Radiografia Intraoral

Radiografia Intraoral: Entenda a importância!

A radiografia intraoral é um tipo de exame de imagem que permite a avaliação de todos os dentes, suas raízes e o osso que é responsável pela fixação dos dentes na boca dos pets. A Sociedade Americana de Odontologia Veterinária (AVDS) recomenda sua realização em todos os pacientes odontológicos – ainda que em procedimentos mais simples, como as limpezas dentárias!

A recomendação se deve, principalmente, porque a radiografia intraoral é capaz de revelar problemas que estão abaixo da gengiva, invisíveis ao olho nu e que passam despercebidos durante um exame da cavidade oral, até mesmo sendo realizado por profissionais experientes. Estima-se que, nos casos em que a radiografia intraoral não é feita, problemas odontológicos que causam dor ou focos de infecção podem ser deixados sem diagnóstico e tratamento em cerca de 30% dos cães e em 40% dos gatos durante os tratamentos odontológicos.

Ou seja, o exame de imagem evita que focos de infecção e lesões que causam dor passem despercebidos. O diagnóstico precoce destes problemas permite que o tratamento adequado possa ser planejado e tenha maiores chances de eficácia, além de proteger a saúde de seu mascote e evitar que eles sofram dor em silêncio.

No caso da doença periodontal, por exemplo, o diagnóstico de imagem é fundamental para avaliar a perda do osso que segura os dentes à boca. Já nos casos de reabsorção dentária (quando o próprio organismo destrói os dentes), muito comum em felinos, o exame é importante porque “enxerga” o estágio de destruição do dente, indicando ou não a necessidade de extração. Nos casos de trauma e fratura dos dentes, a radiografia revela se houve comprometimento do canal e se existe abscesso. Mesmo nos tratamentos mais simples como uma limpeza dentária profissional, somente após a radiografia intraoral de todos os dentes é que é possível decidir se o procedimento odontológico será apenas uma limpeza ou se há necessidade de um tratamento mais profundo. Aqui, no Odontovet, nós fazemos a radiografia intraoral de todos os pacientes. Usamos sensores digitais que aumentam a qualidade das imagens que já aparecem imediatamente na tela do computador logo após a radiografia. Isto economiza tempo, pois não precisa revelar a radiografia com produtos químicos que poluem o meio ambiente, diminui o tempo que o paciente precisa ficar anestesiado, além da quantidade de radiação à qual o paciente é exposto também ser muito menor.

Agora você já sabe: Fazer tratamento odontológico é no Odontovet. Dar preferência a bons profissionais é valorizar a saúde de seu mascote. Nós, do Odontovet, estamos sempre prontos para atendê-los com o maior cuidado. Agende hoje mesmo uma avaliação para o seu pet aqui mesmo através do nosso site www.odontovet.com ou pelo link https://bit.ly/WppSiteOdvet.

2 comentários
  1. Responder
    Lucy de Aragão Bueno de Azevedo

    Bom Dia!
    Estou preocupada com meu Bichon Frise, de 13 anos e 4 meses, pois ele esta vomitando e a comida as vezes sai inteira ou fica na boca, estou desconfiada que seja do dente, dormi ele dorme bem, pois não chora
    só que depois que come as vezes ele vomita.

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Ele precisa de um clínico veterinário para investigar a causa dos vômitos que não devem ter relação com os dentes. Após resolver este problema, passe com um dentista veterinário para cuidar da saúde oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!