Anorexia em gatos

Anorexia em gatos: porque meu pet não está comendo?

A anorexia é, por definição, a perda ou ausência de apetite. Em humanos, não deve ser confundida com a anorexia nervosa que é o transtorno alimentar em que ocorre recusa constante de alimentos mesmo quando se sente fome. Nos gatos, este tipo de anorexia não acontece. Assim, quando um felino desenvolve anorexia e deixa de comer é porque alguma coisa está errada. Então é hora de levá-lo ao médico veterinário para uma avaliação. Antes disso, é importante diferenciar e perceber se o gato não está comendo porque ele não tem vontade de comer ou se é porque ele não consegue comer.

Se o gato não tem vontade de comer e nem procura a comida, não vai até o pote de ração e passa a ficar quieto, sem brincar ou interagir, é porque ele não está se sentindo bem de uma forma geral. Portanto é preciso pesquisar o que ele pode ter, pois pode ser problemas nos rins, no estômago ou em qualquer outro lugar.

Agora se seu gatinho vai até o pote de comida, tenta comer e não consegue, então pode ter certeza que ele está com dor na boca. O gato pode estar se sentindo bem e sente dor apenas na hora pega a ração e tenta comer. A dor pode vir de um dente quebrado, um dente amolecido por conta de de doença periodontal, ele pode estar com um problema na língua ou até um tumor na boca.

Mas, independente do motivo que está levando seu gato a não comer, é preciso tratá-lo o quanto antes, pois a anorexia em gatos pode desenvolver um quadro  grave chamado de lipidose que, se não tratado, pode levar à óbito. Normalmente, para tirar o gato do quadro de lipidose é preciso colocá-lo numa sonda esofágica para poder alimentá-lo.

Então se vc percebeu que seu gatinho está com fome, procura comida mas não come, entre em contato e agende uma consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!