Tratamento da depressão

Tratamento da depressão através de pets

A Depressão é uma doença psiquiátrica crônica que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e diminuição do interesse pelas atividades e prazeres do cotidiano, várias são as discussões em relação ao tratamento da depressão.

No mês de Setembro, queremos ressaltar a importância da depressão e como tratá-la. A depressão deve ser acompanhada por um psiquiatra e em alguns casos é recomendado o uso de medicamentos. Além disso, a presença de pets pode trazer um melhor resultado ao tratamento. 

Segundo estudos realizados por psiquiatras da Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, em Portugal, pacientes que tiveram contato com pets durante o tratamento apresentaram melhoras significativas em seu quadro.

O estudo foi realizado com cerca de 80 pacientes diagnosticados com depressão, onde metade manteve contato com pets durante o tratamento enquanto a outra metade seguiu o tratamento sem nenhum pet. 

Para aqueles que tiveram contato com pets, um terço deles já não apresentava sintomas que pudesse enquadrá-los no diagnóstico da depressão após 12 semanas. Entretanto, aqueles que não tiveram contato com pet não apresentaram sinais de melhoras

 

“Uma das razões que podemos explicar os resultados é que os animais de estimação se forçam a neutralizar um dos principais sintomas da depressão, a anedonia. A Anedonia é a incapacidade de experimentar prazer encontrado em atividades normalmente agradáveis, como exercícios físicos, hobbies e interações sociais.” afirmou um dos responsáveis pelo estudo.

 

A responsabilidade de cuidar de um pet traz as pessoas que sofrem com a doença oportunidade de se relacionar e também se sentir importante, ajudando na autoestima. 

Atividades físicas também ajudam no tratamento da doença, e os pets podem ser um incentivo a mais para a realização desta tarefa.

Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de escolher um pet para auxiliar no tratamento da depressão. Os cães são mais indicados do que os gatos. Por serem mais agitados e demandarem um cuidado maior, os cachorros tem um papel maior no auxílio do tratamento de seu dono

É recomendado também adquirir um pet que já passou da fase de filhote, pois os mesmos precisam de atenção e cuidados maiores, como adestramento por exemplo.  

Entretanto a escolha de um pet é bem pessoal. O importante é escolher um companheiro que lhe traga felicidade!

Tratamento da depressão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá, podemos ajudar?
Powered by