Limpeza dentária

Limpeza dentária em cães e gatos precisa ser feita com anestesia?

Diante do surgimento de dúvidas quanto à limpeza dentária em cães e gatos sem o uso de anestesia, nós do Odontovet asseguramos que seguimos as normas internacionais que recebem o aval de especialistas e instituições, como o ADVC (Colégio Americano de Odontologia Veterinária) e da AAHA (Associação Americana de Hospitais Veterinários), que através de suas diretrizes e publicações reforçam que “a anestesia geral inalatória é necessária para uma completa avaliação e um tratamento apropriado dos pacientes odontológicos”. 

Limpar os dentes de um pet sem anestesia geral é considerado inaceitável e abaixo dos padrões de atendimento”, portanto a comunidade odontológica internacional é contrária à procedimentos odontológicos sem anestesia geral. 

“Em um procedimento de limpeza dentária profissional a sondagem periodontal, a radiologia intra-oral, a remoção de placas e tártaro acima e abaixo da linha da gengiva e o polimento dos dentes só podem ser realizados com responsabilidade com o paciente dormindo. Quando o  paciente está acordado, a limpeza, além de expô-lo ao estresse, será apenas um procedimento ‘estético’, passando uma falsa impressão que tudo ficou limpo, quando na verdade a saúde bucal (e geral) do paciente continua em risco” – afirma Dr. Herbert Correa.

 

“Nós compreendemos e respeitamos o medo que alguns clientes tem em relação à anestesia geral. E por isso levamos este assunto muito à sério. Porém, nós também levamos a sério a saúde de nossos pacientes. O objetivo de um tratamento odontológico não é estético, mas sim de devolver saúde e conforto aos pacientes, e isto não seria possível com o paciente acordado. Portanto, nossos pacientes passam por “check-ups” antes de qualquer procedimento e temos uma equipe de anestesistas comprometida com a segurança de cada paciente” –  complementa Dra. Michèle Venturini.

Agende agora uma consulta conosco e tire todas suas dúvidas quanto a tratamentos e anestesias!

38 comentários
  1. Responder
    Sandra Henriques

    Levei uma gata que havia sido acidentada ,e estava com a boca muito machucada ,a Dra Michelė atendeu a gatinha e deixou ela ótima adorei profissional humana e dedicada.

    • Responder
      Odontovet Social

      Olá Sandra, tudo bom? Ficamos muito feliz com seu feedback! Temos uma página no Facebook e convidamos você a curtí-la e deixar este seu feedback para nós: https://www.facebook.com/odontovet.oficial/

      Um grande abraço!

  2. Responder
    Roberta

    Minha cachorrinha está com tártaro, mas ela é alérgica a dipirona, meu medo é em relação a anestesia, como proceder? Mto obrigada

    • Responder
      Odontovet Social

      Olá Roberta! Antes de qualquer procedimento realizado no Odontovet os pacientes passam por alguns exames para saber se estão aptos a anestesia e se não há algum outro fator de risco. No caso é sempre importante relatar ao médico veterinário as alergias e condições no momento da consulta, para que ele possa orientar adequadamente o andamento do tratamento.
      Qualquer outras dúvidas estamos à disposição. Abraços, Equipe Odontovet.

  3. Responder
    Evanise Moreira

    Sou suspeita para falar da Odontovet e seus profissionais! Meu Chinchila faz desgaste dos dentes lá e é muito bem cuidado pela equipe. Sou muito grata ao Dr. Herbert e Dr. Daniel por todo o cuidado, carinho e respeito pelo meu Fred. Já a Dra. Michele, é outra querida. Ela não trabalha com Chinchila, mas seu amor ao trabalho e atenção aos pacientes e proprietários é incrível! Enfim, adoro a equipe Odontovet!!!!

