Longe de ser considerado frescura ou apenas uma questão de estética, a colocação de aparelhos ortodônticos em pets tem a ver com a saúde e bem-estar deles.
Quando os dentes estão “tortos” ou fora da sua posição normal e o encaixe dos dentes não está correto o pet pode sofrer e em alguns casos, a solução pode ser o uso de aparelho para evitar a extração dos dentes. Dentre os problemas relacionados a dentes tortos podemos citar a dificuldade para mastigar, desgaste dos dentes, traumas na gengiva e bochecha, dor, além do que, os dentes fora de posição facilitam o acúmulo da placa bacteriana, levando a inflamação da gengiva, formação de tártaro e podendo levar a perda do dente. O pior de tudo é que na maioria dos casos, eles sofrem sem reclamar.
Os aparelhos colocados nos pets, em geral, são fixos e alguns são bem semelhantes aos que nós humanos usamos. A grande diferença está talvez no tempo de tratamento, que na maior parte dos casos fica em torno de 2 a 3 meses.
Listamos quatro benefícios que o uso de aparelhos ortodônticos pode trazer para a saúde bucal do seu pet. Confira:
MELHORA NA MASTIGAÇÃO
Cães e gatos mastigam muito pouco os alimentos. O motivo é bastante simples. Eles têm dentes pontiagudos, dentes carnívoros, adaptados a uma dieta onde eles precisam caçar para comer. No ambiente doméstico, a alimentação de um modo geral não exige que eles mastiguem, porém, se os dentes estiverem fora de posição, os pets terão dificuldade em mastigar, em alguns casos podem inclusive começar a evitar alimentos maiores que exijam a mastigação.
O aparelho ortodôntico pode ser uma solução. Ninguém melhor que o dentista veterinário para avaliar a necessidade e fazer a indicação correta de um aparelho.
PROTEGE CONTRA O DESGASTES DOS DENTES
Dentes tortos ou fora da posição correta podem causar um contato anormal entre os dentes levando ao seu desgaste. O desgaste dos dentes pode causar a exposição da polpa dentária (que é a parte viva do dente). Isto causa dor e pode levar a formação de abscesso. O uso de aparelho ortodôntico pode fazer voltar a posição do dente para a posição correta ou numa posição mais próxima do normal que não cause problema, trazendo conforto e evitando a extração de dentes.
O ideal é que a troca dos dentes seja acompanhada por um dentista veterinário pois a grande maioria dos problemas de oclusão ocorrem durante ou imediatamente após a troca dos dentes de leite. Quando um dente de leite demora para cair e o dente permanente começa a nascer, geralmente, este dente já irá nascer no lugar errado. Daí a importância de acompanhamento da troca de dentes.
HIGIENIZAÇÃO DOS DENTES
Durante a mastigação dos alimentos existe uma auto higienização dos dentes. É bem verdade que esta higienização não é suficiente para manter a saúde oral, porém, quando os dentes estão fora de sua posição e o encaixe dos dentes não é perfeito, a auto higiene é prejudicada e existe uma maior tendência para o acúmulo de sujidades e placa bacteriana sobre estes dentes. Como consequência, o paciente terá uma maior predisposição para desenvolver inflamação da gengiva , tártaro e outros problemas bucais além de afetar também a saúde geral do pet.
A correção da mordida com o uso de aparelhos ortodônticos em pets pode ser uma solução. Em alguns casos, pode não ser necessário o uso de aparelhos, mas o problema pode ser contornado com maiores cuidados como escovação diária dos dentes.
ALÍVIO DAS DORES E DESCONFORTOS
Quando um ou mais dentes estão fora do lugar eles podem pegar na gengiva, no lábio, bochecha ou no céu da boca e causar um machucado ou incômodo, que pode causar dor e desconforto. Em alguns casos, eles podem ficar mais quietinhos e até comer menos e infelizmente, na maior parte dos casos, os pets sofrem sem reclamar. Em decorrência da mordida errada ou possível deslocamento da mandíbula, o pet pode sofrer muito com dores e desconfortos na boca. E, nesse caso, não há remédio que cure.
É necessária a colocação do aparelho ortodôntico para reordenar a dentição do animal, para evitar que ele sinta dores, por conta da mandíbula fora do lugar ou dentes crescidos em direções contrárias.
O uso de Aparelhos ortodônticos em pets pode eliminar este problema levando os dentes para uma posição mais favorável que não machuque mais.
A melhor fase para se avaliar a posição dos dentes de seu pet é quando ele ainda é filhote. Além disso, é altamente recomendável que a troca de dentes seja acompanhada pelo dentista veterinário. Se você tem um filhote, vale a pena investir numa avaliação odontológica! A infância dos pets é muita rápida e problemas de oclusão (encaixe dos dentes) podem influenciar a saúde bucal e o bem-estar deles para o resto de suas vidas. Agende hoje mesmo uma avaliação através do nosso WhatsApp 11 99603-8608.