Coronavírus e Animais

O Novo Coronavírus e Animais de Companhia

 A “Doença do Coronavírus 2019” (abreviada como “COVID-19”)  pode acometer os pets? Eles podem transmitir o coronavírus para nós? As vacinas contra coronavírus dos pets funcionam para nós?

Existem alguns coronavírus conhecidos. Os alfa e beta coronavírus geralmente infectam mamíferos, enquanto os gama e delta coronavírus geralmente infectam pássaros e peixes. O coronavírus canino, que pode causar diarréia leve, e o coronavírus felino, que pode causar peritonite infecciosa felina (PIF), são ambos alfa-coronavírus. Até o momento, os coronavírus capazes de infectar seres humanos e causar doenças respiratórias são beta-coronavírus. Então, até onde se sabe, não existem razões conhecidas para você se preocupar que seu pet fique doente ou dele transmitir a doença para você. Basta você manter as vacinas e acompanhamento médico veterinário dele em dia. Vale também reforçar que as vacinas dos pets não podem e não devem ser usadas em humanos!

O comitê científico e de saúde única da WSAVA (Associação Mundial de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) preparou um documento informativo no qual você pode tirar estas e muitas outras dúvidas sobre o  assunto. Vale a pena conferir. Clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!