Desde o início de fevereiro se tornou possível que pacientes internados na rede pública municipal de São Paulo recebam a visita de seus pets de estimação.
A Lei nº 16.827, de 6 de fevereiro de 2018, é de autoria do vereador Rinaldi Digilio e dispõe sobre a liberação de entrada de animais de estimação em hospitais públicos para visitas a pacientes internados. A ideia da lei é contribuir com o tratamento levando carinho e alegria para o paciente que está em recuperação.
Já existem alguns estudos que comprovam que o estímulo dos pets em ambientes hospitalares ajuda na recuperação do paciente e também motiva a equipe que convive com o animal.
Para que os pacientes possam receber a visita dos seus pets de estimação, foram determinadas algumas regras básicas: É preciso pedir autorização do médico responsável pelo paciente e agendar a visita com a administração do hospital.
Para os pets, as regras são:
– Estar limpo
– Estar com a vacinação em dia
– Possuir laudo veterinário que ateste as condições de saúde do pet
– Ser levado até o hospital em caixa de transporte adequada, além do uso de guia e coleira.
Esperamos que esta lei proporcione cada vez mais a inclusão dos pets como forma de melhora no tratamento dos pacientes e leve ainda mais amor à relação entre os pets e seus tutores!
Com informações do Estadão e Radar Municipal