Gripe em cães

Gripe em cães e outras doenças de inverno

Com a chegada do tempo frio e a baixa repentina das temperaturas, não é apenas os humanos que ficam gripados com mais facilidade, mas também os cães.

A gripe nos cães é causada por um vírus específico deles, não se manifestando em humanos. Pode ser transmitida pelo ar ou no contato com objeto ou cães infectados. Com sintomas como tosse persistente, espirro, coriza e até febre, é preciso conduzir o tratamento corretamente, semelhante à forma humana, evitando que o quadro piore e se desenvolva numa pneumonia.

Outros problemas também podem se desenvolver com mais facilidade com a chega do inverno, como a Traqueobronquite Infecciosa, que possui sintomas semelhantes à gripe, mas é muito mais contagiosa e é caracterizada pela tosse seca e persistente.

Já a Cinomose Canina é uma doença altamente contagiosa e que apresenta maiores casos neste período por conta do vírus que sobrevive muito mais tempo em ambientes secos e frios. A contaminação se dá por secreções expelidas e principalmente através do espirro, atingindo principalmente filhotes com o sistema imunológico em desenvolvimento ou adultos que estão com o sistema imunológico fragilizado. Apesar de ser uma doença que mata, ainda é possível tratá-la se descoberta o quanto antes.

Fique atento aos sinais que seu pet te dá e, em qualquer alteração, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.