Conheça mais sobre a dentição dos pets exóticos

Atualizado em 26 de Julho de 2018

Atualmente a procura por pets exóticos tem crescido muito. O Odontovet está preparado para atender ferrets (furão), coelhos, chinchilas, porquinhos-da-Índia, macacos e outros pequenos roedores.
E no caso dos pets exóticos os problemas bucais geralmente se dão porque a dentição deles é adaptada à vida na natureza, portanto, quando estão em ambiente doméstico e é oferecida uma alimentação inadequada, problemas podem surgir.

Confira abaixo algumas particularidades de cada espécie.

FERRETS

Os Ferrets são bem agitados e brincalhões. Adoram se esconder e explorar o ambiente em que vivem. Em meio a tantas aventuras, acidentes podem acontecer e a fratura de dentes é a ocorrência odontológica mais frequente.

Saiba mais sobre a dentição dos Ferrets.

 

COELHOS

Existem várias raças de coelhos para todos os gostos: Anões, médios ou grandes, de pelo curto ou longo, orelha em pé ou caída, e assim vai.
Você sabia que eles têm entre 26 a 28 dentes? Pois é, tem sim e estes dentes crescem durante toda a vida.
É durante a mastigação que os dentes dos coelhos são gastos. Porém, alguns alimentos não ajudam no desgaste deles e daí podem surgir problemas odontológicos, como feridas, dentes quebrados e muito mais.

Entenda melhor a dentição dos coelhos.

 

PORQUINHOS-DA-ÍNDIA

Os porquinhos-da-Índia são roedores mais rústicos, porém é admirável como se relacionam com os seres humanos. Você sabia que eles têm 20 dentes? Sim, atrás dos 4 incisivos na frente da boca, há mais 16 dentes no fundo. Estes dentes são bem diferentes dos dentes humanos, sendo que a principal diferença é que e estes dentes crescem durante toda a vida! E assim como os coelhos, é durante a mastigação que os dentes deles são gastos.
Alguns alimentos não ajudam no desgaste dos dentes e daí podem surgir problemas odontológicos.

Saiba mais sobre a dentição dos porquinhos-da-índia

 

CHINCHILAS

Chinchilas são pets muito interessantes, além de serem muito bonitos e fofinhos! Você sabia que, além dos 4 incisivos na frente, eles possuem mais 16 dentes no fundo da boca? Sim, são 20 dentes ao total.
Estes dentes são bem diferentes dos nossos, em tamanho e formato, mas a principal diferença é que eles também crescem durante toda a vida! É durante a mastigação que os dentes são gastos. Alguns alimentos não ajudam no desgaste dos dentes e daí podem surgir problemas odontológicos.

Saiba mais sobre a dentição dos chinchilas

 

MACACOS SAGUIS

Os saguis são travessos e ágeis. Gostam de mover-se em saltos bruscos e de brincar de briga e de esconde-esconde. Podem parecer mansos, mas são temperamentais, podendo nos morder sem razões aparentes. Estes pequenos possuem 32 dentes, sendo que alguns são em parte parecidos com os nossos, com exceção dos dentes caninos que são mais pontiagudos e proeminentes. Algumas brincadeiras ou hábitos errados de manejo, além do tipo de alimentação, podem levar a problemas odontológicos.

Saiba mais sobre a dentição dos saguis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá, podemos ajudar?
Powered by