Os coelhos são sempre representados pelos dois dentões, mas será que sabemos tudo sobre os famosos dentes dos nossos amigos coelhos?
Nós do Odontovet preparamos uma lista com 5 curiosidades sobre os dentes dos coelhos, confira:
1 – Coelhos possuem outros dentes além dos incisivos
Os incisivos dos coelhos são os mais famosos e também muito importantes, uma vez que sua função consiste em agarrar e cortar os alimentos. Mas além deles existem molares e pré-molares, localizados na região mais interna da boca dos coelhos, eles assumem a importante função da mastigação.
2 – Os dentes dos coelhos nunca param de crescer
Assim como seus amigos hamsters, porquinhos-da-índia e outros roedores, os eles dependem do ato de roer e também, do desgaste dos dentes com a ajuda de alimentação adequada e acessórios, além do acompanhamento por um médico veterinário.
3 – A Má oclusão é um problema grave
A má oclusão acontece quando os dentes crescem e não são desgastados de maneira adequada. Com isso, os dentes podem vir a se desalinhar, atrapalhando a mastigação e também perfurando a carne, causando feridas na boca do pet.
Nesses casos é essencial a visita à um médico veterinário, clique aqui para agendar uma consulta.
4 – O desgaste manual dos dentes é estressante para os coelhos
Assim como nós, eles apresentam terminações nervosas na dentição, o que torne o desgaste manual algo incômodo e estressante para o pet. Por isso, o desgaste deve ser realizado por um médico veterinário.
5 – A alimentação afeta a manutenção dos dentes
A ração, por ter uma textura diferente das folhas, alimento natural dos coelhos, não auxilia no desgaste dos dentes. Para evitar problemas e contribuir para a saúde bucal do pet, é essencial complementar a alimentação com feno, que além de auxiliar no desgaste dos dentes, atua no bom funcionamento do intestino.
Ao sinal de qualquer anormalidade no comportamento do pet, consulte um médico veterinário.