estresse em animais

5 causas de estresse em animais e seus sinais

Da mesma forma que os humanos, os cães também sofrem com estresse, e suas motivações são as mais variadas possíveis.

É extremamente importante que o comportamento do animal seja sempre observado e, quando as alterações são frequentes, o ideal é que o animal seja analisado por um profissional.

Esses são alguns dos geradores de estresse mais comuns:

  1. Separação
    Quando tirados do convívio com seus donos, alguns animais ficam estressados e com medo. Em determinadas situações isso pode desencadear a memória de um abandono sofrido no passado e os principais sinais no comportamento são agitação, tentativas de fuga e até escavação.
  2. Novo animal na casa
    A chegada de um novo pet na família pode deixar o cão estressado por sentir que está perdendo território ou atenção. Com isso ele pode ficar agressivo com o outro animal e com os donos, ou pelo contrário, ficar completamente apático à situação, ignorando tudo.
  3. Mudança de rotina
    Mudanças bruscas na rotina e nos horários do animal, mudanças de ambiente ou quando um pet é levado de um local ao outro por muito tempo podem gerar desconforto e estresse ao pet.
  4. Barulhos altos
    Barulhos muito altos, como fogos de artifício, tempestades e trovões podem gerar situações de estresse muito altos, levando alguns animais até ao falecimento. A melhor forma de minimizar o estresse dessa situação é oferecer segurança – através da sua presença, principalmente – e conforto para o pet – como um canto isolado e escondido -, até que o barulho passe.
  5. Viagens longasAlguns cães podem reagir mal à viagens de carro, ficando agitados, ofegantes, podendo chegar até a vomitarem. A melhor forma de evitar é acostumá-lo ao ambiente do carro, aos poucos e gradativamente, antes de efetivamente realizar o transporte no carro ou a viagem.

Fique sempre atento às situações em que seus pets estão expostos e como eles reagem à elas, e, em qualquer mudança de comportamento, procure um veterinário.

Para agendar uma consulta conosco, entre em contato pelo email odontovet@odontovet.com. Nosso horário de atendimento é de Segunda a Sexta, das 8h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!