Coelhos

Coelhos: cuidados e curiosidades sobre seus dentes

Os coelhos são sempre representados pelos dois dentões, mas será que sabemos tudo sobre os famosos dentes dos nossos amigos coelhos? 

Nós do Odontovet preparamos uma lista com 5 curiosidades sobre os dentes dos coelhos, confira:

 

1 – Coelhos possuem outros dentes além dos incisivos

Os incisivos dos coelhos são os mais famosos e também muito importantes, uma vez que sua função consiste em agarrar e cortar os alimentos. Mas além deles existem molares e pré-molares, localizados na região mais interna da boca dos coelhos, eles assumem a importante função da mastigação. 

Coelho

 

2 – Os dentes dos coelhos nunca param de crescer

Assim como seus amigos hamsters, porquinhos-da-índia e outros roedores, os coelhos dependem do ato de roer e também, do desgaste dos dentes com a ajuda de alimentação adequada e acessórios, além do acompanhamento por um médico veterinário.

 

3 – A Má oclusão é um problema grave

A má oclusão acontece quando os dentes crescem e não são desgastados de maneira adequada. Com isso, os dentes podem vir a se desalinhar, atrapalhando a mastigação e também perfurando a carne, causando feridas na boca do pet. 

Nesses casos é essencial a visita à um médico veterinário, clique aqui para agendar uma consulta.

 

4 – O desgaste manual dos dentes é estressante para os coelhos

Assim como nós, os coelhos apresentam terminações nervosas na dentição, o que torne o desgaste manual algo incômodo e estressante para o pet. Por isso, o desgaste deve ser realizado por um médico veterinário. 

 

5 – A alimentação afeta a manutenção dos dentes 

A ração, por ter uma textura diferente das folhas, alimento natural dos coelhos, não auxilia no desgaste dos dentes. Para evitar problemas e contribuir para a saúde bucal do pet, é essencial complementar a alimentação com feno, que além de auxiliar no desgaste dos dentes, atua no bom funcionamento do intestino. 

 

Ao sinal de qualquer anormalidade no comportamento do pet, consulte um médico veterinário. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Olá, podemos ajudar?
Powered by