Tumores de boca em pets

Tumores de boca em pets

Tumores de boca em pets… Por mais que este seja um assunto difícil, falar sobre tumores em pets não deve ser um tabu. A cavidade oral é o quarto local onde mais ocorrem tumores em cães e gatos. Se identificado precocemente, o câncer na boca têm grandes chances de tratamento com sucesso e o pet volta a ter uma qualidade de vida como antes!

No Odontovet, evidenciamos a importância das visitas de rotina ao dentista veterinário para que a saúde bucal de seu pet seja observada de perto. Esperar sinais de que algo não vai bem com seu bichinho para levá-lo ao veterinário pode fazer com que problemas de resolução simples se tornem grandes desafios. Tumores de boca podem ser identificados em exames clínicos e radiográficos de rotina, por isso recomendamos que seja feito pelo menos uma consulta odontológica anual e sempre que o paciente for anestesiado, fazer radiografia intraoral de toda a boca.

Tumores de boca em pets podem ser benignos ou malignos. Em geral, tumores benignos têm crescimento lento, não invadem outros tecidos e não fazem metástase. Já os tumores malignos, geralmente, apresentam crescimento rápido, invadindo outros tecidos ao redor e podem fazer metástase para outros órgãos distantes. 

No tratamento de tumores benignos, a cirurgia para remoção tem quase sempre resultados positivos, sendo menos invasiva e com margem de segurança curativa. No caso de tumores malignos, a cirurgia deve ter margem de segurança ampla e outros tipos de terapia como a eletroquimioterapia, quimioterapia e imunoterapia podem ser associadas. A radioterapia também pode ser uma arma contra o câncer. Em ambos os casos, quanto antes for feito o diagnóstico, mais simples será a resolução do problema. Por isso, qualquer aumento de volume na boca que não desapareça em uma semana deve ser investigado, em geral, através de uma biópsia.

Fique sempre atento a aumentos de volume na boca ou na face, sangramentos, mau hálito, mobilidade dos dentes e dificuldade na alimentação. Ao menor sinal de alteração, não perca tempo, traga seu pet para uma avaliação.

Seu pet apresenta algum desses sinais? Você pode entrar em contato conosco, e agendar uma avaliação! Não perca tempo, acesse nosso WhatsApp através desse link https://bit.ly/WppSiteOdvet ou pelo telefone (11) 3816 2450.

8 comentários
  1. Responder
    Vilma

    Somos do Estado do RJ. Nossa cadelinha começou a apresentar dificuldade na respiração e sangramentos. Não sabíamos o que era. Levamos para a emergência e lá foi diagnosticado uma neoplasia de palato. Agora estamos na dúvida se operamos, pois ela é idosa e cardíaca. Tem 16 anos. Até a anestesia de uma Tomografia pode ser fatal. Estamos muito tristes.

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ola Vilma, sentimos muito por este diagnóstico. Quanto ao risco anestésico, seria interessante avaliar os exames pré-anestésicos como eletrocardiograma, ecocardiograma e exames de sangue (dentre outros) antes de concluir que ela não pode ser anestesiada. Ficamos à disposição.

  2. Responder
    ARTUR

    Meu cachorro da raça Schnauzers vai fazer 7 anos. No dia 03 de Outubro ele fez uma limpeza de tártaro na boca e perdeu um dente no mesmo dia. Esta noite ele perdeu 3 dentes. Fui olhar a boca dele e os dentes traseiros estão moles. O que poderia ser? Onde você atende?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Olá Arthur, ele deve ter doença periodontal, que é a causa mais comum de perda de dentes em cães e gatos adultos. Atendo, no Odontovet em São Paulo e Jundiaí.

  3. Responder
    Silvia

    Olá,minha cachorrinha tem 13 anos e em julho/2023 tirou uma parte da mandibula por causa do tumor e fez eletroquimioterapia no final da cirurgia. e faz dois meses ele voltou mais agressivo e esta enorme, falaram que nao tem como operar pe está na buchecha.

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Olá Silvia, sinto muito! Mas difícil opinião sem examinar a tua pequena.

      • Responder
        Steffanny

        Ola Minha cachorra está com uma carne grande embaixo da língua dos dois lados não come e está espumando de mas a boca o que poderia ser

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Pode ser um tumor, procure urgente um médico veterinário!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!