Os cães tem cárie

Os cães tem cárie?

Sim, os cães tem cárie, mas numa frequência menor que nos seres humanos.

Um estudo conduzido pelo Dr. Frase A. Hale publicado no Journal of Veterinary Dentistry identificou a incidência de cárie em apenas 5,25% dos cães. Em um levantamento realizado no Odontovet entre os anos de 2001 a 2005 onde foram avaliados 2300 cães, a incidência de cárie foi de 1,1%.

Mas, se eles não escovam os dentes, por que eles não tem tanta cárie como nós seres humanos?
A cárie é o resultado do acúmulo de placa bacteriana que fermenta o açúcar disponível na dieta e produz ácido desmineraliza e destrói o dente.
Portanto, provavelmente a combinação de vários fatores explique a menor incidência de cáries em cães quando comparado aos seres humanos. Algumas da hipóteses:

• A presença de flúor na água potável reduziu a incidência de cárie em humanos e provavelmente, contribuiu também para que os cães tivessem menos cáries.
  • A dieta dos cães em geral não é cariogênica, ou seja, não é rica em açúcar, carboidratos refinados e pH baixo (p. ex: refrigerante).
  • O pH da saliva do cão é mais alto (7,5) que dos seres humanos (6,5) e o desenvolvimento da cárie é favorecido num meio ácido.
  • A anatomia dos dentes dos cães onde os dentes ter um formato mais cônico, não tem tantas fóssulas, fissuras e cicatrículas como nos dentes humanos, além dos dentes serem mais separados uns dos outros não facilita a retenção de alimento e placa bacteriana.
  • A microbiota (tipos de bactérias) provavelmente não é específica para produzir cárie. Estudos mostram que a presença do Streptococcus mutans (principal bactéria que causa cárie em humanos) é baixa na boca de cães.

Mesmo a incidência de cárie sendo baixa, alguns cães desenvolvem cáries, como nesta foto abaixo:

Presença de cárie na fossa oclusal do dente 1o molar superior de um paciente canino. Este é o dente onde mais aparece cárie em cães, provavelmente pelo fato de ser o dente mais próximo da anatomia do dente do ser humano, com uma fossa onde pode acumular alimento e placa bacteriana, favorecendo o desenvolvimento da cárie. Um detalhe é que com o paciente acordado é muito difícil ver esta parte do dente que fica para dentro da boca, daí a necessidade de avaliações frequentes com um veterinário especializado em odontologia.

Esse são só alguns dos motivos pelos cães tem menos incidência de cáries que os humanos, mas isso não anula ou diminui a importância de realizar escovações regularmente e visitas ao dentista veterinário!

Agende sua consulta conosco em odontovet@odontovet.com.br

Foto em Destaque: Fonte

1. Responder
    Ana

Qual o tratamento para Cárie no cão?

Odontovet Social

Olá Ana, é realizado um tratamento semelhante ao feito nos humanos!

2. Responder
    vanessa oliveira

Olá,qual as causas de flurose dental em cães e gatos? E como eles adquirem?

3. Responder
    Herminia Inacio da Silva

O meu cachorro ja fez a limpeza de tártaro aqui na cidade onde resido e não trabalham com caries , foi o que me informou o veterinário , onde voces trabalham , o endereço por favor mais proximo daqui , porque vi que é franquia…Grata Deus abençoe Herminia

Odontovet

Boa tarde Herminia!
      Tudo bem?

Nós temos algumas unidades em São Paulo capital, uma em Jundiaí e outra em Campinas. Você pode consultar os endereços e o telefone para contato de cada unidade ali na aba CONTATOS no menu (na parte superior do site). Assim já pode ligar e ver o melhor horário para agendar sua avaliação.

Agradecemos o contato e ficamos a disposição para tirar todas as suas dúvidas.
      Boa semana, abraço!

4. Responder
    Geôni César de Matos

meu cão esta caindo os dentes por caries e eu não sei o que fazer para prevenir

Herbert Corrêa

Ola Geôni, teria que ver se realmente é cárie!! Pode-se dizer que as cáries são raras em cães!!! O mais comum de levar a perda dos dentes é a doença periodontal (mau hálito, tártaro, inflamação na gengiva).