    • Responder
      Odontovet Social

      Olá Evanise, tudo bom? Ficamos muito feliz com seu feedback!
      Temos uma página no Facebook e convidamos você a curtí-la e deixar este seu feedback para nós: https://www.facebook.com/odontovet.oficial/

      Se desejar, pode nos enviar por email no odontovet@odontovet.com que teremos o prazer de publicar seu depoimento em nosso site!

      Abraços, Equipe Odontovet.

      Um grande abraço!

      • Responder
        Silvia

        Olá pessoal da Odontovet!
        Tenho uma gatinha com aproximadamente 14 anos. Eh arriscado fazer limpeza no veterinário com essa idade?
        Desde já agradeço pela atenção,

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Silvia, tudo bem? O ideal seria fazer com um dentista veterinário, ainda mais um paciente nesta idade que deve ter que fazer outros tratamentos além da limpeza. Sobre a segurança da anestesia, sim, é possível fazer com segurança, mas precisa fazer os exames pré operatórios para o anestesista avaliar.

  4. Responder
    nilda garrido

    meu bob garrido vai fazer tarsectomia eu espero que de tudo certo

  5. Responder
    CARLOS

    BOA NOITE, EU QUERIA SABER O VALOR APROXIMADO PARA LIMPEZA DE TÁRTARO DO CACHORRINHO, ELE TEM PRINCIPALMENTE NOS DENTES DE TRÁS,

    • Responder
      Odontovet Social

      Boa tarde Sr. Carlos.
      Obrigado pelo seu contato.
      O valor de um tratamento dentário vai depender das condições da boquinha do teu cachorrinho, por isso, o ideal seria examinar os dentes dele. Você pode agendar uma consulta diretamente pelo nosso telefone 3816-2450 ou enviar um e-mail para contato@odontovet.com com seu telefone que uma de nossas atendentes entrará em contato.

  6. Responder
    Marcos

    Olá. Apesar da avaliação, vcs provavelmente tem uma média de valores. Preciso de limpeza de tártaro em um gato. Poderia dar estimativa entre mais caro e mais básico valor?

    • Responder
      Odontovet Social

      Olá Marcos, a consulta tem o valor de 270 reais. É durante a consulta que avaliamos todas as necessidades do pet, investigamos o problema e orientamos quanto ao tratamento mais adequado, além de realizar o pedido dos exames necessários antes dos tratamentos. Após a consulta é que informamos o valor dos tratamentos, pois as vezes o que é considerado apenas uma limpeza de tártaro precisa de outros tratamentos.
      Você pode solicitar um agendamento de consulta através da página inicial em nosso site ou no email odontovet@odontovet.com.

      Obrigado, Equipe Odontovet.

  7. Responder
    Ariadna Ledesma

    tenho 4 shitzus que precisa, de limpeza de tartaro, gostaria de saber um custo aproximado do tratamento?

    • Responder
      Odontovet Social

      Olá Ariadna, a consulta tem o valor de 270 reais por animal. É durante a consulta que avaliamos todas as necessidades do pet, investigamos o problema e orientamos quanto ao tratamento mais adequado, além de realizar o pedido dos exames necessários antes dos tratamentos.
      Após a consulta é que informamos o valor dos tratamentos, pois as vezes o que é considerado apenas uma limpeza de tártaro necessita de outros tratamentos.
      Você pode solicitar um agendamento de consulta através do formulário na página inicial, pelo whatsapp no número 11 99603-9047 ou em nosso email odontovet@odontovet.com.

      Obrigado pelo contato,
      Equipe Odontovet.

  8. Responder
    Lucineia

    Gostaria de saber valor limpeza tartarro minha pood e pequena

    • Responder
      Odontovet Social

      Olá Lucineia, você pode solicitar mais informações sobre valores através dos nossos canais de atendimento:
      Whatsapp: (11) 99603-9047
      Telefone:(11) 3816 2450
      E-mail :odontovet@odontovet.com

      Obrigado!

