Sim, os cães tem cárie, mas numa frequência menor que nos seres humanos.
Um estudo conduzido pelo Dr. Frase A. Hale publicado no Journal of Veterinary Dentistry identificou a incidência de cárie em apenas 5,25% dos cães. Em um levantamento realizado no Odontovet entre os anos de 2001 a 2005 onde foram avaliados 2300 cães, a incidência de cárie foi de 1,1%.
Mas, se eles não escovam os dentes, por que eles não tem tanta cárie como nós seres humanos?
A cárie é o resultado do acúmulo de placa bacteriana que fermenta o açúcar disponível na dieta e produz ácido desmineraliza e destrói o dente.
Portanto, provavelmente a combinação de vários fatores explique a menor incidência de cáries em cães quando comparado aos seres humanos. Algumas da hipóteses:
- A presença de flúor na água potável reduziu a incidência de cárie em humanos e provavelmente, contribuiu também para que os cães tivessem menos cáries.
- A dieta dos cães em geral não é cariogênica, ou seja, não é rica em açúcar, carboidratos refinados e pH baixo (p. ex: refrigerante).
- O pH da saliva do cão é mais alto (7,5) que dos seres humanos (6,5) e o desenvolvimento da cárie é favorecido num meio ácido.
- A anatomia dos dentes dos cães onde os dentes ter um formato mais cônico, não tem tantas fóssulas, fissuras e cicatrículas como nos dentes humanos, além dos dentes serem mais separados uns dos outros não facilita a retenção de alimento e placa bacteriana.
- A microbiota (tipos de bactérias) provavelmente não é específica para produzir cárie. Estudos mostram que a presença do Streptococcus mutans (principal bactéria que causa cárie em humanos) é baixa na boca de cães.
Mesmo a incidência de cárie sendo baixa, alguns cães desenvolvem cáries, como nesta foto abaixo:
Esse são só alguns dos motivos pelos cães tem menos incidência de cáries que os humanos, mas isso não anula ou diminui a importância de realizar escovações regularmente e visitas ao dentista veterinário!
Agende sua consulta conosco em odontovet@odontovet.com.br
Foto em Destaque: Fonte
7 comentários
Ana
Qual o tratamento para Cárie no cão?
Odontovet Social
Olá Ana, é realizado um tratamento semelhante ao feito nos humanos!
vanessa oliveira
Olá,qual as causas de flurose dental em cães e gatos? E como eles adquirem?
Herminia Inacio da Silva
O meu cachorro ja fez a limpeza de tártaro aqui na cidade onde resido e não trabalham com caries , foi o que me informou o veterinário , onde voces trabalham , o endereço por favor mais proximo daqui , porque vi que é franquia…Grata Deus abençoe Herminia
Odontovet
Boa tarde Herminia!
Tudo bem?
Nós temos algumas unidades em São Paulo capital, uma em Jundiaí e outra em Campinas. Você pode consultar os endereços e o telefone para contato de cada unidade ali na aba CONTATOS no menu (na parte superior do site). Assim já pode ligar e ver o melhor horário para agendar sua avaliação.
Agradecemos o contato e ficamos a disposição para tirar todas as suas dúvidas.
Boa semana, abraço!
Geôni César de Matos
meu cão esta caindo os dentes por caries e eu não sei o que fazer para prevenir
Herbert Corrêa
Ola Geôni, teria que ver se realmente é cárie!! Pode-se dizer que as cáries são raras em cães!!! O mais comum de levar a perda dos dentes é a doença periodontal (mau hálito, tártaro, inflamação na gengiva).