Tipos de restaurações dentais feitas em cães e gatos

Fraturas e desgastes dentais em cães e gatos ocorrem o tempo todo. Na maioria dos casos mais simples é recomendado realizar o tratamento de canal e a restauração do dente.

Explicaremos então os tipos de restaurações feitas por nossos médicos no Odontovet

Restauração em Resina

A resina oferece um resultado estético muito bom e muito difícil de ser identificado como restauração, sendo recomendado principalmente realizar a reconstrução de dentes levemente fraturados (quebrados), desgastes ou pequenas fraturas.

Abaixo trouxemos um antes e depois de uma reconstrução em resina após o tratamento de canal, a fratura maior, do segundo dente incisivo superior direito e os outros desgastes menores foram reconstruídos.

Em outros casos, como defeito no esmalte dos dentes, também é possível realizar a restauração em resina para melhorar a saúde do dente e a estética do animal. Em casos de cárie muito aparente também é possível realizar a restauração do dente com resina. Veja casos abaixo:

Restauração em dente com desgaste no esmalte

Restauração em dente com Cárie

Reconstrução Metálica

Para casos onde se busca maior resistência do dente é indicado realizar a reconstrução metálica, ou prótese. Esta é uma das melhores alternativas de reconstrução de fraturas nos dentes, permitindo que o dente volte à sua função e fique protegido de novas fraturas.

Já é possível realizar próteses metalo-plásticas e metalo-cerâmicas, ficando da cor dos outros dentes e entregando um resultado estético melhor.

Abaixo o caso de um canino superior direito de cão que está fraturado e desgastado, com a polpa exposta e sem grande parte da coroa. Após o tratamento de canal, a reconstrução do dente foi feita com coroa metálica:

Colagem Dental

Apesar de ser bem incomum encontrar o pedaço do dente fraturado de cães e gatos, há a possiblidade de fazer a colagem do próprio dente quebrado no lugar. Quando não encontra-se o dente original, é usado um fragmento de um dente do nosso banco de dentes.

Caso de canino inferior esquerdo com exposição da polpa onde foi feito tratamento de canal e a reconstrução do dente usando fragmento do banco de dentes.

Ficou com alguma dúvida sobre os tratamentos ou quer agendar uma consulta para avaliação do seu pet? Entre em contato através do email odontovet@odontovet.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *