As doenças bucais em cães são muito frequentes, mas não normais, e por isso precisam ser entendidas e tratadas. A gengivite acarreta muitas outras complicações que podem comprometer a saúde do pet e pensando nisso preparamos dicas e informações essenciais para entender, prevenir e tratar a gengivite canina.
O que é gengivite?
Gengivite é a inflamação da gengiva decorrente do acúmulo de placa bacteriana que produz toxinas que irritam a mucosa da gengiva. Um dos seus principais sintomas é a vermelhidão e o inchaço da gengiva, consequentemente sensível, podendo muitas vezes sangrar e também o mau hálito. O pet pode ter também dificuldade de se alimentar devido à dor causadas pela inflamação. A boa notícia é que a gengivite tem tratamento, mas se não receber o cuidado necessário, as bactérias podem se infiltrar para baixo da gengiva levandoa retração gengival e perda do osso que segura os dentes. Neste caso, os dentes começam a ficar “moles” e podem “cair”.
Como previnir a gengivite?
Segundo o Dr. Herbert Corrêa, médico veterinário da Odontovet, uma das principais medidas para prevenir a inflamação da gengiva é a escovação diária dos dentes. A escovação diária evita o acúmulo da placa bacteriana. Vale lembrar que a placa bacteriana não é na maior parte das vezes visível sem auxílio de corantes específicos. Quando a placa bacteriana se calcifica com os sais minerais da saliva forma-se o tártaro que é facilmente percebido. A diferença é que a placa pode ser removida com a escovação e o tártaro não, sendo necessário um tratamento profissional para sua remoção. Então, não espere a placa se tornar em tártaro para começar a se preocupar.
Além da escovação, no mercado, existem vários produtos que ajudam no controle da placa, como ossinhos, snacks, brinquedos, aditivos para colocar na água de beber ou ração, géis para passar na boca, dentre outros.
Como tratar a gengivite?
Meu cachorro tem gengivite, e agora? Primeiramente, é essencial a consulta a um médico veterinário, para um diagnóstico assertivo e melhor acompanhamento do caso.
O dentista veterinário irá identificar se o problema pode ser tratado com medicamentos ou se já é o caso de uma limpeza profissional removendo o tártaro acumulado e realizando o polimento dos dentes. Vale lembrar que a placa e o tártaro podem se acumular abaixo da gengiva de modo que não conseguimos ver. Este é outro motivo para procurar um profissional especializado em odontologia veterinária. Lembre-se: o mau hálito indica que tem placa bacteriana em atividade na boca de seu pet!
Não marque bobeira! Fique atento e mantenha a escovação diária dos dentes seu pet. Relembramos também a importância de levar regularmente seu pet para uma avaliação bucal e também a qualquer anormalidade consultar um médico veterinário.
18 comentários
Débora Larissa
Gengivite dos cães pode passar para humanos através de lambeijos?
Herbert Corrêa
Ola Débora, a princípio não, pois as bactérias são espécie-específicas, ou seja, as bactérias dos cães não passam para nós humanos e vice-versa. Porém, existem alguns casos descritos na literatura descrevendo que houve o contágio. Portanto, o ideal é sempre manter a higiene bucal diária tanto nossa quanto dos Pets. Se notar mau hálito, isto é um sinal de que algo está errado com a saúde oral de seu pet.
Simone Rossi
Qdo o cão não foi tratado o tártaro e está com os dentes mole significa q terao de retirar TDS q estão moles ou ainda pode ser tratado para reafirmar ?? Tenho um York q está com vários moles e só agora percebi
Agradeço mto se puder responder
Herbert Corrêa
Ola Simone, se os dentes estão com mobilidade muito provavelmente é porque o osso que segura os dentes foi destruído devido a inflamação causada pela placa bacteriana. Se for esta a causa, provavelmente estes dentes terão de ser extraídos. Mas antes de extrair qualquer dente nós sempre radiografamos para ter certeza quanto a indicação e necessidade da extração.
HELENA BUON
Olá, eu tenho uma filhote de daschshund de 4 meses que têm um hálito muito forte. Pode ser uma doença das gengivas nesta idade? O que vc recomenda? Muito obrigada
Herbert Corrêa
Helena, eles começam trocar os dentes nesta idade e por vezes podem apresentar mau hálito. Esta fase de troca é muito importante, pois é. muito rápida e deve ser acompanhada por um dentista veterinário.
Priscila
Tenho uma lhasa de 16 anos. Em janeiro fez limpeza e retirou alguns dentes. Agora está com retração nos caninos. Foi indicada a retirada dos caninos sem ter feito radiografia. Está correto? Não há outra alternativa senão a retirada? Os exames estão todos ótimos. Ela começou a ter dificuldade para se alimentar a 15 dias.
Agradeço se puder responder.
Herbert Corrêa
Priscila, alguns parâmetros são usados para a indicação da extração de um dente:
– mobilidade excessiva de um dente;
– retração total da gengiva;
– nível de perda óssea;
– perda do nível de inserção com bolsa periodontal
Precisaria ter mais detalhes do exame clínico para opinar sobre a indicação de extração ou não. O correto é fazer rx intra-oral.
Rosângela
Oi, levei uma Shitzu de 10 anos para consulta e um veterinário indicou a tartarectomia grau II com inalatória, disse q talvez ela perca 1 ou 2 dentes, pediu alguns exames de sangue. Eu disse q achei um caroço na mama e ele avaliou como tumor e indicou a mastectomia lateral e dos linfonodos tbem. Assim foi indicado a mastectomia lateral
direita primeiro e caso o plano anestésico corra bem, faria também a tartarectomia (tomar Stomorgyl 10 por 5 dias pré-operatório). Foi indicado exames de sangue, ultrassom abdominal e eletrocardiograma, mas não pediu raio x.
Não sei se é seguro fazer as duas, li algo sobre bacteremia e fiquei com medo.
Não seria indicado reduzir a presença da bactéria na boca antes da cirurgia?
Herbert Corrêa
Nao é recomendado fazer os dois procedimentos juntos!!! Cada caso deve ser avaliado pelo profissional, mas em geral, recomendamos primeiro remover o foco de infecção (no caso, a boca) e depois fazer a cirurgia da mama.
Jennifer
Meu filhote de 5 meses não apresenta mal hálito mas está com a gengiva inchada somente nos dentinhos da frente, apresentou isso hoje mesmo mas somente na frente. Devo me preocupar?
Herbert Corrêa
Nesta idade eles estão trocando os dentes e pode haver inflamação da gengiva, porém, o ideal é acompanhar a troca de dentes para checar se o encaixe entre os dentes será normal. Vale a pena checar também essa gengiva que está inchada e daí sim você poderá ficar tranquila.
Priscila
Boa tarde, Dr Hebert!
Minha cachorra esta com uma parte da gengiva mais avermelhada, proximo as dentes.
Também percebei uma formação (me disseram que é um époli no final da arcada debaixo e um outro começanco a se formar na arcadade cima, dentes da frente).
Um clinico olhou e nao me deu nenhum alerta que não limpar o tártaro…
É comum esta diferença de cor na gengiva? Senao é muito perigoso, ou eu poderia aguardar uns 3 meses para fazer o procedimento?
Te agradeço desde ja!
Abs
Herbert Corrêa
Priscila, é difícil responder sem avaliar o paciente, mas posso te garantir que gengivas avermelhadas são sinais de inflamação e isto não é normal. Sobre os aumentos de volume também devem ser removidos (biópsia) e o material encaminhado para laboratório para saber exatamente o que é. Quanto antes você resolver isto, você ficará tranquila e o seu pet se sentirá melhor.
Adriana Quimas Batista
Prezado Doutor,
Boa tarde! Gostaria de compartilhar a situação da minha cachorrinha, que tem 14 anos. Ela já passou por três limpezas de tártaro, mas ainda lida com uma gengivite persistente que só melhora quando medicada com Stomorgyl. No entanto, não posso administrar esse medicamento de forma contínua. Existe alguma alternativa que possa beneficiar a saúde bucal da minha pet?
Agradeço antecipadamente pela atenção.
Atenciosamente,
Adriana
Herbert Corrêa
Ola Adriana, como vai? Sim, a melhor forma de manter a saúde oral é a escovação diária dos dentes para controlar a placa bacteriana que é a causadora da gengivite.
Adryelle
Minha cachorra fez remoção de tártaro há 1 mês com extração de alguns dentinhos, porém um novo dente está começando a ter retração gengival e sangra quando escovo. O que posso fazer para evitar que ela perca esse dente? Tem algum produto ou pasta dental para fazer essa prevenção?
Herbert Corrêa
Adryelle, a escovação diária ainda é a melhor forma de prevenção. Nada ou nenhum produto irá substituir a escovação DIÁRIA! Um dente com retração gengival sempre terá maior tendência a acumular placa bacteriana! O que precisaria avaliar é se este dente com retração não tem bolsa periodontal e/ou exposição de furca. Neste caso, a escovação provavelmente não será efetiva!!!