restaurações dentais

Tipos de restaurações dentais feitas em cães e gatos

Fraturas e desgastes dentais em cães e gatos ocorrem o tempo todo. Na maioria dos casos mais simples é recomendado realizar o tratamento de canal e a restauração do dente.

Explicaremos então os tipos de restaurações feitas por nossos médicos no Odontovet

Restauração em Resina

A resina oferece um resultado estético muito bom e muito difícil de ser identificado como restauração, sendo recomendado principalmente realizar a reconstrução de dentes levemente fraturados (quebrados), desgastes ou pequenas fraturas.

Abaixo trouxemos um antes e depois de uma reconstrução em resina após o tratamento de canal, a fratura maior, do segundo dente incisivo superior direito e os outros desgastes menores foram reconstruídos.

Em outros casos, como defeito no esmalte dos dentes, também é possível realizar a restauração em resina para melhorar a saúde do dente e a estética do animal. Em casos de cárie muito aparente também é possível realizar a restauração do dente com resina. Veja casos abaixo:

Restauração em dente com desgaste no esmalte

Restauração em dente com Cárie

Reconstrução Metálica

Para casos onde se busca maior resistência do dente é indicado realizar a reconstrução metálica, ou prótese. Esta é uma das melhores alternativas de reconstrução de fraturas nos dentes, permitindo que o dente volte à sua função e fique protegido de novas fraturas.

Já é possível realizar próteses metalo-plásticas e metalo-cerâmicas, ficando da cor dos outros dentes e entregando um resultado estético melhor.

Abaixo o caso de um canino superior direito de cão que está fraturado e desgastado, com a polpa exposta e sem grande parte da coroa. Após o tratamento de canal, a reconstrução do dente foi feita com coroa metálica:

Colagem Dental

Apesar de ser bem incomum encontrar o pedaço do dente fraturado de cães e gatos, há a possiblidade de fazer a colagem do próprio dente quebrado no lugar. Quando não encontra-se o dente original, é usado um fragmento de um dente do nosso banco de dentes.

Caso de canino inferior esquerdo com exposição da polpa onde foi feito tratamento de canal e a reconstrução do dente usando fragmento do banco de dentes.

Ficou com alguma dúvida sobre os tratamentos ou quer agendar uma consulta para avaliação do seu pet? Entre em contato através do email odontovet@odontovet.com.

16 comentários
  1. Responder
    thiago

    por favor, me diz quanto custa, na sua realidade, cada um desses tratamentos.

    • Responder
      Odontovet

      Olá Thiago, tudo bem?
      você pode solicitar mais informações sobre valores através dos nossos canais de atendimento:
      Whatsapp: (11) 99603-9047
      Telefone:(11) 3816-2450
      Ou clicando aqui.

      Obrigado!

    • Responder
      Marcia costa

      Olá minha cachorra chihuahua de um ano e meio não tem o dente canino é possível fazer um implante?

      • Responder
        Herbert Corrêa

        Márcia, creio que a primeira coisa a sabermos é se ela já teve este dente e perdeu; ou se nunca teve e o dente está incluso ou ainda se realmente não tem o dente. Depois, avaliar a possibilidade de implante, que sim, é possível.

    • Responder
      Odontovet

      Olá Derian, tudo bem?
      você pode solicitar mais informações sobre valores através dos nossos canais de atendimento:
      Whatsapp: (11) 99603-9047
      Telefone:(11) 3816-2450
      Ou clicando aqui.

      Obrigado!

      • Responder
        Gustavo

        O implante dentário para um cao que teve um dente removido aguenta treinos de mordida de esportes de proteção como IGP, ring francês e KNPV?

        • Responder
          Herbert Corrêa

          Gustavo, esta é uma boa pergunta. O implante resiste!!! Os implantes foram inicialmente testados em cães por Branemark. Existe uma foto “clássica” de um cão pendurado por um implante. Agora, o que não sabemos, pois não existem estudos para saber o quanto às próteses (parte que vai sobre o implante e fica visível) resistem. Se a prótese for metálica, creio que a resistência será muito próximo ao do implante. Um outro ponto a ser ponderado é qual o dente a ser implantado.

  2. Responder
    Fred

    Qual a durabilidade do implante? O cão pode continuar treinando proteção?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Fred, a princípio é para durar a vida toda, mas se não escovar, pode perder o implante assim como perde o dente. O que pode ter a durabilidade comprometida pode ser a prótese, que depende do que o paciente morder, etc. pode quebrar.

  3. Responder
    Raquel

    Dr. meu Bb teve que extrair alguns dentes! É possível colocar implante em quantos dentes? Spitz alemão!

    • Responder
      Herbert Corrêa

      É possível colocar implantes nos cães. Mas existem algumas limitações, como, osso disponível, tamanho do dente. Ideal seria avaliar o caso do seu spitz.

  4. Responder
    Raquel

    Por medo de perder o grande amor da minha vida eu cometi o erro de não fazer a limpeza de tártaro dele e acabou que os dentinhos amoleceram e ele perdeu muitos dentes e agora estou completamente atordoada com isso, não pela estética pq ele é o amor da minha vida e não ligo pra isso, mas é por ele mesmo, gostaria de devolver a ele os dentinhos pelo menos de trás que é onde ele mastiga! É possível implantar quantos dentes?

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Sim, é possível! Teria que avaliar o caso dele, se existe osso suficiente para sustentar o implante e se realmente se faz necessário.

  5. Responder
    Letícia

    Olá, meu gato tem mais ou menos dez anos de idade e seus dentes já caíram quase todos, restou apenas os pequenos da frente e uma presa inferior. Gostaria de saber quais poderiam ser as causas disso, se é questão de idade, tártaro ou alguma outra coisa. E sempre tive a curiosidade de saber se existe dentadura para gatos 🙂

    • Responder
      Herbert Corrêa

      Letícia, a principal causa de perda de dentes em gatos é a doença periodontal (acúmulo de placa bacteriana, acúmulo de “tártaro”, inflamação da gengiva que pode se estender para os tecidos abaixo da gengiva, o que leva a perda dos dentes). 85% dos gatos adultos têm algum grau da doença periodontal.
      Outra causa é a reabsorção dentária, que vai destruindo os dentes, levando a sua perda. Cerca de 70% dos gatos têm pelo menos um dente com reabsorção dentária na vida.
      Então, os gatos perdem dentes por doença e não porque ficam mais velhos!!!
      Dentadura não existe para gatos! Mas eles se adaptam bem sem ter os dentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Tire suas dúvidas!