      • Responder
        Ana

        Olá, gostaria de saber sobre anestesia para limpeza dos dentes de meu gato. A comum traz mais riscos que a entubada? Poraquê?
        Obrigada

        • Responder
          Odontovet

          Sim, traz mais risco. É fundamental em procedimentos odontológicos em pets que eles estejam entubados. Mas a segurança não é só por conta da anestesia. A segurança vem de um conjunto de fatores que inclui avaliação do paciente, exames pré-anestésicos, protocolo anestésico escolhido pelo anestesista e monitorização da anestesia por anestesista especializado.
          Esperamos ter ajudado! Qualquer dúvida não hesite em entrar em contato conosco. 🙂

          • VALDILEIDE DE AQUINO SANTANA

            Boa noite….primeiro gostaria de saber o valor da consulta inicial atualmente ?

            meu dog vai fazer 3 anos em novembro 23 e mesmo com escovação e ossinho de limpeza constante, os dentes da frente dele quebraram (3 dentes entre os caninos, bem no meio, na parte debaixo)…
            Queria saber qual seria a melhor forma de tratar, pois não consigo identificar se ele sente dor …ele eh um mistura de shitzu com poodle, tem a parte debaixo da boca mais alongada e esses dentes ficam para fora…

            Podem me auxiliar se nessa unidade eh normal quebra desses dentes e como tratar?

          • Herbert Corrêa

            Olá Valdileide, temos um WhatsApp para você tirar dúvidas em relação a valores que é o 11 996038608. Você também pode agendar uma consulta por telemedicina.
            Sobre fraturar os dentes não é normal. Em geral, a fratura destes dentinhos da frente é causada por traumas. A fratura dental pode levar a sensibilidade dentária ou dor e por isso a importância de uma avaliação. Se o canal estiver exposto, o tratamento de canal geralmente é indicado. Se não expôs o canal, em geral, indica-se uma restauração em resina para proteger a dentina exposta. E por fim, é importante acompanhar estes dentes com radiografias intraorais pelo menos uma vez ao ano.

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Infelizmente não!
        1- A sedação em Cães e gatos não tem o mesmo efeito que nos humanos. Em geral, para se ter um efeito sedativo a ponto do paciente permitir a manipulação bucal (necessária para um exame completo da cavidade oral com sondagem periodontal e radiografia intraoral de todos os dentes), as doses devem ser mais altas e os efeitos colaterais seriam maiores;
        2- Mesmo com sedação, os pacientes não estariam entubados e haveria o risco de aspiração (ir para o pulmão) de sujidades como tártaro e até eventuais dentes com mobilidade;
        3- um cão tem 42 dentes e um gato 30 dentes. Se a sua sugestão fosse usada, um cão teria que ser sedado 21 vezes e um gato 15 vezes para ter um tratamento completo.

  9. Pingback: Osso para cachorro: Conheça os tipos, os riscos e benefícios ao seu Pet

  10. Responder
    Ana Paula

    Olá no caso da minha cachorrinha ela já está com os dentinhos da frente furados.. é possível salvar ,ou ela vai perder? Ela é SRD com prognatismo..

    • Responder
      Odontovet

      Olá Ana Paula, tudo bem?
      O ideal é você trazer seu pet para uma avaliação com um de nossos dentistas veterinários.
      você pode solicitar mais informações através dos nossos canais de atendimento:
      Whatsapp: (11) 99603-9047
      Telefone:(11) 3816-2450
      Ou clicando aqui.

      Obrigado!

    • Responder
      Ana

      Olá, gostaria de saber sobre anestesia para limpeza dos dentes de meu gato. A comum traz mais riscos que a entubada? Poraquê?
      Obrigada

  11. Responder
    Ana Paula

    Olá no caso da minha cachorrinha ela já está com os dentinhos da frente furados.. é possível salvar ,ou ela vai perder? Ela é SRD com prognatismo..
    Obrigada!

    • Responder
      Odontovet

      Olá Ana Paula, tudo bem?
      O ideal é você trazer seu pet para uma avaliação com um de nossos dentistas veterinários.
      você pode solicitar mais informações através dos nossos canais de atendimento:
      Whatsapp: (11) 99603-9047
      Telefone:(11) 3816-2450
      Ou clicando aqui.

