Doenças bucais podem afetar outros órgãos e causar doenças

Algumas bactérias presentes na boca dos animais, em especial animais que possuem doenças periodontais, podem ser engolidas e transportadas para todo o corpo, afetando órgãos vitais e causando uma série de doenças. No infográfico abaixo é possível conferir aonde podem ocorrer algumas dessas doenças:

infografico2

Essas doenças podem ocorrer pois as bactérias da boca são engolidas e podem cair na corrente sanguínea e, por consequência, podem se instalar nos órgãos. Em animais saudáveis geralmente essas bactérias são rapidamente filtradas e combatidas, mas, em animais que possuem um quadro de inflamação, o corpo pode produzir reações químicas que enfraquecem a imunidade a as células, abrindo portas para o surgimento de problemas.

Além disso, ressaltamos que a doença periodontal é silenciosa e, apesar de causar dor na boca do animal, normalmente ele não demonstra anormalidades e, por isso, o proprietário demora a perceber, ou muitas vezes não percebe até que esteja num estado avançado. Por isso dizemos que o mau hálito é o maior sinal de problemas, pois indica a presença de bactérias na boca. Não ignore o único alerta de que seu pet pode estar com a saúde em risco e faça o acompanhamento regularmente.

Agente uma consulta conosco agora mesmo através do contato@odontovet.com ou pelo telefone 11.3816-2450 e tire todas suas dúvidas.

Inspiração da Imagem: Veterinária Noroeste

2 comentários
    • Responder
      Odontovet

      Olá Reinaldo, tudo bem?
      Sua dúvida foi encaminhada para o setor responsável.
      Em breve nossa equipe entrará em contato.
      Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!