Descubra os principais cuidados e precauções na dentição dos ferrets, também conhecidos como furões.
Pequenos, espertos e cheios de energia os ferrets conquistam corações diariamente. Você, tutor de ferret, sabe quais são os cuidados especiais na higiene bucal desses pets?
Os ferrets possuem 34 dentes, sendo 12 incisivos, 4 caninos, 12 pré-molares e 6 molares (figura 1).
Figura 1: Esquema dos dentes dos ferrets.
Os dentes dos ferrets são delicados, e por serem bastante agitados e curiosos, podem cair e quebrar os dentes o que leva a dor. A detecção prematura evita maiores complicações, podendo ser necessário o tratamento de canal ou extração dentária.
Quando se fala em saúde bucal dos ferrets, a escovação diária dos dentes com uma escova bem macia e creme dental para pets é tão importante quanto em cães e gatos para remover a placa bacteriana, evitando a formação de tártaro e inflamação da gengiva (doença periodontal – gengivite e periodontite).
Caso o seu ferret não se acostume com o processo de escovação diária, leve-o periodicamente para uma limpeza dentária profissional com um especialista em odontologia veterinária (tratamento periodontal) E lembre-se, a maior parte dos problemas odontológicos nos pets ocorre de forma silenciosa, sem que você note ou que o pet reclame. A infecção e inflamação da boca pode levar a problemas em outros órgãos. Então, fique atento à sinais que podem indicar algum tipo de problema, como mau hálito, gengiva inflamada, sangramento, dificuldade para comer, etc. Quer saber como está a saúde bucal do seu ferret? Agende uma consulta em: https://odontovet.com/contato/
Gostou das dicas para cuidar bem do seu ferret? Tem alguma dúvida ou quer compartilhar alguma experiência conosco? Entre em contato com o Odontovet: odontovet@odontovet.com