Viajar com o pet

Como se preparar para viajar com seu pet

Com a chegada das férias, vem a hora de se preparar para viajar e se for levar seu pet, alguns cuidados são necessários para manter o bem-estar e saúde do pet.

O Odontovet preparou uma lista com os cuidados necessários para você e seu pet aproveitarem a viagem sem problemas!

Documentação

Para viagens internacionais, são necessários alguns documentos específicos:
Passaporte animal: o Ministério da Agricultura emite gratuitamente, clique aqui e saiba mais.
Certificado Veterinário Internacional, que pode ser obtido junto a Divisão de Defesa Agropecuária do seu estado, para saber mais sobre os pontos de emissão e documentação necessária clique aqui.
A idade mínima para que o pet viaje é de 8 semanas.
Atestado de saúde emitido por um veterinário.
Carteira de vacinação.
Checar na embaixada do país destino, exigências especificas daquele país.
Cada companhia aérea possui requisitos diferentes, como tamanho da caixa de transporte entre outros, portanto é bom verificar com antecedência para não perder o voo.

Hospedagem

Lembre-se: quando escolher um hotel pra ficar, confira antes se o hotel escolhido é pet friendly. Clique aqui para procurar hotéis pet friendly.
Se for ficar em casa de parentes ou amigos, verifique primeiro a possibilidade de levar seu pet. É bom considerar se na casa em que estará hospedado há outros pets, e questões como o comportamento do pet, se ele faz as necessidade no local correto [ temos um post com dicas de como educar seu pet a fazer as necessidades no local correto, clique aqui ], se seu pet é amigável, tudo isso para garantir o conforto de todos da casa.

Saúde

É muito importante garantir que a saúde do pet esteja em dia. Para isso, visite um médico veterinário antes da viagem para fazer um check-up e verificar se todas as vacinas estão em dia, incluindo vermifugação, controle de pulgas e carrapatos e também a saúde oral do pet. Um atestado de saúde pode ser muito útil em viagens, principalmente as de avião. Não seria nada legal interromper a viagem caso o pet ficasse doente, por isso, todo cuidado é pouco.

Clima

É sempre bom, checar o clima do destino da viagem antes de viajar com o pet. Se for um local frio, é importante levar roupinhas para deixar o seu pet quentinho. Não esqueça também de onde ele irá dormir.

Vai viajar e vai deixar o pet?

Dependendo do destino, nem sempre é possível levar o pet junto. Portanto, os cuidados ao viajar sem o pet também existem. Escolha um lugar confortável e de confiança para seu pet ficar, de preferência a casa de conhecidos como amigos ou familiares. Para o caso de alguma emergência, é muito importante deixar o telefone do médico veterinário com a pessoa que ficará responsável pelo seu pet.
Se preferir que o pet fique em um hotel, escolha um hotel de confiança, bem avaliado pelos clientes, se precisar, peça indicação de um amigo e visite o local antes. Procure por locais que tenham câmeras que possam ser acessadas remotamente, assim você pode matar a saudade do seu pet e ficar tranquilo que tudo está bem.

Não vai viajar? Sem problemas, temos alternativas para você passar um tempo com o seu pet.

Não tem nada melhor do que aproveitar as férias ao lado do seu pet, confira uma lista de opções de lazer pet friendly em São Paulo:

Parques

Em São Paulo, temos inúmeros parques e em muitos deles você pode frequentar com o seu pet. Separamos 10 parques para você:

Parque Alfredo Volpi
Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 – Cidade Jardim/Morumbi

Parque Anhanguera
Avenida Fortunata Tadiello Natucci, 1000 (km24,5 da Via Anhanguera)

Parque Buenos Aires
Avenida Angélica, s/n – Higienópolis

Parque do Carmo
Avenida Afonso de Sampaio de Souza, 951 – Itaquera

Parque do Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3 e 10)

Parque da Independência
Av. Nazareth, s/n – Ipiranga

Parque da Juventude
Avenida Ataliba Leonel, 500 – Santana

Parque da Luz
Praça da Luz s/n – Bom Retiro

Parque Trianon
Rua: Peixoto Gomide, 949

Parque Villa Lobos
Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto dos Pinheiros

CinePets

Agora você pode assistir filmes no cinema com o seu pet. Uma sala especial da rede Cinesystem, no Morumbi Town Shopping através do programa Cine Pets.
O programa vai ocorrer uma vez por mês, em dia e horários específicos. A sala estará preparada para receber o seu pet e há algumas regras: os pets devem permanecer no colo ou no chão em frente ao dono. Além disso, o pet precisa estar vacinado, usar fralda e coleira. Mais informações no site, clique aqui!

Transporte

Agora passear com seu pet ficou muito mais fácil. Você sabia que agora você pode levar seu pet no metrô, na CPTM, nas linhas VLT e nos ônibus intermunicipais? Confira as regras:

O pet deve ter até 10kg e ser levado em uma caixa adequada, além de não estar comprometendo a segurança dos demais passageiros.
Outra exigência é que o transporte seja feito fora dos horários de pico – ou seja, das 4h40 às 6h, das 10h às 16h e das 19h até meia-noite.
Será aberta uma exceção nesses períodos caso o pet tenha procedimento cirúrgico agendado, mas será preciso apresentar uma justificativa assinada por um médico veterinário.
Não poderão ser transportados pets que provoquem desconforto ou comprometam a segurança do veículo e dos passageiros.

Aproveite também esse tempo para colocar a saúde bucal do seu pet em dia, agende uma consulta ou avaliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá, podemos ajudar?
Powered by