Dermatite de Dobra Labial – Você sabe o que é?

A dermatite de dobra labial é uma condição que afeta cães que possuem excesso de pele na região do lábio inferior onde se formam pregas. É mais comumente visto em raças como Cocker Spaniel, São Bernado e Shar Pei.

Como surge a dermatite de dobra labial?

Este excesso de pele característico forma dobras, como se fossem pregas (semelhantes as dobras por excesso de peso), que facilitam o acúmulo de restos de alimentos, além de saliva e bactérias, que levam à infecção e inflamação da pele na região das dobras, causando o que chamamos de dermatide de dobra labial.

Como identificar se meu cão tem dermatite de dobra labial?

Uma das características mais fáceis de identificar é através do mau cheiro proveniente da fermentação dos restos de comida que se acumulam nas dobras da pele. Ao observar a pele próxima ao lábio inferior nota-se que ela é de cor avermelhada, podendo sangrar ao toque.
Outra caracaterística é que a saliva pode ficar mais grossa e fétida.
A atenção: geralmente a inflamação da pele ocorre dos dois lados.

Como tratar a dermatite de dobra labial?

O tratamento mais indicado é realizar uma cirurgia plástica. A cirurgia consiste na retirada do excesso de pele, eliminando a formação da dobra e melhorando a qualidade de vida do pet. Ela costuma ser bem simples, e o paciente tem alta no mesmo dia, além de ter uma cicatrização rápida.

Dermatite de Dobra Labial

Antes da Cirurgia

Após a Cirurgia

Existe também o tratamento mais “conservador”, que consiste em fazer a limpeza das dobras da pele diariamente. No entanto, a longo prazo, poucos são os tutores que conseguem fazer uma boa higiene todos os dias, de modo que o problema persiste e o paciente volta a sofrer.

Para tirar dúvidas ou marcar uma consulta para seu pet envie uma mensagem para nós diretamente no Whatsapp clicando aqui (ou através do número: 11 99603-9047). É possível agendar também através do email odontovet@odontovet.com. 

2 comentários
  1. Responder
    Rose

    Olá,, boa tarde.
    Essa higiene pode ser feita com água e vinagre?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Rose, não tenho experiência com esta solução de agua e vinagre. Você pode usar um sabonete neutro para lavar a região e depois secar bem. Tem casos, que somente fazendo a cirurgia para resolver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!