Tratamento da depressão

Tratamento da depressão através de pets

A Depressão é uma doença real nos nossos dias sendo caracterizada por tristeza profunda e diminuição do interesse pelas atividades e prazeres do cotidiano. No mês de Setembro, queremos ressaltar a importância da atenção com o paciente depressivo. O acompanhamento por um profissional da área de psiquiatria e eventual uso de medicação sempre prescrita por este profissional, além do apoio e cuidado da família e amigos, da fé e esperança são muito importantes no tratamento da depressão. O que poucos sabem é que os pets podem ser importantes aliados neste tratamento.

Segundo estudos realizados por psiquiatras da Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, em Portugal, pacientes que tiveram contato com pets durante o tratamento apresentaram melhoras significativas em seu quadro.

O estudo foi realizado com cerca de 80 pacientes diagnosticados com depressão, onde metade manteve contato com pets durante o tratamento, enquanto a outra metade seguiu o tratamento sem nenhum pet. 

Para aqueles que tiveram contato com pets, um terço deles já não apresentava sintomas que pudesse enquadrá-los no diagnóstico da depressão após 12 semanas. Entretanto, aqueles que não tiveram contato com pets não apresentaram sinais de melhoras no mesmo período. 

A responsabilidade de cuidar de um pet traz às pessoas que sofrem com a doença oportunidade de se relacionar e também se sentir importante, ajudando principalmente na autoestima. E os pets são campeões em fidelidade e parceria!!! 

Atividades físicas também ajudam no tratamento da doença, e os pets podem ser um incentivo a mais para a realização de exercícios.

Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de escolher um pet para auxiliar no tratamento da depressão. Os cães são mais indicados do que os gatos. Por serem mais agitados e mais dependentes que os gatos, demandam um cuidado maior, desempenhando um papel maior no auxílio do tratamento de seu tutor.

A idade da pessoa, mobilidade, estado de saúde, tempo e também espaço para o pet devem ser levados em consideração na escolha do pet. A idéia de adotar um pet desabrigado pode ainda aumentar o significado de ter um pet!

 

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188 🙂

Tratamento da depressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá, podemos ajudar?
Powered by