Ações voluntárias

Aparelho ortodôntico em pets e odontologia em coelhos são temas da palestra do Dr. Herbert no MedVep 2017

Em julho de 2017, o Dr. Herbet Côrrea esteve em Curitiba para apresentar duas palestras durante o Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias.

Sua primeira palestra teve como tema o uso de aparelho ortodôntico em animais. Foi abordado que o uso de aparelho ortodôntico não é apenas para fins estéticos, mas sim para oferecer conforto e saúde bucal, pois, se os dentes estão na posição errada, podem traumatizar a bochecha, a gengiva ou o céu da boca, causando um grande desconforto para o pet.
Além disso, os dentes tortos facilitam o acúmulo de placa bacteriana, que leva à inflamação da gengiva.

Aparelho ortodôntico em petsNas fotos acima, aparelho foi utilizado para fechar o espaço anormal entre os incisivos superiores.

Já a segunda palestra foi sobre Odontologia em Coelhos, Chinchilas e Porquinhos da Índia. Eles tem uma particularidade: seus dentes crescem durante toda a vida e, por vários fatores, sendo um deles a alimentação errada, feita somente a base de ração (que não promove o mesmo desgaste que a vegetação natural oferece), que leva à formação de pontas dentárias que cortam a bochecha, língua ou lábios, levando-os a parar de comer.

Nas fotos acima vemos um paciente coelho com uma ponta enorme que machucava sua língua, sendo necessário desgastar os dentes dele.

Além das palestras, o Dr. Herbert se encontrou com alguns colegas de profissão de vários lugares do Brasil, e deixou uma mensagem:

“Nesta foto estão vários colegas de vários estados que são especialista em odontologia veterinária. Na minha direita, Dr. Marco Gioso, foi o pioneiro da odontologia veterinária no Brasil e também meu orientador. Foi com ele que eu aprendi a fazer odontologia. Mais a esquerda, Dr. Leonel Rocha, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária.”
Aparelho ortodôntico em pets

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!