mais

Dr. Hebert palestra durante congresso nacional da Anclivepa

Dr Hebert apresentou hoje, dia 20 de maio, a palestra “Doença Periodontal – a vilã substimada” durante o 36º Congresso Nacional da Anclivepa, em Porto Seguro/BA. A palestra teve como objetivo alertar médicos veterinários de todo o Brasil de que o mau hálito é a “ponta do iceberg” de um problema grave chamado Doença Periodontal, que afeta 8 a cada 10 cães e gatos adultos.

A doença periodontal é considerada uma vilã subestimada por muitos, colocando assim a saúde dos pets em risco, além de trazer desconforto e reduzir a expectativa de vida de cães e gatos.
Foram apresentados vários casos que mostravam a importância do tratamento odontológico ser feito por profissionais especializados.

Leia mais