      Obrigado!

    • Responder
      Odontovet

      Ana Paula, tudo bem? Eu imagino que você quis dizer que os dentinhos da frentes já estão fraturados! É isto mesmo?
      Fique tranquila, precisamos avaliar o tipo de fratura e também radiografar estes dentes para saber como estão as raízes deles. Pode ser possível fazer o canal destes dentes e depois restauração, mas vai depender desta avaliação. Agende a avaliação através do whatsapp http://bit.ly/falecomodontovet ou pelo telefone (11) 3816-2450.

  12. Responder
    Fernanda

    Olá! Existe gengivite crônica? Tenho uma cadela que fez a limpeza completa há menos de um ano e já está com placa novamente. Ela é idosa, então tenho muito medo da anestesia, por isso precisei gastar bastante para fazer todos os exames antes da anestesia e fica impraticável gastar tudo de novo menos de 1 ano depois. Não existe nenhum método paliativo para os cachorros que já estão com placa?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Fernanda, você escova os de dentes dela diariamente? Se não, é mais do que esperado voltar a ter o problema. O método mais eficaz e barato de prevenção é a escovação diária dos dentes.

  13. Responder
    Rubens

    Boa noite pessoal, que é o profissional que faz a remoção do tártaro e limpeza bucal dos cachorros, gatos e cavalos por exemplo. Seria o dentista ou médico veterinário. Essa seria a minha dúvida. Aguardo retorno

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Rubens, o profissional é o médico veterinário com especialização em odontologia veterinária. Por lei, qualquer tratamento para animais deve ser realizado por um médico veterinário devidamente registrado no conselho regional do estado em que atua. No entanto, os tratamentos odontológicos são muito específicos e serão realizados com maior habilidade por um médico veterinário especializado em odontologia veterinária.
      Um dentista humano não estudou anatomia, fisiologia, patologia, terapêutica, dentre outras disciplinas, logo, ele não está habilitado tecnicamente e nem legalmente para atuar na área odontológica veterinária.

  14. Responder
    Kelly

    Bom dia! Meus filhos pegaram um gato na rua. Começamos a cuidar dele mas percebemos que ele continuava caidinho”. Levamos ao veterinário que fez um exame e detectou fiv e felv. Disse q não tem cura, e não soube indicar o estágio da doença. Ele quando chegou fazia suas necessidades no quintal. Agora mudou o comportamento e faz em qualquer lugar, o que causa uma situação dificil. emagreceu. Tem muita secreção no nariz e olhos, cor escura, parece sangue. A boca parece que tem algo enroscado, embora se alimente. O veterinário disse q pouco há o q se fazer. Mantê-lo comendo e hidratado. a boca tb tem um odor muito fedido, como se fosse podre. ele já veio adulto, não sei precisar a idade dele. O que fazer nesse caso…

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Kelly, da parte da boca posso te garantir que ter mau cheiro não é normal e que provavelmente ele precise esse um tratamento odontológico. Agende uma avaliação através do WhatsApp 11 38162450. Aguardo vocês.

  15. Responder
    Natalia

    Oiê eu entendi que o procedimento correto é com anestesia geral, porém se o animal estiver impossibilitado de usar anestesia não seria possível fazer com um tranquilizante sedativo? O cachorro fica praticamente desmaiado.

    • Responder
      Herbert Corrêa

      O ideal seria fazer todos os exames pré operatórios e passar em consulta com o anestesista. O odontovet tem mais de 29 anos e posso te afirmar que foram raros os casos onde realmente o paciente não podia ser anestesiado.
      Sobre sua pergunta, o profissional anestesista é a melhor pessoa para responder, mas em geral está sedação não é suficiente para realizar o tratamento odontológico que envolve uso de água, logo, o paciente precisa estar entubado e a sedação não permite a entubação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!