seu pet

Como acostumar o seu pet a ter a boca manipulada?

Aprenda como ensinar seu pet a relaxar e deixar que os dentes sejam escovados e evitando assim doenças bucais.

É sabido que trabalhar a educação e o comportamento do pet desde cedo ajuda a desenvolver uma relação mais forte entre o dono e o pet, melhorando significamente o comportamento do peludo. Quando o pet aprende a relaxar e deixa o dono manipular sua boca, esfregando-a e massageando-a, existe um sinal claro de confiança e submissão por parte do pet (pois, no caso, ele aprende que o dono é o líder), diminuindo as chances dele se tormar agressivo quando precisar ser examinado ou medicado, por exemplo.

Mas como acostumar o pet a deixar ter os dentes escovados?

Saiba como logo abaixo.

A princípio, escolha um local calmo e sem distrações para ficar com seu amigo – nós recomendamos fazer isso em cima de uma bancada alta ou da máquina de lavar, pois a altura ajuda o pet a ficar mais quieto e fácil de conter. Também certifique-se de ter tempo para não fazer tudo com pressa. Deixe-o se acostumar com o tratamento.

Nos primeiros dias ofereça um pouquinho de pasta dental própria para o pet, colocando-a no dedo, e deixe que seu peludo lambe-a a vontade, enquanto você faz um cafuné. Atenção: Faça esse processo todos os dias!

Nos dias seguintes, coloque o seu bichinho no colo (ou preferencialmente como recomendamos, uma bancada alta ou na máquina de lavar) e, com um pouco de pasta dental no dedo, começe a massagear a gengiva dele durante aproximadamente 5 segundos, diariamente. Siga massageando apenas os dentes da frente e, se a reação do seu pet for boa, siga massageando as laterais. Observe se o seu pet fica relutante em deixar massagear algum ponto da boca e então, a cada dia, dedique-se a manipular um pouco mais neste ponto. Encerre a massagem no lugar onde ele fica mais tranquilo e relaxado, lembrando-se sempre de fazer bastante carinho no seu pet e dando algum petisco ou levando-o para passear, além de um pouco de água.

Neste ponto já se passou aproximadamente uma semana de treinamento diário, então é hora de introduzir a dedeira de borracha – para cães muito pequenos recomendamos o uso de gase enrolada no dedo ou de escova de dente pequena e macia (infantil). Repita o mesmo processo citado acima durante mais alguns dias, mas agora com a dedeira, até que o seu amigo acostume-se com ela também.

Duas semanas após este intensivão de comportamento, você já verá bons progressos. Se perceber que seu peludo já aceita bem a escovação com a dedeira, continue o processo pela boca inteira. Continue repetindo todos os dias.

Se perceber que ele ainda precisa de algum tempo para se adaptar completamente, divida a tarefa da escovação em duas etapas durante o dia. Faça a massagem/escovação em uma parte da boca, libere o pet para brincar e se distrair e, em outro momento do dia, retome a escovação do restante da boca, sempre respeitando o tempo do pet. Continue assim até perceber que ele está relaxado e acostumado a deixar sua boca ser massageada com a dedeira. É hora então de iniciar a escovação com uma escova bem macia – nós do Odontovet recomendamos escovas humanas bem macias. Para cães pequenos e gatos a Bitufo “Meu Primeiro Dentinho” é excelente. Para cães médios e grandes a marca Curaprox é a melhor.

O ideal da escovação é fazê-la de forma bem gentil, sem imprimir força contra a gengiva, com movimentos circulares lentos, na linha da gengiva e na parede dos dentes. Lembre-se de escovar também o fundo da boca e os caninos. A parte interna dos dentes escove apenas se ele já permitir uma escovação completa. Em geral esta parte possui pouco acúmulo de placa, pois a língua realiza uma certa higiene.

Dicas:

1: Seja firme e perseverante e claro, faça tudo com muito carinho. A idéia é tornar a escovação o mais agradável possível para o pet. O uso de pastas dentais veterinárias como a da CET da Virbac tem sabor de frango e eles adoram.

2: Hoje já existem profissionais comportamentalistas que podem ajudar neste processo de condicionamento. Os benefícios da escovação são tão grandes para a saúde de seu pet que vale a pena considerar a respeito deste investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!